Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Critérios de Avaliação, Quais os seus ?


Tópico em 'Discussões gerais' criado por chriss em 11/04/2014, 14:34.
Páginas (7): 1 2 3 4 5 ... 7 Próximo »
69 respostas neste tópico
 #1
Motivação: Esses dias conversando com o @llNoNickll e um outra conversa com o @jasque me motivou, a criar o tópico. Da conversa com o Nonick foi sobre um Anime no qual ele comentou que o anime tinha uma ótima OST e um boa Animação, porém o storyline  ruim, então me veio na mente Guilty Crown que tem as mesma características porem diferente do Anime o qual ele falava, GC é bastante criticado aqui no fórum figurando entre um dos piores animes que o pessoal viu.
Em relação ao jasque foi porque ele comentou assim "Eu não sei ver anime".
Mas vamos ao assunto principal.
Como são seus critérios de Nota, um dos motivos de eu particularmente não gostar de dar notas é devido a complicação que gera, por exemplo supondo que eu de nota 10 para Yamato e 10 para BRS (é um exemplo) na concepção estou dizendo que ambos os animes são iguais em termos de qualidade, por isso normalmente eu escolho um anime "média" o qual representa a minha média de Avaliação usando ele como critérios para Avaliar os outros.
Outra questão é o que pesa na hora de avaliar, eu por exemplo preso muito pela storyline mas levo em conta o estilo do Anime por exemplo não avalio igualmente um anime que se propõe ser um fantasia medieval com uma comédia nonsense porque o gênero vai influenciar muito em como a história deve ser desenvolvida.

Resumindo a intenção do tópico é discutir e expor seus critérios de Avaliações.
Responder
 #2
bem eu não sou nenhuma entendido na questão de avaliar mas eu levo em conta primeiro o gênero, por exemplo: um anime que apresente o gênero mecha, pra mim pra ele ser bom ele primeiro tem que tem um bom sistema desenvolvido para os mechas, qualidade gráfica, 2d ou CG tem que ser bom, movimentação de membros eu também olho muito, e pra mim se juntarem muito romance e comedia nesse gênero não combina muito, romance pode ser aquele de leve, e é claro o cenário também, eu olho muito pro cenário onde o anime se passa e por ultimo a historia onde ela tem que ter um bom desenvolvimento e não pode ser muito monótoma, o mais comum do gênero mecha é as historias de guerra, eu acho que ele não pode ser muito clichê e nem ter poder do protagonista eu acho retardado isso de poder do protagonismo ha e também kids como salvadoras do mundo, isso pra mim é muito mas muito retardado, hhaaa não podemos esquecer das lolis, eu odeio lolis nesse tipo de anime
Responder
 #3
meu metodo
tento ver todo o primeiro episodio, se o plot for bom eu acompanho o anime
se nao, passo pro segundo filtro que são os personagens, se forem bons ja da pra ver o anime de boa, tipo anime de ecchi ou moe, que se vendem so pelas donas mesmo
mas se nem isso tiver ai desisto Icon_lol

ex: d-frag, historia chata, mas a takao era legal dai eu via, porem a historia ficou tao boring que desisti depois de um tempo Icon_lol
Responder
 #4
Essa questão pra mim é fácil, tudo depende de diversão, expectativa criada para o resto dos episódios seguintes(cito Mahouka aki), se a história é no mínimo interessante ou capaz de se tornar interessante, e por fim carisma dos personagens. Animação e caracter design acho q é digno de nota mas não tem tanto peso como alguns daki dão (10% no máximo).

Sobre os gêneros, comédia acha que é um caso a parte, comédia é algo mto pessoal, se me faz rir, mas não é garantia q faça vc tbm rir. Ganha mais a comédia q faz o máximo de pessoas se divertirem assistindo nesse caso. Se o gênero se propõe a ser sério aew eu sou bem mais exigente e não aguento mtas obviedades nos personagens e aqueles diálogos toscos q surgem da hora para a outra (sim vc mesmo Gokukoku no Brynhildr com suas conversas idiotas no primeiro episodio).

Por fim, um dos pontos q mais me irrito com animes e é um dos principais motivos q baixo bastante a nota é os finais . Já disse aki q japas não sabem finalizar suas histórias e quanto mais o tempo passa mais me convenço q é a verdade, exemplos não falta de animes q seguem bem e na reta final é um horror. Final dos animes pra mim é 40%, se acaba bem é garantia de ter uma boa nota da minha parte.
Responder
 #5
(11/04/2014, 15:05)Dragneel04 Escreveu: meu metodo
tento ver todo o primeiro episodio, se o plot for bom eu acompanho o anime
se nao, passo pro segundo filtro que são os personagens, se forem bons ja da pra ver o anime de boa, tipo anime de ecchi ou moe, que se vendem so pelas donas mesmo
mas se nem isso tiver ai desisto Icon_lol

ex: d-frag, historia chata, mas a takao era legal dai eu via, porem a historia ficou tao boring que desisti depois de um tempo Icon_lol
Não é motivos para acompanhar são seus critérios de nota , o que pesa na hora da nota Icon_lol
Responder
 #6
Critério nenhum importa se o anime for divertido ...
Responder
 #7
malz ae Icon_lol
li correndo o seu texto Icon_rolleyes

avalio a animação, o storytelling os personagens e a carga dramatica (se me fizer chorar ja ganha uns 9 no minimo Icon_lol)
se ele so me entreteu eu dou 7
mas se ele me ganhar tanto pelos personagens e pela historia é acima de 8
a nota final depende tbm do final do anime
tipo em nagi, ate o penultimo era 10 pra mim, porque no meu ponto de vista tava perfeito, mas no final deu aquela deslizada e baixei pra 9
Responder
 #8
Hmmmm... Emoção, principalmente. Me fez chorar, já ganha uns pontinhos. Mas é emoção de um modo geral, tipo, animes que me deixam arrepiada, que me deixam nervosa, que me deixam esperando pelo próximo episódio. E pra isso a história tem que ser maneira também (normalmente). E a nota eu dou quando estou afim de dar. Por exemplo, amo Chihayafuru muito mais do que amo Inu x Boku SS, mas ambos tem 10 comigo. Por quê? Sei lá. Quando assisti, senti vontade de dar essa nota. E tem uns animes que nem são TÃÃÃÃO RUINS, mas que me irritaram por algum motivo (Tipo Myself;Yourself, que tem 1 comigo - mesma nota de Arcana Famiglia). Acho que eu vejo de um modo geral. Se o anime for muito bosta, foda-se a OST, vai continuar com nota baixa. Se o anime for mais ou menos e tiver uma OST que me anima demaaais, ok, quem sabe você não ganhe mais uns pontinhos por causa disso. Não sei, é meio que de acordo com o meu amor pelo anime. (?) Icon_lolIcon_lolIcon_lol No fim, nem eu mesma sei.
Responder
 #9
Não sei porque você me citou, afinal eu não sou do grupo que gosta de tudo? HAHA!


Sempre prezei mais pelo fator divertimento que aspectos técnicos. Meu objetivo nunca foi ser critico da animação japonesa, mas se fosse tentar levar pela proposta do tópico:

1) Ser clichê não é necessariamente defeito, desde que tenha uma boa execução. Nunca espero a reinvenção da roda a cada obra (se vier... ótimo! Uma grata surpresa), mas sim uma boa execução/desenvolvimento dos elementos tidos como "clichê";

2) Ambientação e universo construído são pontos altamente positivos que podem me manter interessado em determinada obra, independente que a mesma peque em outras coisas;

3) OST é algo que reparo bastante, talvez até mais que animação e as "derp faces". Uma boa BGM ajuda demais na construção de determinada cena, então é algo que eu prezo (Pupa! usava uns efeitos tão toscos nas cenas que não tinha como levar minimamente sério Icon_lol );

4) Animação é algo relativo para mim, até porque relevo alguns defeitos desde que o resultado final do todo seja agradável. Só devo me importar mesmo com a fluidez das cenas de ação (quando existirem), mas nesse caso é porque animação + OST fazem toda a diferença na experiência (animação Naruto vs Pain seria o exemplo negativo mais clássico, ainda mais considerando que era a luta que tinha mais expectativa em muito tempo de Naruto por sinal, dropei o anime desde essa época de tão traumático que foi);

5) Gêneros são coisas que considero apenas como empurrão inicial, mas não sendo determinante para assistir/seguir com algo. Não ligo muito se é shounen-ai ou adaptação de otome game desde que a obra conseguiu prender minha atenção.

6) Personagens pesam, especialmente quando falamos sobre carisma e empatia, mas o desenvolvimento da história pode muito bem justificar as atitudes dele e torna-lós aceitáveis (mesmo que não concorde com as suas ações, se forem condizente com o rumo da história eu "aceito" bem). Uso o Shinji como exemplo master: odeio ele demais no anime, porém nunca desprezei sua importância para o enredo ou mesmo achei que ele tenha prejudicado minha recepção a Evangelion.


Sobre a nota, usando o MAL como referência, eu uso unicamente a satisfação durante o período que acompanhei. Se eu dou 10 para algo (Masterpiece) não significa que seja eu considere a melhor obra que tenha visto na temporada, mas sim a que (ou uma das que) mais me divertiu. Ou seja: aquela obra que você não notava o tempo passar e que te deixava ansioso pelo próximo episódio costumam ter as notas mais altas no meu MAL.
Responder
 #10
pra mim a nota do MAL seria tipo "qual foi o seu nivel de satisfação com o anime ?" e nao necessariamente com questões tecnicas, ate porque eu n tenho olhos nem ouvidos pra distinguir tao bem, por exemplo, se o anime tem traços bons ou osts/dublagens boas, exceto em alguns casos que é muito nitido as imperfeições
tipo a ost de BS que é muito tosca Icon_lol
Responder
Páginas (7): 1 2 3 4 5 ... 7 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes