Ouvindo podcast sobre os mongóis, a história do Xá de Corásmio, Muhammad II... que imbecil!
Xá - quero briga
Khan - Não quero
Xá - quero briga
Khan - não quero
Xá - quero brigaaaaaa!
Khan - ...tá bom, é guerra, satisfeito?
Essa babaquice deve ter custado a vida de uns 5% da população mundial da época.
Depois de conquistar a China os mongóis poderiam ter parado por lá, tinham ordens de não atacar o povo na região do oriente médio. O pessoal do Xá insistiu mesmo assim em atacar um pequeno grupo de mongóis, com quem batalharam com um exército maior durante três dias até desistir no quarto. O Khan soube e, "ok, pode ter sido só um governante local irresponsável, perdoado". Depois fez contato e enviou uma grande caravana, o Khan se colocando como o Imperador do Leste e o Xá, que não era qualquer um na época, como o Imperador do Oeste. Mas a caravana foi atacada. "Ok, pode não ter sido por ordem sua, me enviei o responsável para eu punir", é o Xá... O Khan enviou mensageiros para lá para negociar, esclarecer a situação é seguir a vida e o Xá mandou matar parte e outra parte enviou de volta humilhados, aí não teve mais alternativa, o Khan declarou guerra.
Até hoje esse Xá e visto como uma das maiores desgraças que aconteceu no mundo islâmico. Um historiador da época escreveu sobre a invasão mongol, e no texto começa dizendo que escrevia contra a vontade, era tão terrível e desesperador que o sofrimento de lembrar para escrever era grande demais, nas foi convencido por amigos a escrever e ele escreveu em um tom de registro histórico e fim de mundo para quem viesse depois, se viesse, soubesse do que aconteceu e acreditasse que aconteceu, porque ele que viveu aquilo estava contando.
Foi nessa guerra contra o Xá que uma das únicas frases conhecidas do Khan foi dita, sobre ele ser uma punição de depois para os pecados do povo da região, daí o título de "O Flagelo de Deus".