Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Andrei Tarkovsky's Top 10


Páginas (2): 1 2 Próximo »
13 respostas neste tópico
 #1
Top 10 de Andrei Tarkovsky

Enfim, e já tinha falado lá no tópico das listas... O finado Andrei Tarkovsky - Que Deus o tenha -, em uma entrevista datada de 1972, fez um Top 10 dos seus filmes prediletos... São estes os seguintes:

http://rateyourmusic.com/list/77ships/an...te_movies/

1-) Journal D'Un Cure de Campagne (Diário de Um Padre, ou mais corretamente, Diário de Um Padre de Aldeia) - Robert Bresson

2-) Nattvardsgästerna (Luzes do Inverno) - Ingmar Bergman

3-) Nazarín - Luís Buñuel

4-) Smultronstället (Morangos Silvestres) - Ingmar Bergman

5-) City Lights - Charles Chaplin

6-) Ugetsu Monogatari (Contos da Lua Vaga) - Mizoguchi Kenji

7-) Shichin no Samurai (Qualquer otaku burro sabe o que é!!!) - Akira Kurosawa

Icon_cool Persona - Ingmar Bergman

9-) Mouchette - Robert Bresson

10-) Suna no Onna (A Mulher nas Dunas, ou mais literalmente, A Mulher da/na Areia) - Teshigahara Hiroshi

Comentário

O cinema japonês está muito bem representado, com os dois filmes mais marcantes dos dois gênios [1] que foram Kurosawa e Mizoguchi e o imemorial Suna no Onna, um divisor de águas pouco lembrado pelos cinéfilos modernos. Nazarín, tido como o maior filme da fase mexicana de Buñuel também está presente, contudo este também é muito olvidado, assim como quase toda a obra de tal período do grande mestre. Chaplin também está presente.

E temos os dois diretores favoritos de Tarkovsky: Bergman e Bresson. O primeiro dispensa apresentações. O seu filme mais memorável, O Sétimo Selo, não está presente, mas estão os meus dois filmes favoritos deste. Robert Bresson foi um diretor francês notório pelos temas profundamente religiosos e morais - Ainda que após o Vaticano II, tenha se desiludido com a religião. Apesar de ser seu fã incondicional, por ironia, o mestre russo só colocou obras que ainda não vi[2].

Resumo da ópera: Vi do 4 ao 8. Faltam apenas cinco. Iupiiii!

Notas

[1] Ozu demorou muito a ganhar fama internacional, e quando seus filmes foram reconhecidos no Ocidente como clássicos, já estava morto...

[2] A título de curiosidade, eu vi Au hazard Balthazar e Pickpocket.

[3] Que será que deu em mim para me dar o trabalho de escrever esse trambolho todo???
Responder
 #2
Bergman quando conheceu a filmografia de Tarkovsky ficou embasbacado. O chamava de ''o melhor de todos nós''. Devido as características do russo, a humanização do seus personagens era/é incrível.

Depois ponho o top 10 de outros gênios.
Responder
 #3
O Andrey vai me perdoar, mas eu não gostei de nenhum dos filmes de samurai do Kurosawa Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Responder
 #4
Hmmmm, lista interessante, depois vou conferir cada um desses filmes Icon_e_biggrin.
Responder
 #5
(08/07/2014, 10:08)Ketsura Escreveu: O Andrey vai me perdoar, mas eu não gostei de nenhum dos filmes de samurai do Kurosawa Icon_lolIcon_lolIcon_lol

HEREEEEEEEGE!!!!
Responder
 #6
(12/07/2014, 13:17)Gorgoll Escreveu: HEREEEEEEEGE!!!!

Posso fazer nada, eu vi mais fanservice yaoi que algo interessante acontecendo.
Responder
 #7
Onde tem qualquer coisa yaoi em Yojimbo lol.

Mas Ketsura ketsurando pra variar.
Responder
 #8
A verdade é que anime não ensina nada sobre o Japão se comparado ao cinema japonês. Eles raramente refletem sobre a cultura japonesa em si, no máximo a abordam.
Responder
 #9
(12/07/2014, 14:23)Gorgoll Escreveu: A verdade é que anime não ensina nada sobre o Japão se comparado ao cinema japonês. Eles raramente refletem sobre a cultura japonesa em si, no máximo a abordam.
Eu já acho essa afirmação ingenua e leviana.

Tem uma citação do Tarkovsky no começo de um de seus livros que ele diz que sempre fica tentado a fazer uma bela cena porque é muito fácil. Não sei se é bem assim porque já li este livro tem muitos anos, só acho curioso que essa passagem tenha me marcado.
Responder
 #10
Eu vi ontem o Journal D'Un Cure de Campagne. É sem dúvida nenhuma o filme mais inspirador que já vi. E assisti ao colossal Suna no Onna semana passada. Faltam só Mouchette, Luzes do Inverno e Nazarín...
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes