15/08/2013, 19:53 |
(15/08/2013, 19:41)Sorenant Escreveu: Typhoon é um bom caça sem dúvidas, pena que ele tenha muitas funções que o encarece mas que não seriam utilizadas efetivamente no Brasil(datalink) e fraco poder de ataque ar-terra.gripen parece ser uma boa escolha para o Brasil, sera que na lista de compras do Brasil não está nenhum Russo? eu estava vendo que o Brasil tem interesse em pegar o fabuloso T-50 da quinta geração, mas penso que o Brasil não precisa ter um caça da 5 geração em seu hangar, em questão do F35 vim pro Brasil me parece ser conto de fadas huashuashuas
A competição corrente para os próximos caças que irão entrar no lugar dos 12 Mirages que estão de saída são F18, Rafale e Gripen. Na minha opinião deveria pegar o Gripen.
-Rafale está fora de questão, ele não é amigável com o orçamento e nem é lá essas coisas. Creio que só está na competição por causa da história do Brasil com a Dessault. Eu não seria um homem triste se o Brasil escolhesse esse mas não seria feliz tambem.
-F18 é basicamente um caça pra usar com um porta-aviões, o que é interessante para os EUA mas não para o Brasil. O Rafale tem uma performance melhor e compatibilidade melhor com o porta-aviões São Paulo do que o F18. Além disso, a infraestrutura Brasileira acomoda melhor tecnologia europeia do que norte-americana.
-Gripen não é o caça com a melhor spec dos 3 mas tem um ótimo custo benefício, assim como todos os outros caças que a FAB já teve. Apesar do Brasil não estar acostumado com a tecnologia suiçã, a Saab é conhecida por oferecer boas parcerias industriais o que pode ser interessante no sentido de ampliar o knowhow brasileiro e ainda talvez criar mais empregos que os outros dois caças.
Felizmente, a FAB está inclinada a escolher o Gripen. Ainda existe um setor no brasil com bom senso.
É engraçado como o F35 estava na lista inicial de possíveis caças, creio que na hora que viram o preço eles se sentiram como as donas de casas a um tempo atrás vendo o preço do tomate.