Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Hi10p, ou o que muda no encode em 10-bits?

Páginas ({1}): 1 2 Próximo »
13 respostas neste tópico
Hi10p é a sigla do “High 10-bits Profile” do AVC/H.264. Um profile, ou perfil, é um conjunto de regras que limitam o uso de alguns recursos na hora de encodar, com o objetivo de manter a compatibilidade com um certo conjunto de decoders (por exemplo, seu celular tem menos poder de processamento que o seu PC, portanto temos que limitar alguns recursos na hora de encodar um vídeo para seu celular). Um “High Profile” é um perfil com poucas limitações destinado principalmente as aplicações profissionais como edição de vídeo.

Por ser destinado ao mercado profissional, todos os perfis acima do “High Profile” do H.264 suportam mais que os tradicionais 8-bits de profundidade de cor. Vamos focar nesse artigo no Hi10p porque patches no final de 2010 adicionaram suporte a esse perfil no x264, tornando esse perfil antes restrito ao mercado profissional acessível a meros mortais (ou fansubbers de animes, que foram os primeiros a adotá-lo em larga escala). Mas que fique claro que podemos ter encodes no H.264 variando de 8 até 14 bit de profundidade.

Artigo completo: http://wp.me/pNkEM-bz
Responder
Só um adendo nisso, visto que a maioria dos grupos hoje(?) preferem releases softsub. Devido ao processamento extra que arquivos Hi10p requerem, legendas praticamente podem ser unicamente planas (sem qualquer tipo de efeito mais arrojado) ou então espere um playback extremamente lento (resumo: nada de aewsomeness typesetting, e até mesmo coisas como \blur podem vir a causar problemas dependendo da resolução do vídeo)

Isso no vsfilter, claro... mas libass não se salva muito disso também não.

Na minha opinião ainda tem uma longa estrada até isso ser usável... mas sempre tem aquele povo querendo ser os "cool guys" né.
Responder
Bom, o único fansub que lembro de já começar a usar o Hi10p é o http://animenoshidou.blogspot.com/.
Responder
ANSK também.
Responder
(04/09/2011, 17:32)——— Escreveu: Só um adendo nisso, visto que a maioria dos grupos hoje(?) preferem releases softsub. Devido ao processamento extra que arquivos Hi10p requerem, legendas praticamente podem ser unicamente planas (sem qualquer tipo de efeito mais arrojado) ou então espere um playback extremamente lento (resumo: nada de aewsomeness typesetting, e até mesmo coisas como \blur podem vir a causar problemas dependendo da resolução do vídeo)

Isso no vsfilter, claro... mas libass não se salva muito disso também não.

Na minha opinião ainda tem uma longa estrada até isso ser usável... mas sempre tem aquele povo querendo ser os "cool guys" né.
Bom, eu ainda tenho que testar a performance do Hi10p. Coloquei um vídeo para baixar nesse formato no mesmo dia que escrevi esse artigo, mas meu vício em League of Legends não me permitiram terminar de baixar ainda (coloquei o vídeo para baixar no Linux mas o LoL eu obviamente tenho que rodar no Windows). Mas considerando os cálculos deve dar uma diferença de performance razoável mesmo.

Só coloquei mais a título de curiosidade mesmo, porque achei interessante como as coisas funcionam. Depois que tiver um tempo vou trabalhar mais esse texto (adicionar umas imagens comparativas e coisa e tal), mas por enquanto fica isso mesmo.
Responder
Responder
(19/11/2011, 12:00)Rowel Escreveu: E só para não assustar a todos: O suporte ao Hi10p PODE chegar ao DXVA, basta apenas que os fabricantes de placas de video atualizem seus drivers. Quanto tempo isso irá levar dependerá de vários fatores, e um deles provavelemte será a aceitação do público. Já aos BDs/TVs/Consoles... podem esquecer.

Não é possível. As placas de vídeo usam hardware dedicado para decodificar vídeos. Elas não usam os shaders, a não ser para pós-processamento. Serão necessárias novas placas de vídeo com suporte a 10bit.

Responder
Sei lá...
eu vou demorar para aderir a isso...

A TV tem entrada USB e roda maioria das coisas...
Não vou ficar espetando PC lá para fazer aumentar o consumo de energia...
Já que será uma coisa a mais ligada...

Só vou aderir a isso quando trocar de TV... e TV tiver suporte a 10bits... Coisa que pode vir a demorar bastante...
Responder
Obrigado Google, descobri que roubaram meu post: http://tokuplanetfansub.wordpress.com/hi10p/

Bom, dá nada, agora eu tenho tempo, banda e sistema para aprofundar um pouco mais no assunto e finalmente devo começar a escrever a versão final desse texto, aproveitando que aparentemente não tem nada bom em português (fora o meu texto que de qualquer jeito foi feito nas coxas)
Responder
(30/11/2011, 23:32)m45t3r Escreveu: Obrigado Google, descobri que roubaram meu post: http://tokuplanetfansub.wordpress.com/hi10p/

Bom, dá nada, agora eu tenho tempo, banda e sistema para aprofundar um pouco mais no assunto e finalmente devo começar a escrever a versão final desse texto, aproveitando que aparentemente não tem nada bom em português (fora o meu texto que de qualquer jeito foi feito nas coxas)

única coisa referente a vc foi isso...

Texto escrito originalmente por m45t3r. Revisado por nós da TokuPlanet. Icon_lolIcon_lol
nem link pra cá tem...
e ainda só mudaram partes finais do texto..
Responder
Páginas ({1}): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes