09/01/2014, 17:56 |
(09/01/2014, 17:09)Night Escreveu: Concordo com o argumento de que a arte do mangá tem que de certa forma corresponder com o que ele quer passar, mas esse negócio de que uma arte detalhada não é necessariamente a melhor é balela.M-mas e a minha arte minimalista onde fica?
A arte ser detalhada não exclui a função de transmitir as intenções da obra, pelo contrário, ajuda. Afinal, um cara com mais recursos a sua disposição pode aprofundar mais ainda essa relação de transmitir as mensagens através do visual.
Se o mangá é a mídia que o autor pula a descrição escrita da literatura e em vez disso expressa esse aspecto pelo desenho, nada mais justo que os artistas mais talentosos e que trabalharam duro para chegar no nível que estão serem reconhecidos por isso.
Por isso eu não acho a lista "tendenciosa" de maneira alguma, ela inclusive condiz com a mensagem que a grande parte dos mangás passam de que persistência e prática levam a perfeição, ou vocês acham que Inoue saiu daquele traço do começo de Slam Dunk para as obras de arte que ele faz em Vagabond do nada?
Eu ia causar um pouco mais nesse post, mas resolvi falar um pouco menos do que eu realmente penso.
E eu acho que tu tá confundindo nível de detalhes com nível prática e experiencia. Os dois não são equivalentes. Como eu já disse, uma arte rápida de poucos traços não é tão fácil.
Eu só acho que outros elementos deveriam ser levados em consideração além do conhecimento anatômico e realismo... até por que se não vou ter considerar um monte de artistas que eu gosto como inferiores...