Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Revivendo o blog e assuntos inacabados


Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Próximo »
28 respostas neste tópico
 #11
(08/03/2014, 18:41)Kes Escreveu: E poxa, seu comentário ficou muito bom, deveria ter postado no blog oras.

Icon_redface mih depois eu posso replicar la, se vale a pena

(08/03/2014, 19:00)chriss Escreveu: Ana o que digo e que muita gente coloca o pessoal como o mais importante, e fazem o típico comentário "eu gosto então é bom", entendo que a bagagem e o pessoal vai ser importante, mas quando colocam o pessoal na frente de outras coisa que é o problema. Tipo muito blog faz analise baseada apenas na opinião pessoal, e já vi criticas de cinemas feitas assim também, nisso vejo um grande problema, você mesmo disse isso na sua resposta que quando é assim vira rage ou fanboysmo e não tem como se ter um discussão construtiva quando se pende para esse lado. Mas até mesmo entre duas acadêmicas diferente existe um consenso de qualidade.
Se a intenção de um fórum ou um critica for gerar um discussão, se sempre aceitarmos só o gosto pessoal acaba que deixa a discussão menor, porque é dificil lutar contra alguém assim. Ana não menosprezo a experiência pessoal de quem vê a obra o problema é quando ela usa essa experiência pessoal como fator Absoluto para determinar a qualidade da obra.

pois é, no fim é aquela coisa basica que a gente sempre fala: diferenciar gosto e qualidade e tentar bater o martelo com achismo é foda

e eu acho meio estranho pessoal que vai postar num forum ou blog e não querer discutir, se n quer trocar opinião é só assistir e n falar com ninguem Icon_lol tipo n sabe brincar nao desce pro play
Responder
 #12
(08/03/2014, 18:33)anachan Escreveu: eu acho isso mais complicado do que parece a princípio, até porque vc fala do relativismo, e eu mesma sou bastante relativista e considero ele muito importante pra análises culturais mais livres de pressupostos e visões etnocêntricas, etc.

e sim, as experiências e bagagem e contexto de vida de cada um vão diferenciar a interpretação de cada um em cima do objeto em questão (seja uma música, um anime, um filme, etc). Mas essas coisas são sujeitas a interpretação mesmo, não são absolutas. Um professor meu uma vez citou: "quando uma pessoa lê um livro, ela não lê só esse livro, mas todos os livros que ela ja leu na vida junto com ele." As associações são muito pessoais mesmo. (dsclpa @chriss, sou dessas Icon_lol)

Uma cena de filme vista por 30 pessoas diferentes provoca 30 interpretações diferentes, embasadas tecnicamente ou não. E quer saber, eu acho isso lindo e foda. Informação não é decodificada de uma maneira fixa, ela é interpretada, então aquele diagrama básico de emissor/receptor já caiu fora na teoria da comunicação. To sem os textos sobre isso nesse pc, mas achei um aqui que fala a respeito:

Fonte

Então dizer "vc não entendeu essa obra" fica mto relativo mesmo. Icon_lol Então discutiremos entre nós, pra sempre, sobre cada episódio e capítulo de tudo que existe na Terra, com infinitas visões diferentes.

Agora, se a pessoa não quiser discutir e preferir ficar com a opinião dela a respeito de alguma coisa sem ouvir o outro lado, não tem jeito.

O que concordo é que, mesmo considerando o aspecto relativo, quando você se propõe a fazer uma análise de algo pra valer, por exemplo pra um blog ou revista, tem que ter uma linha de raciocínio ou uma teoria pra se guiar, mesmo que ela não seja absoluta, ou cai só no rage ou fanboyismo puro mesmo. Por exemplo, vou abrir aqui uma coisa, eu acho que analisar animes sem ter ao menos uma noção da teoria e características do cinema empobrece muito.

Mesmo se vc pegar, por exemplo, alguém da escola americana de cinema e alguém da escola europeia, e colocar pra analisar a mesma coisa, vão sair duas análises muito diferentes, mesmo sem contar o resto da bagagem deles que vai influenciar.

eu ia deixar 2 centavos e foi uma biblia, mas acho que pra vc vale a pena Icon_lol

Isso de experiências na vida eu concordo mais em obras um pouco mais complexas, tipo as do Asano. Eu li Solanin ( e PunPun também, por exemplo) e achei sensacional, mas qualquer pessoa com mais experiência de vida que eu deve ter ela como ainda mais masterpiece que eu tenho. Mas, por exemplo, nenhuma experiência na vida fará um GC, Arcana Famiglia e etc serem bons, pelo simples fato de que isso não está relacionado às experiências de cada pessoa.
Responder
 #13
(08/03/2014, 19:11)anachan Escreveu: Icon_redface mih depois eu posso replicar la, se vale a pena


pois é, no fim é aquela coisa basica que a gente sempre fala: diferenciar gosto e qualidade e tentar bater o martelo com achismo é foda

e eu acho meio estranho pessoal que vai postar num forum ou blog e não querer discutir, se n quer trocar opinião é só assistir e n falar com ninguem Icon_lol tipo n sabe brincar nao desce pro play
Você tem toda razão.
Responder
 #14
(08/03/2014, 18:46)Suzetsu Escreveu: Concordo bastante com o que você disse. Mas, uma pessoa pode gostar de algo ignorando todos os aspectos técnicos da obra, sempre tem algo que atrai uma pessoa que não pode atrair a outra. Problema de discussões são a maioria relacionados a comparações de obras, ai é complicado mesmo.

Sim, mas gostar de uma obra, da pior que seja, tem nada errado, pois alguém pode gostar de algo por motivos infinitos. Eu gosto de muita porcaria, desde CDZ (não só pela nostalgia, eu me divirto com as lutas mesmo haha) até Reborn. Mas basta um pouco de cabeça fria e luta contra o próprio egocentrismo para saber que tais obras são ruins.

É que as pessoas precisam entender que dizer que a obra X é ruim não é um xingamento a você por gostar dela.
Responder
 #15
(08/03/2014, 19:12)Hajimee Escreveu: Isso de experiências na vida eu concordo mais em obras um pouco mais complexas, tipo as do Asano. Eu li Solanin ( e PunPun também, por exemplo) e achei sensacional, mas qualquer pessoa com mais experiência de vida que eu deve ter ela como ainda mais masterpiece que eu tenho. Mas, por exemplo, nenhuma experiência na vida fará um GC, Arcana Famiglia e etc serem bons, pelo simples fato de que isso não está relacionado às experiências de cada pessoa.

sim sim, é como dar Solanin pra alguém muito novo que não tem noção das coisas q acontecem ali, ou Hozuki ou Sasami-san@ pra alguém que não tem a menor base do folclore japonês, e vai ficar boiando

(08/03/2014, 19:21)Kes Escreveu: É que as pessoas precisam entender que dizer que a obra X é ruim não é um xingamento a você por gostar dela.

THIS^^^^^^^^^^^^^^
Responder
 #16
(08/03/2014, 19:25)anachan Escreveu: sim sim, é como dar Solanin pra alguém muito novo que não tem noção das coisas q acontecem ali, ou Hozuki ou Sasami-san@ pra alguém que não tem a menor base do folclore japonês, e vai ficar boiando


THIS^^^^^^^^^^^^^^
Sasami principalmente por causa do incesto geraria uma aversão muito grande a obra Icon_lol
Responder
 #17
(08/03/2014, 19:25)anachan Escreveu: sim sim, é como dar Solanin pra alguém muito novo que não tem noção das coisas q acontecem ali, ou Hozuki ou Sasami-san@ pra alguém que não tem a menor base do folclore japonês, e vai ficar boiando


THIS^^^^^^^^^^^^^^

Hozuki é apenas pra gente como a gente, anego Icon_coolIcon_lolIcon_lolIcon_lolIcon_lolIcon_lol
Responder
 #18
(08/03/2014, 19:21)Kes Escreveu: Sim, mas gostar de uma obra, da pior que seja, tem nada errado, pois alguém pode gostar de algo por motivos infinitos. Eu gosto de muita porcaria, desde CDZ (não só pela nostalgia, eu me divirto com as lutas mesmo haha) até Reborn. Mas basta um pouco de cabeça fria e luta contra o próprio egocentrismo para saber que tais obras são ruins.

É que as pessoas precisam entender que dizer que a obra X é ruim não é um xingamento a você por gostar dela.

Outra coisa que concordo muito também. Mas é meio difícil encontrar pessoas que reconheçam que algo que ela gosta pode não ser bom. E no caso da pessoa que afirmar que uma obra que na realidade é boa, seja ruim?
Responder
 #19
(08/03/2014, 19:34)Suzetsu Escreveu: Outra coisa que concordo muito também. Mas é meio difícil encontrar pessoas que reconheçam que algo que ela gosta pode não ser bom. E no caso da pessoa que afirmar que uma obra que na realidade é boa, seja ruim?
Contra Argumente? entendeu?
Mas se a pessoa ficar só no eu não gosto e ponto final, não tem como ter um discussão, a critica do night é principalmente quando o relativismo absoluto destrói a possibilidade de discussão.
Responder
 #20
(08/03/2014, 19:34)Suzetsu Escreveu: Outra coisa que concordo muito também. Mas é meio difícil encontrar pessoas que reconheçam que algo que ela gosta pode não ser bom. E no caso da pessoa que afirmar que uma obra que na realidade é boa, seja ruim?

Mas se a questão é ser 'bom' ou 'ruim', pelo menos já estamos no patamar de discutir, aí é começar a argumentar e demonstrar porque você considera 'boa' ou 'ruim'.

De todo modo não acho que exista um 'bom definitivo' e um 'ruim definitivo'. Cada obra tem seus acertos e suas fraquezas. O ideal seria pontuar o que está se discutindo. Por exemplo: dizer que Solanin seja bom ou ruim é vago demais e difícil de demonstrar, pois pode-se partir de argumentações infinitas, agora demonstrar se os personagens são bem desenvolvidos já é um tópico específico, discutir qual seria o núcleo da trama e se é bem desenvolvido seria outro tópico, se é inovador, etc, etc. É questão de saber pontuar qual a discussão.
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes