Então... eu fico aporrinhando algumas editoras com, "faz isso, faz aquilo, publica isso, isso aqui ficou uma merda", e semelhantes. Atualmente queria que a NewPOP jogasse aquele site fora e fizesse algo decente.
Que tal pensamos em pequenas coisas que podem melhorar as editoras, não apenas títulos, as ações, comportamentos e detalhes?
Por exemplo, duas coisas úteis seriam prévias dos mangás nos sites, o primeiro capítulo ou algum aleatório, até mesmo quadros soltos para vermos a cara do mangá, e outro que pensei foi: distribuição digital.
As editoras precisam mesmo esperar uma eternidade até que possamos dizer que elas perderam o bonde para começar a vender mangás digitais? Muita gente já tem seu tablet, conheço até gente que lê mangá em celular! Eu ia sugerir isso para a NewPOP, mas, achei que seria egoísta da minha parte.
Então, vim perguntar se isso rende uma enquete no Minna Suki e no Subete. "Você compraria mangás digitais?"
Mas poderia fazer algo além do "sim e não", perguntar também sobre qual preço pagaria por um volume, o formato e DRM.
Uhhh uma questão complicada. Eu iria fazer uma comparação com os filmes e jogos para ter uma posição com os mangas, mas aqui parece ser algo bem diferente.
Primeiro que não leio mangá de scan, eu canso muito fácil lendo pelo PC e não consigo acompanhar, quando leio é no PSP dentro do ônibus, então no meu caso serai um pouco mais especifico e acho que depende MUITO do preço, até por que existe toda aquele discussão de blá blá blá ter mangá físico na coleção e tal.
Não sei qual seria o preço ideal mas algo em torno de 5 reais por volume eu já descartaria a ideia de comprar. E pô, nem sabia que se vendia mangá online por ai, que eu saiba no Japão que é o Japão existe um pouco de "medo" em distribuir mangá de forma digital.
Todo mundo tem sua opinião e fica opinando sobre como deveria ser e o que poderia ser. Mas o máximo que tem de expressão opinião como consumidor são iniciativas como a do "Panini Fã" com a votação do que queriam publicado por aqui.
Mas, só dessa forma podemos participar?
E quanto a todo o resto do processo? Como esses mangás chegam a nós e em qual formato?
Poderíamos começar a fazer mais disso.
Não só dar opinião sobre papel e preço, por mais que quem reclame mude de opinião ao colocar as mãos em algo de maior qualidade, né.
Eu normalmente não compraria pelo mesmo motivo do Trucy...eu não tenho a minima vontade de ler no pc ou em um modo diferente de ler na mão. Seria um modo interessante, já que muitos gostam, mas o preço implica muito nesse tipo de venda. Mas eu cheguei a comprar a 'Ação Magazine' por gostar da idéia, então dependendo do titulo compraria sim.
Quanto a preço...por não se tratar de um mangá fisico se fosse metade do preço dos mangás vendidos por aqui acho que compraria.
(04/08/2011, 20:22)Panino Manino Escreveu: Todo mundo tem sua opinião e fica opinando sobre como deveria ser e o que poderia ser. Mas o máximo que tem de expressão opinião como consumidor são iniciativas como a do "Panini Fã" com a votação do que queriam publicado por aqui.
Mas, só dessa forma podemos participar?
E quanto a todo o resto do processo? Como esses mangás chegam a nós e em qual formato?
Poderíamos começar a fazer mais disso.
Não só dar opinião sobre papel e preço, por mais que quem reclame mude de opinião ao colocar as mãos em algo de maior qualidade, né.
true that, se eu manjasse mais de mangas, e de como eles são no japão. seria uma boa alternativa, grandes avanços só quando a cultura aqui adquirir um pouco mais de abertura, tem muitos mangas que eu queria ver no brasil tipo, Hourou Musuko, Aria, Yokohama Kaidashi Kikou... etc
Se tivesse uma interação maior na TV aberta...como propagandas.
Eu acho que falta essa divulgação sobre mangás na TV aberta, nunca vejo e pessoal que talvez verificasse sobre e acabasse comprando acaba não
sabendo de sua comercialização.
Algo que eu queria saber, é o que uma editora precisa para vender a versão digital de um título que possui. Precisa de uma licença específica?
Não acho que haja algum contra para a editora, já que depois de traduzido, o custo de produção e distribuição é zero, são uns trocados a mais. Se venderem por R$5, significa certamente R$4,50 de lucro ou até mesmo R$5. Cada "unidade" vendida é dinheiro em caixa.
(04/08/2011, 20:53)Tomoya Escreveu: Se tivesse uma interação maior na TV aberta...como propagandas.
Eu acho que falta essa divulgação sobre mangás na TV aberta, nunca vejo e pessoal que talvez verificasse sobre e acabasse comprando acaba não
sabendo de sua comercialização.
Sim, muito bem lembrado, e um site melhor, menos amador e mais informativo faz parte de uma melhor divulgação.
Propaganda, nem precisa na TV aberta, necessariamente á que teria que ser nos programas "certos", mas revistas e jornais já seria melhor. Só que, um anuncio de "venha viver esta grande aventura" de uma série shounen não tem apelo nenhum em um jornal na minha opinião.
Eu ainda sou adepto ao mangá "físico", de vez em quando eu leio pela internet. Mas acho interessante a idéia de ler num tablet, um amigo meu tem um aplicativo que permite ler comics da Marvel, muito legal, ele não mostra a página toda, mas sim os quadros por quadros, beeeem mais fácil de ler.
Mas acho que isso é ainda inviável, tablet precisa se tornar mais acessível para a massa, talvez com a chegada da apple store no Brasil isso ajude a diminuição dos preços.
Talvez ela podia deixar as primeiras 20 páginas do mangá para leitura gratuita.
Eles também podiam investir na divulgação on-line, fazendo curtos vídeos dos mangás e colocar no youtube para divulgação, como fazem os japoneses.
Não sei se funciona pra qualquer navegador. Deve aparecer a tradução quando encosta o mouse no texto.
Não precisaria nem ser tradução de texto em japonês. Poderia ser alguma nota informativa sobre o que o personagem quis dizer, alguma informação sobre uma palavra que aparece no texto etc. Manteria o manga "clean" e ao mesmo tempo o deixaria informativo.