Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

[Três reflexão] A autolembrança + bônus: eu = nós = mundo?

Tópico em 'Vale tudo' criado por jasque em 24/04/2014, 11:40.
4 respostas neste tópico
O filósofo russo G. I. Gurdjieff, sobre a autolembrança:

"Tente parar seus pensamentos,  mas, ao mesmo tempo, não esqueça seu objetivo - fazer isso para, na verdade se lembrar... o que impede a auto lembrança? O permanente fluxo de pensamentos. Pare com este fluxo,  e talvez possa sentir o que é isso... Você pode parar seus pensamentos,  mas não deve se desapontar caso não consiga de início.  Parar os pensamentos é algo muito difícil.  Não se pode simplesmente dizer "vou parar meus pensamentos" e fazê-los parar. É preciso esforçar-se o tempo todo."

Fiquei pensando sobre isso e criei uma teoria... se você parar seus pensamentos o que vem depois disso? A primeira coisa que vai vir em sua mente não vai ser automática, algo que você não terá controle sobre? É algo interessante...

Btw, a autolembrança na verdade é sobre outra coisa, é sobre você lembrar que existe, algo assim.
Se você notar, você fica imerso em seu fluxo de pensamentos boa parte do tempo, e acaba não percebendo muitos dos detalhes que perceberia se você parasse para prestar atenção.

Bem, vamos à segunda discussão.

O que ocorre no mundo é uma projeção do que ocorre dentro de cada um de nós?
Segundo Krishnamurti, nossos conflitos pessoais(cobiça, ciúmes, possessividade, julgamento, etc) são os mesmos do mundo. Mas no mundo acontece em uma forma mais dramática e brutal. Então ele sugere que para mudar o mundo é necessário pensar nessas questões todos os dias.

Eu acho que ele quis dizer que se todos pensassem nessas coisas, a mudança viria naturalmente. 
Uma revolução, ele diz.

Mas não sei bem... a reflexão vai influir nas ações.  

Só que não necessariamente, talvez.

Muita gente não abre mão das idéias que geram os conflitos externos.

Seria preciso unir ideologias.

É complexo.

Mas se o que é preciso é pensar sobre isso todos os dias, eu faço minha parte ou tento.
Enfim, que é barra pesada para você, meu amigo?
Responder
Responder
Responder
Responder
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes