(19/09/2013, 23:51)Kallahai Escreveu: Nem vou mentir, foi muita sorte mesmo. Mahjong é um jogo imprevisível e acontecem coisas absurdas com frequência. Houve um momento em que o Bruno estava com mais de 70k e eu cheguei a ficar abaixo dos 20k, mas de repente a sorte passou para o meu lado e consegui 2 ron em cima do Bruno e um haneman na Larissa, diminuindo a diferença de pontos drasticamente e me deixando apenas 2800 pontos a frente na pontuação total. Foram 2 hanchans de fortes emoções.
Bom, se o Bruno pagou os Rons não foi só sorte sua. Considerando que a diferença ficou de 2000 pontos foi mérito seu ter conseguido os Rons em cima do Bruno. Só dá pra falar de sorte mesmo quando é Tsumo. Ron é responsabilidade de quem descartou a pedra.
(19/09/2013, 23:56)lnisishima Escreveu: Bom, se o Bruno pagou os Rons não foi só sorte sua. Considerando que a diferença ficou de 2000 pontos foi mérito seu ter conseguido os Rons em cima do Bruno. Só dá pra falar de sorte mesmo quando é Tsumo. Ron é responsabilidade de quem descartou a pedra.
É isso. Cada vez mais eu vejo que Mahjong é um jogo que depende mais de habilidade do que de sorte... Tanto que em mesas com pessoas do mesmo nível, fica claro o equilíbrio e, normalmente, o que decide é um deslize (ainda que pequeno) de alguém. Tem aquelas jogadas monstras? Tem. Mas não é toda hora que isso vai decidir o jogo.
Em tempo: parabéns, Kallahai!
E boa sorte a todos amanhã! Acho que eu entro para assistir!
(20/09/2013, 00:03)Amauri Escreveu: É isso. Cada vez mais eu vejo que Mahjong é um jogo que depende mais de habilidade do que de sorte... Tanto que em mesas com pessoas do mesmo nível, fica claro o equilíbrio e, normalmente, o que decide é um deslize (ainda que pequeno) de alguém. Tem aquelas jogadas monstras? Tem. Mas não é toda hora que isso vai decidir o jogo.
Mas tem coisas que acontecem no jogo que deixam a pessoa indignada, eu olhando a partida deles tive uma melhor análise do jogo e puder perceber partes que parecia muito tendencioso,esperas tendenciosas também,mas não posso julgar muito pois nunca joguei off line Mahjong para poder ver melhor se isso só acontece jogando on line,queria ter os links da partida pra vocês verem ,quem puder mandar ae pra todo mundo ver.
(19/09/2013, 23:56)lnisishima Escreveu: Bom, se o Bruno pagou os Rons não foi só sorte sua. Considerando que a diferença ficou de 2000 pontos foi mérito seu ter conseguido os Rons em cima do Bruno. Só dá pra falar de sorte mesmo quando é Tsumo. Ron é responsabilidade de quem descartou a pedra.
No primeiro ron ele correu o risco, já que tinha uma vantagem enorme de pontos. No segundo ron ele fez um descarte relativamente seguro, dois 9pin já haviam sido descartados. Acontece que eu estava com espera tripla. Aposto que ele não esperava por aquele ron
(19/09/2013, 23:41)Amauri Escreveu: Nossa, acho que nunca tinha visto uma partida em que o 1º ficou com mais de 60000 e o 2º, com mais de 50000...
Alguém tem os replays?
(20/09/2013, 00:09)Ryunno Escreveu: Mas tem coisas que acontecem no jogo que deixam a pessoa indignada, eu olhando a partida deles tive uma melhor análise do jogo e puder perceber partes que parecia muito tendencioso,esperas tendenciosas também,mas não posso julgar muito pois nunca joguei off line Mahjong para poder ver melhor se isso só acontece jogando on line,queria ter os links da partida pra vocês verem ,quem puder mandar ae pra todo mundo ver.
Bom, em mahjong não dá pra ganhar sempre, o problema que quem joga acha que é um jogo feito para se ganhar, quando na verdade é um jogo na qual o ideal é não perder. E qual a diferença?
A diferença é que por não perder é evitar ao máximo o quarto lugar. Mesmo o melhor jogador do mundo de mahjong vez ou outra vai ficar em quarto, algumas em terceiro, algumas em segundo e outras poucas em primeiro. Quem vê de fora pode achar que se o cara ficou uma em terceiro e outra em segundo, ele nem é a grande coisa que os "especialistas" falam, o problema que em mahjong não vale aquela frase "o segundo é o primeiro dos últimos". Coisas como obstinação, bravura e coragem não valem muito perto de inteligência, astúcia, controle e etc. E o que isso tem a ver com indignação, trollagem e etc?
Se passarem a encarar mahjong de forma mais controlada e a longo prazo, muitos desses pensamentos tendem a desaparecer. Por exemplo, o que vocês acham melhor, alguém com status 1-4-4-1-4 ou 1-2-3-2-3? Um leigo vai responder o primeiro caso, porque o sujeito venceu duas vezes, mas a maioria dos prós responderão o segundo. É verdade que ele ganhou menos, mas foi muito mais consistente e não perdeu, o que em mahjong vale muito mais do que ganhar.
Tentar vencer a todo custo faz a gente só querer formar as nossas próprias mãos e ignorar o que se passa na mesa. Claro que as pedras que você começa e as compras que faz é algo fora do seu controle, nesse caso, com exceção das pedras já descartadas, das pedras da sua mão, que podem dar ideia do que o outro precisa ou ajudam a calcular probabilidades, o resto é rezar para que a pedra venha. O problema é ignorar que há outros 3 sujeitos tentando fazer o mesmo e sair jogando sem pensar no que se joga. "Ah, mas o cara começou com 3 duplas de ventos, com o resto da mão quase feita e deu Pon em tudo que joguei. Trollagem". Sim e não. Ele teve sorte de pegar essa mão, mas quem jogou a pedra foi você. Você fez a trollagem acontecer. "Ah, mas como eu ia saber que ele precisava disso?" Fato que é difícil saber, mas até por isso se for assistir os jogos dos prós eles evitam ao máximo jogar pedras de ventos logo no começo, salvo o caso de outro jogador as descartar. A lógica é que uma atitude simples dessa já evitaria todo o resto da dita trollagem. E convenhamos, na maioria dos casos não faz sentido começar a jogar vento e elemento, ainda mais quando se tem terminais na mão desconectados de todo resto. Inclusive, o grande motivo de ter derrubado o Gui na segunda temporada foi saber que ele é o jogador com uma das maiores tendências a jogar dessa forma, então tinha várias coisas que poderia fazer e que realmente fiz me aproveitando disso.
A título de comparação, num mesmo dia (jogando ao vivo) já vi tenpais de dois Yakumans, um Sanbaiman, Renchans de mais de 5 rodadas e coisas assim. Infelizmente (ou felizmente) essas coisas acontecem na vida real. O ideal seria pensar não que são trollagens, mas sim tendências do jogo. E essas tendências acontecem quanto mais os jogadores da mesa ajudam elas a acontecerem jogando as coisas sem pensar e desconsiderando todo o resto da mesa na tentativa de formar as suas próprias mãos. Claro, as vezes mesmo jogando certo o sujeito acaba perdendo, mas, nesse caso, paciência, não dá pra vencer sempre. Aliás, em nenhum jogo se vence sempre, mesmo naqueles na qual teoricamente só habilidade está envolvida (embora a winrate seja maior quando se coloca um novato contra um profissional). Até por isso em mahjong se decide as coisas numa sequência longa de partidas e na maioria dos casos baseadas na pontuação final acumulada no fim de tudo isso. E isso se deve porque o grande jogador de mahjong é aquele que constantemente não perde. Isso no fim, equivale dizer que torneios iguais aos nossos são divertidos por ter uma mesa final, mas não são tão justos, porque os jogadores que foram bem nas primeiras fases praticamente ficam a mercê de jogarem bem em poucas partidas. Embora 5 Hanchans seja um número relativamente justo. A título de curiosidade, o torneio individual de Saki no anime usa o sistema de pontos e longas séries para determinar o vencedor, justamente por causa desse detalhe.
Bom, em mahjong não dá pra ganhar sempre, o problema que quem joga acha que é um jogo feito para se ganhar, quando na verdade é um jogo na qual o ideal é não perder. E qual a diferença?
A diferença é que por não perder é evitar ao máximo o quarto lugar. Mesmo o melhor jogador do mundo de mahjong vez ou outra vai ficar em quarto, algumas em terceiro, algumas em segundo e outras poucas em primeiro. Quem vê de fora pode achar que se o cara ficou uma em terceiro e outra em segundo, ele nem é a grande coisa que os "especialistas" falam, o problema que em mahjong não vale aquela frase "o segundo é o primeiro dos últimos". Coisas como obstinação, bravura e coragem não valem muito perto de inteligência, astúcia, controle e etc. E o que isso tem a ver com indignação, trollagem e etc?
Se passarem a encarar mahjong de forma mais controlada e a longo prazo, muitos desses pensamentos tendem a desaparecer. Por exemplo, o que vocês acham melhor, alguém com status 1-4-4-1-4 ou 1-2-3-2-3? Um leigo vai responder o primeiro caso, porque o sujeito venceu duas vezes, mas a maioria dos prós responderão o segundo. É verdade que ele ganhou menos, mas foi muito mais consistente e não perdeu, o que em mahjong vale muito mais do que ganhar.
Tentar vencer a todo custo faz a gente só querer formar as nossas próprias mãos e ignorar o que se passa na mesa. Claro que as pedras que você começa e as compras que faz é algo fora do seu controle, nesse caso, com exceção das pedras já descartadas, das pedras da sua mão, que podem dar ideia do que o outro precisa ou ajudam a calcular probabilidades, o resto é rezar para que a pedra venha. O problema é ignorar que há outros 3 sujeitos tentando fazer o mesmo e sair jogando sem pensar no que se joga. "Ah, mas o cara começou com 3 duplas de ventos, com o resto da mão quase feita e deu Pon em tudo que joguei. Trollagem". Sim e não. Ele teve sorte de pegar essa mão, mas quem jogou a pedra foi você. Você fez a trollagem acontecer. "Ah, mas como eu ia saber que ele precisava disso?" Fato que é difícil saber, mas até por isso se for assistir os jogos dos prós eles evitam ao máximo jogar pedras de ventos logo no começo, salvo o caso de outro jogador as descartar. A lógica é que uma atitude simples dessa já evitaria todo o resto da dita trollagem. E convenhamos, na maioria dos casos não faz sentido começar a jogar vento e elemento, ainda mais quando se tem terminais na mão desconectados de todo resto. Inclusive, o grande motivo de ter derrubado o Gui na segunda temporada foi saber que ele é o jogador com uma das maiores tendências a jogar dessa forma, então tinha várias coisas que poderia fazer e que realmente fiz me aproveitando disso.
A título de comparação, num mesmo dia (jogando ao vivo) já vi tenpais de dois Yakumans, um Sanbaiman, Renchans de mais de 5 rodadas e coisas assim. Infelizmente (ou felizmente) essas coisas acontecem na vida real. O ideal seria pensar não que são trollagens, mas sim tendências do jogo. E essas tendências acontecem quanto mais os jogadores da mesa ajudam elas a acontecerem jogando as coisas sem pensar e desconsiderando todo o resto da mesa na tentativa de formar as suas próprias mãos. Claro, as vezes mesmo jogando certo o sujeito acaba perdendo, mas, nesse caso, paciência, não dá pra vencer sempre. Aliás, em nenhum jogo se vence sempre, mesmo naqueles na qual teoricamente só habilidade está envolvida (embora a winrate seja maior quando se coloca um novato contra um profissional). Até por isso em mahjong se decide as coisas numa sequência longa de partidas e na maioria dos casos baseadas na pontuação final acumulada no fim de tudo isso. E isso se deve porque o grande jogador de mahjong é aquele que constantemente não perde. Isso no fim, equivale dizer que torneios iguais aos nossos são divertidos por ter uma mesa final, mas não são tão justos, porque os jogadores que foram bem nas primeiras fases praticamente ficam a mercê de jogarem bem em poucas partidas. Embora 5 Hanchans seja um número relativamente justo. A título de curiosidade, o torneio individual de Saki no anime usa o sistema de pontos e longas séries para determinar o vencedor, justamente por causa desse detalhe.
realmente com essa sua análise eu concordo com o que você disse,isso serve de ensinamento também.
As primeiras coisas que posso concluir é que os caras simplesmente pegaram a versão do iOS e jogaram no PC, uma pena. Tanto que nem dá para mexer na resolução ou outras configurações do jogo.
Comparada com a versão para arcade é bem feia. Mas como é beta ainda, muita coisa pode mudar.
O grande ponto positivo é que pelo menos é gratuito. E até onde vi, os pontos do jogo podem ser conseguidos jogando. Depois de uma série de 8 partidas, se a pontuação for acima de +50 o jogo te dá pontos. Tem um modo que usa esses pontos, mas ainda não consegui jogar.
Outra coisa é que o modo de 3 pessoas não tem Dora do Norte e os ponto de Tsumo são divididos normalmente.
No mais, o jogo aqui só tá ocupando 60 MB, bem menos do que os 1,5 GB do que estava recomendado no site, o que me faz pensar mesmo que muita coisa ainda deve mudar.
Enfim, o jogo apesar de estar em beta e de algumas coisas é bem legal, os efeitos de Tsumo e Ron assustam de vez em quando
O de Tsumo é o mais estiloso deles. O de Ron qualquer mão cai o raio em cima.
Até agora de foda consegui dois Rinshan Kaihous (um depois de 2 Kans seguidos) e um Nagashi Mangan, mas isso no 3 pessoas.
Então foi assim q o Nisishima humilhou o Gui.
Sábias palavras. É difícil pensar em um jogo onde o ideal é não perder. Não lembro de nenhum outro jogo que seja assim. Assimilar essa ideia é que não é tão simples.
Quanto ao MJ5, certamente devem melhorar muita coisa, até pq a versão final do jogo deve ter 1,5GB.
Pessoal da mesa 2, hoje tem jogo!!
Kalahai, Rocha, Bebop e Shibuya.
Vou ficar on no Raidcall por volta das 21h.
Se possível, Ewerton e Saito entrem no Raidcall tb para realizarmos logo a mesa 3.