Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

[Help] Programas/Patchs para resolução de jogos.


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por Hugo em 15/12/2013, 22:42.
Páginas (2): 1 2 Próximo »
13 respostas neste tópico
 #1
Não sei se vou conseguir explicar bem, mais vamos lá...

Queria saber se vocês conhecem algum programa que eu possa alterar o formato de resolução de jogos em tela cheia, caso saibam gostaria que me digam que programa usam e como usam. 

Por que eu quero isso?
Por causa de alguns jogos antigos que quero jogar em seus formatos de resolução nativos, no meu caso o monitor é 16:9, aí se eu for jogar um jogo em 4:3 (formato de resolução de jogos mais antigos) a tela fica muito esticada e causa um "desconforto" na jogabilidade.
Em outras palavras quero poder jogar meus jogos 4:3 em 4:3 mesmo, não em um 16:9 adaptado.

Há alguns jogos que oferecem esse recurso por conta própria, mas infelizmente eles são minoria.

Quando você roda algo 4:3 em 4:3 mesmo em uma tela 16:9, ele fica igual a imagem abaixo: 
Spoiler: Imagem  
[Imagem: CTxmHKO.png]

Spoiler: Exemplo em vídeo  

Com as bordas pretas nas extremidades, eu queria poder jogar os jogos antigos dessa forma, por isso estou pedindo ajuda. 

Caso possam ajudar de alguma forma, por favor ajudem, eu quero muito poder jogar os jogos antigos sem o "desconforto" da tela esticada. 

Então desde já, obrigado.
Responder
 #2
Jogando em tela cheia, certo? Você usa uma GTX 660, então você pode fazer isso aqui no painel de controle da placa:

[Imagem: LXhuJ.png]

Ou colocar "no scaling". Assim impede que você jogue com a tela esticada.
Responder
 #3
(15/12/2013, 23:12)NyanDere Escreveu: Jogando em tela cheia, certo? Você usa uma GTX 660, então você pode fazer isso aqui no painel de controle da placa:

Spoiler: Imagem  
[Imagem: LXhuJ.png]

Ou colocar "no scaling". Assim impede que você jogue com a tela esticada.

GTX 660ti
Mas tipo, eu quero pra jogar especificamente alguns jogos, não pro desktop ficar assim ou pra fazer isso em todos os jogos. 

Por exemplo, eu quero que o meu HTS rode com as faixas pretas nas extremidades, mas o KOF XIII rode em 16:9 normalmente. 

Esse método funciona dessa forma?
Responder
 #4
No Scaling simplesmente não altera o formato da tela, apenas mantém o formato da resolução nativa do jogo. Ou seja, o seu KoF XIII não vai ser afetado, continuará 16:9 porque foi feito pra rodar nessa resolução, enquanto o HTS e outros jogos 4:3 não ficarão esticados.
Responder
 #5
(15/12/2013, 23:20)NyanDere Escreveu: No Scaling simplesmente não altera o formato da tela, apenas mantém o formato da resolução nativa do jogo. Ou seja, o seu KoF XIII não vai ser afetado, continuará 16:9 porque foi feito pra rodar nessa resolução, enquanto o HTS e outros jogos 4:3 não ficarão esticados.

Coloquei sem escala e o HTS continua esticado. Sad 
Responder
 #6
Você pode fazer isso no utilitário da placa, no jogo... ou no hard mesmo, que é editando o arquivo cfg (nem sempre é cfg, mas sim os que guarda a resolução do jogo).
Em alguns casos, os monitores tem drivers que permitem fazer isso também.
Mas sobre programas: nunca vi algum utilitário ou coisa do tipo que faça o que quer.
Responder
 #7
Tente a outra opção, de Aspect Ratio. Se não adiantar, veja se o seu monitor tem essa opção de trocar formatos de tela no OSD dele (aquele menu próprio do monitor).
Responder
 #8
@Bawler Tentei com os drivers do monitor e nada, no utilitário da placa tentei e nada.
nos cfg vou tentar depois.

(15/12/2013, 23:27)NyanDere Escreveu: Tente a outra opção, de Aspect Ratio. Se não adiantar, veja se o seu monitor tem essa opção de trocar formatos de tela no OSD dele (aquele menu próprio do monitor).

No menu próprio do monitor não tem (pelo menos não consegui achar) e tentei nas outras opções no menu da NVIDIA e tudo que eu consegui foi o HTS rodando em um quadradinho minúsculo no meio da tela. 

Pelo visto vou ter que montar um PC secundário com monitor 4:3...
Responder
 #9
(15/12/2013, 23:25)Hugoo Escreveu: Coloquei sem escala e o HTS continua esticado. Sad 

Quando você coloca o HTS em tela cheia ele muda a resolução?

Fiz isso em um jogo, mas o que eu queria era o contrário, deixar esticado.

Antes eu tava mudando na minha resolução atual 1280x800, mas tive a ideia de tentar usar a do jogo: eu abri o e notei que o jogo é 1024x768 (acho que era isso), então dei alt tab ainda nessa resolução e mudei as opções do driver, ai funcionou.

Tenta isso.
Responder
 #10
(15/12/2013, 23:52)AmagamiBr Escreveu: Quando você coloca o HTS em tela cheia ele muda a resolução?

Fiz isso em um jogo, mas o que eu queria era o contrário, deixar esticado.

Antes eu tava mudando na minha resolução atual 1280x800, mas tive a ideia de tentar usar a do jogo: eu abri o e notei que o jogo é 1024x768 (acho que era isso), então dei alt tab ainda nessa resolução e mudei as opções do driver, ai funcionou.

Tenta isso.

Aeaeae, porra funcionou perfeitamente assim!  pqp.
Com o jogo aberto e esticado dei alt tab, mudei com o jogo aberto, voltei lá e funcionou pqp!  

Valeu mesmo!



Edit: Aproveitando vocês 3 (@"NyanDere", @Bawler, @AmagamiBr) que responderam, sabem rodar algum jogo que não tem opção de rodar em tela cheia, fazer ele rodar em tela cheia?

Tenho um jogo aqui que não tem opção de rodar em tela cheia e nem arquivos configuráveis dentro da pasta do jogo. 
Sabem de algo pra isso?
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes