Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

[AniBLOG] Bakuman - não é tão impressionante -


Páginas (2): 1 2 Próximo »
17 respostas neste tópico
 #1
[Imagem: tumblr_lq4rgsUlQa1qgq2q4.png]

Começando uma review com mais uma serie do mesmo criador do Death Note o Obata, Bakuman é uma serie feita pela Shonen Jump onde fez titulos famosos como Naruto, Bleach, One Piece, Dragon Ball.

Como as pessoas que me companham no twitter e nos meus blogs sabem eu sempre nas minhas criticas eu cito os pontos ruins e bons de uma obra, não sou muito de dar uma veredito sem antes assistir a serie, bem antes de chegar na linha de raciocínio vamos começar falando do anime.

A historia se passa com o personagem principal Mashiro Moritaka onde ele sempre foi apaixonado por manga e sempre sonhou em se tornar um mangaka ate um certo dia o seu tio que era um mangaka famoso e ter morrido de exaustão de tanto trabalhar faz Mashiro desistir de ser um mangaka.

Depois desse ocorrido ele procura se afastar desse seu sonho e quer ter uma vida normal para muitos na sociedade japonesa que é trabalhar num escritório e viver sua vida sem buscar seus sonhos.

Mashiro tem uma certa paixão por uma garota chamada Asuki Miho onde na historia não explica como surgiu essa paixão ele simplesmente é apaixonado por ela e pronto so que esse amor dele fica so na vontade e ele esconde esses sentimentos que sente por ela.

[Imagem: tumblr_lq4rhuTOOl1qgq2q4.png]

Um certo dia um garoto que estuda na mesma sala que ele chamado Takagi Akito vem com a proposta de eles serem mangakas onde Mashiro seria o desenhista e o Takagi seria o escritor da historia.

Logicamente Mashiro recusou no inicio mais depois que ele descobriu que a Miho queria ser dubladora ele colocou na cabeça que quer fazer um manga para virar uma serie e assim a Miho se tornar a dubladora do anime deles.

Nesse meio tempo enquanto Mashiro fala com Miho sobre esse sonho deles para se tornarem mangakas ele declara para ela que ama ela e quer se casar com ele na lata, depois disso eles ficam se comunicando em meio a SMS e nunca falam pessoalmente.

O desenvolvimento do romance entre o Mashiro e a Miho é muito mal desenvolvido a pessoa que esta assistindo a serie simplesmente não consegue engolir esse tipo de relação que não faz sentido, é um romance meio babaca se você analisar direito se o anime se passaste na época da segunda guerra mundial eu ate entenderia que realmente o tipo de relacionamento entre um homem e uma mulher nessa época era assim bem arcaico mas Bakuman se passa no seculo XXI e qualquer adolescente dessa idade no Japão ja esta namorando, não é essa babaquice que o anime insere nesse romance entre o Mashiro e a Miho.

[Imagem: tumblr_lq4rifU79s1qgq2q4.png]

Continuando depois que Mashiro e Takagi decidem começar a fazer manga eles vão trabalhar no escritório onde o tio de Mashiro trabalhava nesse ponto vemos o desenvolvimento dos personagens Mashiro e Takagi em busca de se tornarem mangakas e também no desenvolvimento da amizade deles que é bem trabalhado no decorrer do anime.

Um dos cliches que podemos reparar em Bakuman como em qualquer obra da Shonen Jump é que sempre os personagens costumam ter uma meta a superar que costuma ser na maioria das vezes superar uma pessoa ou alguém da família.

Exemplo? No caso de One Piece o personagem principal quer se tornar o Rei dos piratas onde esse titulo foi dado a Gold Roger, Em The Prince of Tennis o Echizen quer superar o pai como tenista, Em Naruto o próprio naruto quer se tornar o Hokage onde costumam mostrar que o Hokage que o pessoal mais admirou foi Yondaime que mais tarde Naruto descobre que era seu pai.

Temos vários exemplos ai que mostram superação de um certo personagem isso é meio um cliche das series da shonen jump e não precisa ser necessariamente da shonen jump para ter algo similar em Ao no Exorcist que é um shonen nos mostra o pai do personagem principal o Shiro que como exorcista ele estava no level máximo que era Paladino e nesse nível so uma pessoa pode ocupar que quer dizer ser o exorcista mais forte da corporação então Rin tem esse sonho de chegar ao nível máximo que é paladino.

[Imagem: tumblr_lq4rixDUFa1qgq2q4.png]

Ou seja nesse sentido o Bakuman não tem nada de revolucionário é algo que se aplica a maioria dos shonens.

Como eu tinha falado do romance mal desenvolvido do Bakuman entre o Mashiro e a Miho onde chega a ser irritante por outro lado temos um relacionamento ate mais desenvolvido que é no caso do seu amigo Takagi com a Miyoshi Kaya onde ela é uma garota que é boa em artes marciais e tem uma certa queda pelo Takagi.

Enquanto o desenvolvimento amoroso entre Mashiro e Miho é fraco e mal desenvolvido o relacionamento de Takagi e Miyoshi é bem elaborado e vai se desenvolvendo muito bem ao longo da serie e faz mais sentido pela maneira que Obata vai desenvolvendo esses personagens.

Saindo finalmente na parte da analise amorosa vamos passar para os personagens secundários da trama, não irei falar de todos e sim de alguns e irei evitar os spoilers para o futuro acompanhador da serie não ficar com raiva.

Depois de uma longa luta Mashiro e Takagi decidem publicar seu manga na shonen jump mas como é de se esperar em qualquer empresa que faz serie de mangas eles irão passar por uma bateria de testes e analises para assim eles futuramente terem um manga na empresa.

Eles são entrevistados por Hattori Akira que sera seu futuro editor e ira ajudalos a evoluir como mangakas como personagem o Hattori é um dos personagens que mais gostei da serie ele consegue manter um ar de calma mas também é uma cara bastante realista, ele quer que Mashiro e Takagi se tornem bons mangakas mas ele também quer ganhar com isso afinal ele é um trabalhador e vive disso então o relacionamento deles fica entre o meio termo de amizade e negócios.

Bakuman de certa forma é um dos mangas que mais ajuda na publicidade da shonen jump uma das coisas que não podemos nos esquecer é que a shonen jump é uma empresa e nenhuma empresa vai mostrar uma imagem negativa para o seu publico, infelizmente muitos leitores enxergam Bakuman como se a shonen jump foste aquelo que é retratado no manga mas não é não se iludam com esse tipo de pensamento.

[Imagem: tumblr_lq4rjoIQ9A1qgq2q4.png]

Porem isso é um manga é uma ficção mesmo tendo traços de realidade não podemos levar tudo que esta em Bakuman como a verdade absoluta para um mangaka no aspecto da shonen jump na historia so podemos ver como uma empresa que quer mostrar na historia que é um bom ramo para futuros mangakas que querem entrar na empresa deles mas também mostram que é um trabalho difícil de entrar então meio que eles divulgam a politica de sua empresa na historia sem deixar o manga chato de ler é uma boa maneira de publicidade é uma boa estrategia.

Porem no quesito de desenvolvimento de Mashiro e Takagi como mangakas isso você pode levar como um exemplo por mais forçado que posso parecer pelo fato deles conseguirem entrar sem muita dificuldade, a serie vai nos mostrando o esforço de superação e esforço dos personagens eles primeiro são analisados pelo editor e o mesmo o mostra como melhorar mas tambem ele coloca a realidade aos personagens onde eles terão pouco tempo para cutir por causa do trabalho, a serie consegue mesmo na ficção mostrar que o trabalho de um mangaka não é fácil nesse ponto a historia se desenvolve bem.

Enfim como não poderia faltar em um manga shonen sempre tem o tipico rival a superar e ele se chama Nizuma Eiji onde ele é um gênio prodígio quando se trata de manga e Mashiro e Takagi ve ele como um rival a superar porem para a surpresa de muita gente Nizuma é fan de Mashiro e Takagi algo que não é muito comum em ver em rivais de anime shonen.

Nizuma Eiji passou uma imagem muito negativa no inicio da serie pelo fato dele parecer meio boçal e dizer que caso o manga dele virar anime ele poder escolher qual manga da shonen jump tirar do qual ele não gostar. Mas com todos os defeitos que ele tenha o Nizuma é um bom personagem que ajuda o Mashiro a evoluir como mangaka não se tornando mais aquele tipico rival chato que so esta ali para colocar o protagonista para baixo.

[Imagem: tumblr_lq4rkas1zh1qgq2q4.png]

Para dar analises finais Bakuman tenta passar uma imagem realista porem tem muitas coisas nele que chegam a ser bons demais para ser verdade porem se foste serio demais também não faria tanto sucesso como anda fazendo ele sabe medir o nível de realidade com ficção muito bem é um slice of life bem interessante de ver mesmo os primeiros episódios não agradarem muito o expectador no inicio da serie.

Em minha opinião pessoal Bakuman não é um dos animes que me deixa impressionado e também não acho nada revolucionário a diferença é que eles tocaram num tema que ainda não foi tocado que é como funciona um trabalho de um mangaka e por ser diferente isso chama atenção da mesma maneira que foi madoka magica porem isso é para um próximo review, como toda uma serie eu assisto antes de dar minha opinião sobre ela se baseando no meu estilo de gosto você achar a serie boa ou não ai vai depender de você. Bem ate a próxima.

Link: AniBLOG
Responder
 #2
Bom título.
Opa, bom avatar.
Responder
 #3
A valeu. apesar que esse é um avatar provisorio eu uso esse para o blog visual novel brasil é de um manga de final fantasy 11.
Responder
 #4
A parte final mostra bem o que eu penso de Bakuman, alcançou um sucesso relativamente grande pelo fato de ser de um estilo que poucas pessoas tentaram. Realmente não é nada de impressionante, mas não deixa de ser algo agradável de assistir.

Enfim, boa review.
Responder
 #5
Realmente o Bakuman é um anime bom de acompanhar porem fanboy sempre vai existir eu ate falei com o panina manina no twitter sobre certos fanboys que vinheram com ofensa por causa do meu review mas bem paciencia.
Responder
 #6
Eu não gostei do ritmo do anime do Bakuman.
Apesar que é bom que assim não precisa de fillers.(por enquanto né)

Gosto muito do mangá e leio desde o início, mas a obra não me agrada por completo.
Eu gostaria que fosse um pouco mais realista, na parte do romance por exemplo.

Mas talvez seja pedir demais de algo publicado na Shonen Jump.
Eles tentam até dar um clima mais shonen na história, insistindo em colocar vilões.

Pois é, e saiu o anime e Bakuman virou "modinha".
Eu não esperava que fosse tanto, mas Bakuman despontou.

Até nos questionários da Shonen Jump, Bakuman está indo muito bem.
Indo melhor que títulos como Reborn, que não tem muita estabilidade
(Bleach nesse mal momento nem se fala) e até conseguindo posições bem elevadas.
Só não vai passar One Piece nunca, só Toriko já conseguiu...

Algo que não gosto dos autores, que já vem desde Death Note, é um certo machismo.
Pode ser implicancia minha, mas as vezes incomoda cenas como a Miyoshi aparecer
em um capítulo só pra limpar o estúdio.

Claro que houve uma evolução, já que em Bakuman ao menos tem mulheres independentes,
com crises de vez em quando. Mas já é algo, comparado com Death Note, onde todas mulheres
eram usadas de gato e sapato.

Até mesmo em Hikaru no Go só os homens que ganhavam as partidas xD.

Ah e meus personagens preferidos são o Hiramaru em primeiro e o Eiji em segundo.
Azuki é a que mais detesto. É só ela aparecer que o capítulo tem grandes chances de não prestar xD

Responder
 #7
Eu até curto Bakuman, e nem espero uma história do outro mundo vindo de um título da Jump. Ele sendo legal, sincera e rendendo uma história gostosa de acompanhar tá valendo.

E óbvio, Bakuman peca em termos de realidade, mas é por ser justamente um mangá voltado a um público juvenil, não tem a menor obrigação de ser realista. Se for para ser realista é melhor ler Bokuman.

Sou meio contra querer desmerecer Bakuman só pelo o que o público fanático diz dele.
Responder
 #8
"Bakuman de certa forma é um dos mangas que mais ajuda na publicidade da shonen jump uma das coisas que não podemos nos esquecer é que a shonen jump é uma empresa e nenhuma empresa vai mostrar uma imagem negativa para o seu publico"

Sobre isso, acho que o Bakuman até ousa um pouco.
Spoiler:  
Os personagens falam claramente que querem mudar a Jump, o Fukuda principalmente, criticando o sistema de questionários. Se não me engano ele diz que o ideal seria a Jump semanal parecer mais com a Akamaru(agora Jump Next se não me engano). Eles chegam a discutir até mesmo a necessidade de um editor que não sabe nada de mangá ficar opinando nos manuscritos.

Claro que tem um limite, nunca um personagem importante vai chegar e falar "Cansei da Jump, vou pra outra revista." Icon_twisted

Ah, e o que digo é totalmente imparcial, ja que sou fã do mangá Icon_mrgreen
Responder
 #9
Bakuman não é uma obra prima mas está longe de ser mediocre. A história é muito idealista, o que pode não agradar alguns, eu geralmente não gosto de histórias assim, mas o fato deles explorarem um tema interessante e quase unico, o torna interessante, sem contar com a presença de personagens carismáticos e peculiares como Eiji ou Hiramaru, por exemplo, que já virou marca dos autores de Death Note.

(22/08/2011, 15:44)JonhMaster Escreveu: Mashiro tem uma certa paixão por uma garota chamada Asuki Miho onde na historia não explica como surgiu essa paixão ele simplesmente é apaixonado por ela e pronto so que esse amor dele fica so na vontade e ele esconde esses sentimentos que sente por ela.

Explica sim. Leia o manga/veja a primeira temporada novamente e com mais atenção desta vez.

Quanto ao relacionamento deles, certamente é muito incomum nos dias de hoje, pelo menos na nossa sociedade, mas a graça está nisso. Tendo esta "ideia" em mente, como pode está mal desenvolvido comparado ao relacionamento de Tagaki e Miyoshi? Enquanto Mashiro e Miho passa aquela ideia de amor a primeira vista, um romance inocente, Tagaki e Miyoshi são Light e Misa practicamente, excepto a cena do beijo e conflito entre os três no inicio por causa do relacionamento deles, Tagaki nunca mostrou-se apaixonado pela Miyoshi, parece que ele é o dono e amigo dela, só. Miyoshi é como se fosse a cadela dele.

Nunca foi intenção do autor abordar a industria dos mangas e romance entre adolescentes de forma realista portanto as suas criticas sobre o relacionamento deles e sobre mangas em geral. é "estatar" o obvio. E sinceramente, não vejo qual é o problema da direcção escolhida, principalmente, tendo em conta que isto é publicado no WSJ.









Responder
 #10
vou ser rapido e rasteiro

os autores foram felizes, é um conto de fadas real.. está entre a ficção e a realidade acredito
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes