Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Qual de vocês assistia a Manchete ?


Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »
43 respostas neste tópico
 #31
(05/02/2014, 08:08)mirukage Escreveu: Eu assisti todos, mas confesso que não gostava

Reassisti alguns em 2005 (agora pela net) e adorei. Meu gosto mudou muito em 12-18 anos

Genocyber Drool
que giro de 180° ! (em termo de gosto)
Responder
 #32
(05/02/2014, 10:22)stefano Escreveu: que giro de 180° ! (em termo de gosto)

é que estou menos exigente.

E além disso, não fico "só" vendo shounen animes como antes. (exceto por Sailor Mon e Sakura CC)
Responder
 #33
(05/02/2014, 10:33)mirukage Escreveu: é que estou menos exigente.

E além disso, não fico "só" vendo shounen animes como antes. (exceto por Sailor Mon e Sakura CC)
genocyber é anime bem aclamado
Responder
 #34
(05/02/2014, 12:16)stefano Escreveu: genocyber é anime bem aclamado

Acho q não, cara
Ele tem uns reviews bem negativos.

A questão é que é um dos poucos do gênero Horror que tem gore de verdade. Por isso tem uma certa fama.
Responder
 #35
Também assisti todos estes, não em sua exibição original por que era muito pequeno, tinha 6 anos ainda, do pouco que me lembro mesmo, foram as exibições de Fatal Fury, ... Anos mais tarde com o advento da banda larga pude conferir o que o pessoal da época pôde curtir, ou não Icon_lol

O que mais me marcou quando assisti a todos esses, sem dúvida foi o Genocyber, pelo fator violento da coisa... É de um nível que ultrapassa limites Icon_lol
Responder
 #36
Citar:Rede Manchete (também conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete) foi uma rede de televisão brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch. A emissora permaneceu no ar até o dia 10 de maio de 1999.
[Imagem: 250px-Rede-manchete-logo.jpg]
O canal se tornou conhecido também por exibir as diversas séries de tokusatsus e animes, todas de origem do Japão, com grande sucesso, que também foi responsável da introdução das produções japonesas no Brasil, que anos depois, outras emissoras de TVs abertas e assinaturas passaram exibir outros animes.

Alguns animes exibidos pela Manchete:









Quando se fala em anime em Tv aberta hoje em dia, é unanimidade as reclamações dos fãs a respeito da censura, que muitas vezes (quase sempre, tosca e descabida) chega a trocar nomes, e até a modificar partes importantes nas ditas animações. E não poderia falar sobre essa questão de anime censurado na Tv aberta sem citar o caso mais falado: One Piece.

Mesmo assim, os fãs seguem firmes e fortes acompanhando seus animes preferidos. E se a dublagem e a censura na Tv aberta ferra com tudo, a otakada opta por baixar ou ver seu anime preferido direto da net, legendado e na integra - com todo sangue, palavrões e sensualidade que possa vir. Mas, nem sempre foi assim fácil para quem curte uma animação japonesa. Vamos agora voltar um pouco no tempo; Um tempo em que quase não se falava em internet e só existia um transmissor dos animes em nossa telinha: A extinta Tv Manchete (saudação majestosa).

Você que assiste animes dessa nova geração, talvez pode não saber, mas a Rede Manchete foi a responsável por popularizar a animação japonesa (e consequentemente o mangá) aqui no Brasil. Há quase duas décadas, a rede de televisão do grupo Bloch começava a transmitir o ponto alto dos animes no Brasil: Cavaleiros do Zodíaco, que logo virou uma das maiores manias que esse país já viu. Mas, não é sobre isso que falaremos.


Vamos relembrar um bloco ou programa, se preferir que passava no horário nobre da Tv brasileira, (de 18;00 As 21;00) chamado U.S Mangá, que foi exibido entre os anos de 97 e 98, mais ou menos. O quadro tinha como objetivo passar o que conhecemos hoje como OVAs (Original Vídeo Animation). Contudo, o mais legal eram os tipos de Ovas exibidos. Eram dos mais variados, mas com algo em comum: A violência excessiva e até nudez - isso no mesmo horários das poderosas novelas.

Abordemos um pouco melhor sobre o que era U.S Mangá, pra matar a saudade dos mais nostálgicos ou para aqueles que ainda não conhecem.

Como já foi dito, U.S Mangá era um bloco de animes que era exibido nas noites de sexta na Rede Manchete. Não Confunda o titulo do programa com título de anime, pois U.S Mangá era um programa que exibia OVAS, isso numa época que ninguém fazia a mínima ideia do que era Mangá, muito menos OVAs.
O nome completo do Programa era U.S Mangá Corps. Do Brasil. Isso por que o nome da empresa americana de onde a Rede Manchete adquiria os Ovas era justamente U.S Mangá Corps, sacou a jogada?

Por se tratarem de OVAs, muitas das séries exibidas no bloco não tinham continuidade e não era incomum a galerinha que assistia ficar se perguntando por que simplesmente não tinha mais, ou o que teria acontecido com aquela série tão bacana que estava passando (eu sei bem a aflição que dava). Isso acontecia por que no final dos anos 80 até boa parte dos anos 90 a Manchete tinha uma politica de comprar apenas uma parte de determinada série, e se caso fizesse sucesso se adquiria o resto, do contrário a dita série era deixada de lado. U.S Mangá colocou nas nossas telinhas alguns clássicos e ótimas animações da época como Samurai Shodonw, Fatal Fury, Art Of Fighter (ambos inspirados em clássicos dos Arcades), Iczer 3, Genocyber e o que talvez seja o mais famoso de todos, Detonator Ogun.

Apesar da gama de séries exibidas, o conteúdo mostrado nas mesmas era em sua grande maioria de Ficção Cientifica, com grandes batalhas entre Robôs e catástrofes pós apocalípticas E com esse gênero vinha agregada uma boa dose de violência e e sensualidade que a Manchete exibia na integra (ao menos, se fazia cortes, eram insignificantes). Não sei explicar o que acontece, se é uma questão cultural ou se muitos dos conceitos que considerávamos inofensivos mudaram nos dias de hoje. Só o que sei é que grande parte dessas séries não poderiam passar na Tv aberta atual nem nos melhores sonhos dos fãs de animes. Quer ver o por que? Separei um AMV de Genocyber, um dos OVAs exibidos pelo bloco U.S Mangá. Assista e veja do que estou falando.


Se hoje em dia a turma chia com os cortes em One Piece, A falta de sangue em Naruto, ou um pouco mais no passado, os episódio cortados de Samurai X, imagina se O SBT, BAND ou A GLOBO quisessem reprisar algo como M.D Geist, também exibido naquela época.



Muito do sucesso (curto, pois o quadro só durou alguns meses) de U.S Mangá se deve ao conteúdo mais denso de seus OVAs, com gerras e conflitos humanos. Mas, o que com certeza é unanimidade para os que acompanharam a série naquele tempo é que o sucesso vinha da coragem da Rede Manchete em exibir no horário 18 as 19hs animes com quantidade tamanha de violência e conteúdo adulto.

Muitas explicações para a atitude da Manchete se espalham net a fora até hoje. A que mais me agrada é de que em 97, o ano que U.S Mangá começou a ser exibido, a Manchete já dava seus últimos passos na Tv brasileira devido a uma crise interna que vinha sofrendo há anos. Então, devem ter pensado "Ah, essa bagaça ta afundando mesmo, foda-se os bons costumes e vamos chutar o balde". Se isso é verdade eu não sei. Só o que sei é que tive sorte de ter acompanhado isso de perto. E por que hoje em dia as coisas são tão diferentes na Tv aberta? Não sei dizer ao certo, o que eu queria era relembrar esse programa que, como a minha, deve ter marcado a infância de muita gente. Missão cumprida! Espero que tenha gostado de relembrar, ou de conhecer U.S Mangá.

E pra finalizar deixo pra vocês essa abertura que pra mim é eterna.
Responder
 #37
Porra, outro tópico desse?
Responder
 #38
(27/02/2014, 14:16)Suzetsu Escreveu: Porra, outro tópico desse?
Queria tópico similar ao de Locomotion !
Responder
 #39
Saudades Manchete! Você jamais será esquecida!
Responder
 #40
Teve também Pirata do Espaço (Groizer x) e Super aventuras (Manga Sekai Mukashi Banashi), entre outros.



Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes