Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Escrevendo: dicas, tecnicas, e pirações.


Tópico em 'Fanfics & Fanworks' criado por Shiokazu em 14/03/2012, 22:11.
Páginas (2): 1 2 Próximo »
19 respostas neste tópico
 #1
acho interessante pra todos que querem escrever algo mas tem travamentos ou falta criatividade que haja um topico como esse, no momento talvez, ninguem tenha tecnicas nem manhas de como ter maestria na arte de escrever. escrever não é algo tão sublime quanto musica ou desenho ou escultura, é uma arte seletiva, e muitas vezes nem é vista como arte.

aqui vão umas dicas minhas, se quiser adicionar as suas nos posts abaixo, fique a vontade. começarei com as mais bobas.

1 - Regra da Caixinha.
" você só pode compreender oque está ao alcançe do seu proprio horizonte. "

sempre procure escrever sobre coisas que você tem o dominio sobre. caso não tenha, pesquise, leia, aprenda, pratique cenarios na sua cabeça, é importante ter um mundo expandido.

2 - Sem fronteiras.
" a verdade é que, vista de cima, não existem linhas nela, ninguem sabe ao certo aonde começa e aonde termina um territorio. "

senso comun é uma merda pra quem escreve historias, eu falo sério. não se delimite ao que você ja viu ou ao que você acha que pode. pode tudo, desde inverter a biblia a escrever contos eroticos usando sua mãe.

3 - rip off/copia/inspirado
" cães e gatos são todos iguais, nós devemos ser iguais pra eles tambem. "

uma ideia pode e será usada diversas vezes, não existe isso de rip off ou inspiração. e nenhum desses deveria desmerecer o seu trabalho. oque diferencia cada um não é justamente os detalhes na suas caracteristicas? mas é ruim o fato de termos os mesmos orgãos e nosso formato ser igual? o mesmo com sua obra.

4 - Expressão
" em inglês dizemos bom dia, em irlandês dizemos deus para você, ambos são maneira de se dizer a mesma coisa, com significados diferentes, mas a conclusão é a mesma. "

não é porque você está escrevendo que é forçado sobre você usar uma regra padrão ou algo culto. escreve do jeito que você quiser, use as palavras que quiser, isso só dá personalidade e carater a obra.

aqui vai uma parada que eu achei, interessante, e bem sobrenatural.

http://tuneahuman.com/writers-block-and-...ious-mind/ traduzirei com cuidado pra servir de ajuda. mas caso alguem traduza mais rapido.

espero que façam bom uso do topico. [/spoiler]
Responder
 #2
Algo que acho fundamental é ler bastante.

Busque algum autor que tenha um estilo de escrever que
lembre em algo o seu e use como inspiração ou como meta.

Claro que o ideal é ler um pouco de tudo.
Quem gosta de escrever também gosta de ler.
Responder
 #3
Coerência e coesão são fundamentais.
Como manual indico a Jornada do Escritor, de Christopher Vogler. Excelente.
Responder
 #4
(14/03/2012, 22:23)RLemos28 Escreveu: Coerência e coesão são fundamentais.
Como manual indico a Jornada do Escritor, de Christopher Vogler. Excelente.

Estou esperando o meu chegar do correio Icon_lol

Só não se empolguem quando aprenderem a Jornada do Herói.
Ela é ótima, mas o ideal eu acho aprender ela pra ter peito pra questioná-la e fazer algo não muito preso a ela.

Mas eu estou com um chamado "Story", de Robert Mckee.
É mais sobre roteiro de cinema (é a faculdade que eu faço), mas pode ser bem útil,
afinal é estória também.

"Desvendando os quadrinhos", do Scott Mcloud é outro que já estou com ele aqui também.
Responder
 #5
Ler muito, melhor dica.
Responder
 #6
Irônico você criar esse tópico Shio.... FORMATE AS PORRAS DOS SEUS TEXTOS CARALEOS! Icon_lol
Responder
 #7
tem umas dicas de fic que eu leio de vez em quando no Philosofy Otaku

http://philosophyotaku.blogspot.com/search/label/Lau
Responder
 #8
(14/03/2012, 22:19)jasque Escreveu: Algo que acho fundamental é ler bastante.

Busque algum autor que tenha um estilo de escrever que
lembre em algo o seu e use como inspiração ou como meta.

Claro que o ideal é ler um pouco de tudo.
Quem gosta de escrever também gosta de ler.

Isso é importante.
Você vai escrever e por mais que tenha ideia de um estilo próprio fica perdido em como digitar, como formatar.
Pegar um livro e simplesmente olhar para as páginas ajuda muito.


No meu caso, minha maior fonte de inspiração é música.
Não letras, melodias. As sensações transmitidas pelos sons me inspiram muito, eu posso ouvir uma música e imaginar uma trajetória, o tom de uma situação.
Responder
 #9
(14/03/2012, 23:24)Panino Manino Escreveu: Irônico você criar esse tópico Shio.... FORMATE AS PORRAS DOS SEUS TEXTOS CARALEOS! Icon_lol

eu geralmente só posto rough draft.

tipo, foda, outra dica é: Força de vontade. senão você vai ficar que nem eu só nos rough draft.
Responder
 #10
Eu não posto nada sem antes revisar uma porrada de vezes e sair mudando tudo. E isso faz eu demorar pra caralho em dar por encerrado algo.

Eu uso um programa chamado yWriter que me ajuda bastante em escrever e organizar cenas.
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes