Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

[Review] Death Note


Páginas (4): 1 2 3 4 Próximo »
31 respostas neste tópico
 #1
[Imagem: death_note_wallpaper_22.jpg]
Death Note, quem diria! Antes de qualquer coisa preciso deixar claro duas coisas: esse texto terá muitos Spoilers; e não farei uma crítica por não ter a menor necessidade, porque afinal, se tem um anime que tem fãs -- e muitos! -- é esse.

-Que argumento é esse? Só porque tem fãs não precisa de uma crítica? -Como tem tantos fãs, o que não falta é crítica sobre ele.

O Argumento sobre DN
Neste texto proponho um Argumento cujo debati com dois fãs dessa obra [o Chefe e o Rodrigo amigo meu] que creio humildemente, consegue desenhar todo o caminho lógico da obra:
1 - Raito [Light] Narrador da história, conhece todos os caminhos cujos esta percorre; ele tem acesso a todos os dados presentes e passados, idos e vindos.
2 - Raito é perfeito [essa é a premissa mais fraca, mas me apoio no que "L" falou: "Esse garoto [parece] é perfeito"]
Conclusão: Raito é o Death Note [história]. Caso não houvesse Raito, não haveria história.

[Imagem: raito.jpg]
Baby, baby? Justin Bieber...tá anotado.

"Raito [Light] tem acesso a tudo no anime." Sabemos muita coisa sobre ele, mas não sabemos todos os seus pensamentos [em cenas extremamente "chatas" para mim] sobre coisas que ele fará, ou que estão sob seu controle.  Porque é ele Quem nos conta a história e decide a hora de nos contar. A história segue sob seu controle até o aparecimento de Mello e Near, ou seja, até ele se tornar adulto.

[Imagem: kiyomi-takada.jpg?w=300]
Kiyomi Takada -- como mulher sofre!!

Saber que alguém vai  investigá-lo; contar com a "sorte autoral" quando precisa... O fato que mostra bem essa premissa, é quando ele "perde" a memória.Primeiro, nós não sabemos o que se deu no anime todo, somente  Raito sabe -- nem tampouco o que irá se dar -- seu plano. A coisa chega a tal ponto, que me leva diretamente à segunda premissa: "Raito é perfeito". Ele não é apenas lindo, sabe lidar com as mulheres -- as domina -- é o personagem mais inteligente do anime inteiro [quanto policial BURRO!], e por saber tudo o que está ocorrendo por termos a visão dele como narrador, ele é invencível [ao menos até a adolescência].

Por que adolescência? Formulei uma teoria do que vi no blog Otakismo, sobre o adoração que os japoneses têm com essa parte da vida. Quando eles crescem, não tem o que fazer a não ser seguir o ciclo "predestinado" pelos mais velhos. Que é trabalhar duro, voltar pra casa, trabalhar mais duro, ser o melhor...
[Imagem: death_note____misa_and_raito___by_arehandora.jpg?w=218]
Essa arte é belíssima! Às vezes eu não dormia com os olhos dos personagens na minha mente...muito bom!
Desde a adolescência com certa liberdade, já existe a busca por ser o melhor, o estudo muito focado na retenção de conteúdo...O que nos leva a uma vida sem saída. Logo a juventude por ser a melhor época da existência, é a mais retratada nos animes  o que me leva a teorizar  que Raito não erra até aparecerem Near e Mello, porque ele ainda é adolescente.

Mas voltando a primeira premissa, "ele nos conta a história, logo sabe tudo o que ninguém mais sabe", o que o torna invencível, me leva a um corolário terrível para os fãs -- e passando pela premissa, "raito é perfeito": "L" nunca teve a menor chance de vencê-lo. L erra muito [não é perfeito]. Fala com ele seus planos, o chama de "amigo" e realmente o sente como amigo, enfim. Por mais que pareçam "jogos mentais", os erros levaram a cena cuja Raito não teve total controle: A que Remu decide matar L e Watari.
[Imagem: l-morrre.jpg]
Corre L, tão tentando te matarrr!!
Esse ep. 25 [Silêncio], junto o ep. 13 [eu acho, onde o pai quase mata Raito e Misa] e também o ep. 37, são os únicos geniais e perfeitos da animação. A motivação, o roteiro, a trilha sonora, a direção, a arte, a fotografia. Esses ep. valem à pena toda a obra cansativa que é Death Note: por conta do roteiro clássico, que exige uma demora desnecessária nas explicações de cada diálogo mental que Raito trava, às vezes com Ryuk.
[Imagem: ryukk.png?w=150]
Ryuk: Personagem Genial!!!

Por que desnecessárias
? Porque não nos mostram as verdadeiras decisões que ele toma, cujas vão dar o andamento da história. Como a que ele faz a troca "absurda" de cadernos. Voltando ao ep. 25 [penso que os 25-13 foram momentos que os autores pensaram em acabar a história mas desistiram]. Raito não tinha mais o que fazer, a não ser esperar a decisão de Remu.   No final ela decidiu morrer para estender a vida de Misa. [volto à Misa mais tarde]

Erros lógicos e suposições
[Imagem: misa.jpg]

O único personagem de anime que quase me excita por ser dual: cruel/boazinha ao mesmo tempo...
Primeiro se diz que cada Shinigami tem um só caderno. Depois, na verdade cada um tem dois. Ai foi o o Ryuk que roubou um. No final aparecem tantos cadernos que me perdi. Mas nada de mais. Entre as suposições que também chamo de erros lógicos [ou "sorte" de Raito] são fatos como a não invasão da casa dele para achar o caderno, etc...
[Imagem: personagens-death-note-naomi-misora.jpg?w=300]
Como mulher sofre!
O fato mesmo da morte da esposa do idiota do Ray Penbar é muito forte. Algo ajudou ele quando fortuitamente a encontrou. Raito mesmo nos fala "alguém além do deus da morte está do meu lado". -- os autores! O aparecer fortuito do segundo Kira [chata/excitante Misa] a Kiyomi Takada...mas é tanta coisa, que provam a conclusão: "Raito é Death Note".

Entre os erros, separo Misa. Ela fez duas trocas do olho diminuindo a vida duas vezes, e pelo caderno [32 - ...mesmo que a troca dos Olhos de Shinigami tenha sido realizada, o humano perderá tais olhos, além da memória. Já a metade da vida paga pelos olhos não será devolvida] Mas tem o caso da Remu ter salvo a vida dela, o que acrescentaria a vida do Shinigami para Misa. [36 - ... matar um shinigami é fazê-lo salvar intencionalmente a vida de um humano... sua expectativa de vida será passada ao humano salvo e o shinigami morrerá] mas ao que parece, não é bem assim.

Pelo que lembro, só se diz que morrendo o Shinigami a vida será estendida porque obviamente a pessoa iria morrer, mas o deus da morte a salvou. Para dar força ao que penso, achei isso:
How to Use: XVII
[Imagem: death_note.jpg?w=193]
If the god of death decides to use the Death Note to kill the assassin of an individual he favors, the individual's life will be extended, but the god of death will die. [Se o deus da morte decide usar o Death Note para matar o assassino de um indivíduo, e essa morte o favoreça, a vida do individuo será estendida, mas o deus da morte morrerá].

Assim, até que alguém me mostre uma regra numa fonte Original -- a vida do shinigami não passará para o humano. O que quer dizer que Misa já Deveria ter MORRIDO, antes de ficar mais velha.
Numa conta rápida, ela no primeiro acordo [viver até 100/passa= 50 anos] no segundo [50=25 anos] logo ela não teria a idade de quase 40, que é a do final do anime.

Personagens
[Imagem: death-note-wallpaper.jpg]
No geral todos os personagens são rasos. Tiro L e Raito porque falo deles mais tarde. A Misa, o pai, os policias...todos são simples ideias [gerais] que fazemos de certas personalidades ["pai japonês orgulhoso"]. Nem adianta o argumento "Misa adora Kira porque ele salvou ela". Vou ser ríspido: Não há qualquer densidade nestes que citei.
[Imagem: death-note-personagens-near.jpg?w=300]
Um menino
O "L" é um caso à parte. Ele simplesmente  não existe.  Por que? Ele é um gênio, cresceu num orfanato, come doce...Legal né? Vou citar outro exemplo. Quem viu Monk percebe o quanto ele é um gênio.
Ao mesmo tempo que ele tem problemas psicológicos -- como o Toc -- não sabe lidar com pessoas, e é depressivo. L não é nem mesmo a Representação da Personalidade "geninho", pelo simples fato, dele não sofrer. Ele não se pega às voltas com sua vida, consigo mesmo, com seus problemas.
[Imagem: death-note-personagens-mello.jpg?w=300]
Um enlouquecido
A única cena que 'quase' temos isso, é a que antecede a sua morte: "Raito, você é meu único amigo", mas sem aprofundamento. Uma pena. -- diferente de Mello e Near: Um enlouquece porque quer ser o primeiro, o outro é UMA CRIANÇA. Salvo porém o Ryuk. Personagem mais humano e genial de toda a obra. Cruel, simples, vivo. Senti muita falta dele quando levou uns tempos sumido. Ryuk é uma mostra do que os autores são capazes.


Raito e o Sentido da Obra
[Imagem: personagens_death-note-raito.jpg]
Como vimos, falar de Raito é falar da obra como um todo. Se o decifrarmos, deciframos a estória. Para o Chefe do blog, Raito é a formação, ou mesmo, a mostra do que é um psicopata. Para o MagoGivan, é alguém que deixou-se dominar por si mesmo, pelo poder [mal]. Para Rodrigo [fã], é "quando alguém se deixa levar por uma ideologia".
[Imagem: death-note.jpg?w=205]
A arte é em DN é um Primor!
Não concordo com nenhuma. Psicopata é complicado, por que até pelo pouco que sei, ele teria de ter rompantes de desespero e até sua juventude, ele não tem ["raito é perfeito"]. Não posso dizer que ele "cedeu ao mal" porque o anime é tão raso que não trata temas como bem, mal, justiça -- quando "L" e Raito disseram juntos "eu sou a justiça", ou seja, "eu sou uma entidade universal", dei de mãos. É o mesmo que dizer:  "vou só colocar dois adolescentes duelando."

Agora a ideologia me intriga. Por mais que não tenhamos "L, Mello e Near são o bem" e "Raito é o mal", Raito luta pelo o que acredita. Mas ele acredita que será Kami --  Também não é isso mais uma vez. Pensei na Teoria da Juventude. Raito é o melhor da turma, vive toda aquela formação social como todos os japoneses. Ao mesmo tempo que é filho do delegado, vivencia como ninguém a crença de "bandido bom é bandido morto".

Me parece claro. Posso estar enganado [claro], mas se trata de uma discussão sobre a sociedade japonesa. O que ela faz com seus jovens, e o que a formação social os faz ser/crescer e fazer. Nós o vemos Crescendo, Vivemos a Vida dele em todas as fases [Raito é o narrador, lembra?], até a última onde o vemos lembrando de "antes do Death Note":"O que seria de mim se não tivesse encontrado o caderno? Seria um policial como meu pai, cresceria, e viveria mais. Me arrependo?" -- Não sei.
[Imagem: silence.jpg]
Também é Shonen por não tratar nenhum assunto de forma séria: medo, loucura, pena de morte...
É meus amigos, ao meu ver humilde,  o sentido não é o duelo [Que por ser tão presente, torna o anime um Shonen], a vida de um psicopata, tampouco os lados bem e mal. É um anime político, discutindo o futuro que essa formação social faz com os meninos/meninas daquele país. -- Existem muitos Raitos por lá? Diante de uma situação extrema, como diz Rodrigo, seguirão até o fim suas crenças, como aprenderam.

Não pesarão nem mesmo os maus que poderão sofrer -- qualquer ser racional-cruel, como parecia ser Raito, pesaria o sofrimento que talvez vivesse. Uma pena que por ser um Shonen [não fala de assuntos sérios], os autores não conseguiram passar a ideia. -- Qual o caminho desses jovens, senão a loucura?

Abraços!

Fontes:
Wikipedia
Wikia[Oficial de Death Note]
Outro site

Link Original da Review: http://afontegeek.wordpress.com/2012/09/...-de-parto/
Responder
 #2
Esse é um dos que mais vejo comentarios bons... Qualquer dia desses eu vou assistir Icon_e_biggrin
Responder
 #3
nem lembro de muita coisa, mas ja digo, o near é uma merda Icon_e_biggrin
Responder
 #4
(01/08/2013, 19:21)uuvine Escreveu: nem lembro de muita coisa, mas ja digo, o near é uma merda Icon_e_biggrin

Icon_lol
Near Icon_e_confused
Responder
 #5
@Blanky eu indico viu man, um otimo anime -- apesar d q n gosto, reconheço q é um anime muito bom. @uuvine eu curti o near, rsrs

abraços!
Responder
 #6
(01/08/2013, 21:12)tassios Escreveu: @Blanky eu indico viu man, um otimo anime -- apesar d q n gosto, reconheço q é um anime muito bom. @uuvine eu curti o near, rsrs

abraços!

Cada vez mais animado *-*
Responder
 #7
@Blanky n entendi, rs

abraços ae
Responder
 #8
meu preferido sempre vai ser o melo
Responder
 #9
(02/08/2013, 22:04)tassios Escreveu: @Blanky n entendi, rs

abraços ae

Ele está ficando cada vez mais animado para ver o anime ._.

E..................... A peituda que foi usada owna.
Responder
 #10
ahhh entendi agora, rs. valeu @Xipsp !!! é q sou ainda meio novo no forum, ai ja viu, rs.
e sim @Blanky indico bastante!

@rktales eu tbm viajo muito no melo. pra falar a verdade, gosto do melo e do near, cada um na sua vibe.
Spoiler:  
gostei muito qnd o melo raptou a irma do raito. aquilo foi mitico demais.

E simm é sempre bom ver a sena, ou melhor, a niku, rsrs

abração pessoal
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes