04/11/2013, 11:54 |
Jetter Mars era um anime criado por Osamu Tezuka em 1977 devido ao fato do autor ter perdido os direitos para continuar a série Tetsuwan Atom e fazer um remake em cores.
Jetter Mars era uma espécie de remake mas claramente tinha diferenças como o fato do protagonista não ser o mesmo e ter personagens exclusivos além de figuras conhecidas nas histórias feitas por Osamu Tezuka.
Porém, devido a interferência da Toei Animation, Tezuka passou a perder interesse pela série e cancelou com apenas 27 episódios.
Curiosamente, Jetter Mars é muito parecido com a Uran que é irmã do Atom (protagonista de Tetsuwan Atom, lembrando que "Tetsuwan" é apenas um adjetivo e não um nome.) tanto que até os japoneses notaram isso ao comparar uma imagem do protótipo do Mars.
Protótipo:
Versão final:
Note que o Mars ainda se parece com a Uran.
Essa foi bem engraçada (note a pose e expressão facial):
Pelo menos Tezuka confirmou que Mars e Uran não são a mesma pessoa e os dois aparecem num especial em que Osamu Tezuka encontra seus personagens.
No Brasil a série tinha vindo em 1983 e fez um grande sucesso ao contrário do que ocorreu no Japão, porém todas as fitas da série foram perdidas devido a um incêndio na TV Record.
Assim, não tivemos chance de rever a série em DVDs e importar do Japão sai bem caro: em torno de 500 reais + frete.
Quando a série Astro Boy 2003 (que é uma versão completamente mutilada de Tetsuwan Atom 2003 assim como as outras versões inéditas no Brasil) foi lançada por aqui muitos achavam que era uma cópia de Jetter Mars, o que não era verdade (rever o começo do texto).
No Brasil, Mars a série foi chamada de "O Menino Biônico" (só para chamar atenção por causa de títulos com nomes parecidos, além do fato do personagem ser um robô.) e esses são os nomes adaptados:
Mars >> Marte
Dr. Kawashimo >> Dr. Cawa
Dr. Yamanoue >> Dr. Yama
Miri >> Milly
Melchi >> Melki
História:
Dr. Yamanoue deseja criar um super robô para ser usado em uma futura guerra e ele pede para que seu amigo Dr. Kawashimo crie um cérebro eletrônico uma vez que todas as suas tentativas para criar um fracassaram.
Assim, Mars nasce sem saber nada sobre o certo ou errado e enquanto Dr. Yamanoue quer que ele seja usado para a guerra, Dr. Kawashimo deseja que Mars seja usado para ajudar as pessoas e viver uma vida justa.
Mars acaba se apegando com a filha robô de Dr. Kawashimo que se chama Miri pela qual age como uma espécie de irmã mais velha para ele.
Assim Mars vive várias aventuras e tem que lidar com a morte de seu criador durante um teste militar e aos poucos vai aprendendo coisas novas e ajudando as pessoas.
-
De acordo com algumas fontes, Mars poderia crescer que nem uma criança normal, mas isso nunca foi explorado tanto que ele não cresce um centímetro sequer e é possível que a mente dele amadureça ao invés do corpo.
Porém, apesar de ter um desenvolvimento mental nos episódios finais, ele ainda é ingênuo e descuidado.
Jetter Mars também teve mangás, mas não foram escritos por Osamu Tezuka:
Esses mangás são uma raridade e sorte de quem consegui-los.