26/11/2012, 00:28 |
(25/11/2012, 23:46)MacColin Escreveu: Quando eu fui no São Paulo os popeye e as sailor moon lá explicaram que a intenção do navio era de treinamento integrado Marinha-Aeronáutica e de treinamento de pilotos marinheiros. Como o Brasil não tem orçamento muito alto pras FFAA fica dificil adquirir navios como estes capazes de entrar em combate, então o objetivo principal é manter o efetivo ativo da marinha capacitado mesmo em situação de paz. Eles então usam estes navios ultrapassados para realizarem simulações de combate e com isso deixam o efetivo ativo sempre tinindo.
Em caso de guerra, não se espera que somente o São Paulo seja usado como porta aviões uma vez que a doutrina de mobilização e de logística prevê a construção e aquisição "just-in-time" dos equipamentos bélicos. Ou seja, seria algo como: recebido um ataque direto contra o Brasil, iniciamos a conversão da matriz industrial civil para bélica e produzimos todo o equipamento possível para o combate. É claro que essa doutrina tem limites, pode servir muito bem para munição e armas de fogo, mas para navios, carros de combate e aviões é outra história... Outro exemplo é o do uso da engenharia militar: muitos projetos não saem do papel por falta de dindin, e a desculpa explicação que se tem é que esses projetos serão usados em último caso, quando o inimigo bater à porta, ou então serão adquiridos equipamentos de paises aliados de última hora. A verdade é que nenhum político faria votos com uma proposta de aumento de verbas para as FFAA, e como não estamos em guerra com ninguém (o último grande comflito foi em Araguaia -1973- e a última guerra foi contra o Paraguai), não há porquê gastar dinheiro com maquinário de guerra que não seja para treinamento.
Muito obrigado pela explicação, ela foi bastante esclarecedora mas infelizmente me deixou duas pequenas duvidas:
1)O que seria marinheiro-piloto? Eu entendo como pilo de caças pertencentes a um carrier mas não vejo a necessidade deles se o Brasil só tem o São Paulo que, como você disse, é de treino.
2)Os equipamentos militares do Brasil, junto com a doutrina bélica que você explicou, é suficiente para combater possiveis paises hostis, que creio eu sejam os outros da america do sul?
Apesar de ter feito, a segunda pergutna me parece bem estúpida. As chances de uma guerra total entre os paises da america do sul são muito baixas e mesmo que ocorra, uma guerra não começa da noite pro dia...