Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Hi10p, ou o que muda no encode em 10-bits?


Páginas (2): 1 2 Próximo »
13 respostas neste tópico
 #1
Hi10p é a sigla do “High 10-bits Profile” do AVC/H.264. Um profile, ou perfil, é um conjunto de regras que limitam o uso de alguns recursos na hora de encodar, com o objetivo de manter a compatibilidade com um certo conjunto de decoders (por exemplo, seu celular tem menos poder de processamento que o seu PC, portanto temos que limitar alguns recursos na hora de encodar um vídeo para seu celular). Um “High Profile” é um perfil com poucas limitações destinado principalmente as aplicações profissionais como edição de vídeo.

Por ser destinado ao mercado profissional, todos os perfis acima do “High Profile” do H.264 suportam mais que os tradicionais 8-bits de profundidade de cor. Vamos focar nesse artigo no Hi10p porque patches no final de 2010 adicionaram suporte a esse perfil no x264, tornando esse perfil antes restrito ao mercado profissional acessível a meros mortais (ou fansubbers de animes, que foram os primeiros a adotá-lo em larga escala). Mas que fique claro que podemos ter encodes no H.264 variando de 8 até 14 bit de profundidade.


Artigo completo: http://wp.me/pNkEM-bz
Responder
 #2
Só um adendo nisso, visto que a maioria dos grupos hoje(?) preferem releases softsub. Devido ao processamento extra que arquivos Hi10p requerem, legendas praticamente podem ser unicamente planas (sem qualquer tipo de efeito mais arrojado) ou então espere um playback extremamente lento (resumo: nada de aewsomeness typesetting, e até mesmo coisas como \blur podem vir a causar problemas dependendo da resolução do vídeo)

Isso no vsfilter, claro... mas libass não se salva muito disso também não.

Na minha opinião ainda tem uma longa estrada até isso ser usável... mas sempre tem aquele povo querendo ser os "cool guys" né.
Responder
 #3
Bom, o único fansub que lembro de já começar a usar o Hi10p é o http://animenoshidou.blogspot.com/.
Responder
 #4
ANSK também.
Responder
 #5
(04/09/2011, 17:32)——— Escreveu: Só um adendo nisso, visto que a maioria dos grupos hoje(?) preferem releases softsub. Devido ao processamento extra que arquivos Hi10p requerem, legendas praticamente podem ser unicamente planas (sem qualquer tipo de efeito mais arrojado) ou então espere um playback extremamente lento (resumo: nada de aewsomeness typesetting, e até mesmo coisas como \blur podem vir a causar problemas dependendo da resolução do vídeo)

Isso no vsfilter, claro... mas libass não se salva muito disso também não.

Na minha opinião ainda tem uma longa estrada até isso ser usável... mas sempre tem aquele povo querendo ser os "cool guys" né.
Bom, eu ainda tenho que testar a performance do Hi10p. Coloquei um vídeo para baixar nesse formato no mesmo dia que escrevi esse artigo, mas meu vício em League of Legends não me permitiram terminar de baixar ainda (coloquei o vídeo para baixar no Linux mas o LoL eu obviamente tenho que rodar no Windows). Mas considerando os cálculos deve dar uma diferença de performance razoável mesmo.

Só coloquei mais a título de curiosidade mesmo, porque achei interessante como as coisas funcionam. Depois que tiver um tempo vou trabalhar mais esse texto (adicionar umas imagens comparativas e coisa e tal), mas por enquanto fica isso mesmo.
Responder
 #6

Me passaram um blog de técnologia e informações de anime pelo msn, com esse post tudo bem explicativo, mais eu achei estranho ele tá perfeito demais foi nos lugares aonde participo e vi o mesmo no MDAN e no Sakurai! Achei estranho... Devem ter copiado então os créditos são pra sky hunter lá ou par o cara do Sakurai... Eu entendo de encode e essas coisas, particpei de uns lugares, vu fazer os testes e deixo minha opinião lá em baixo... O bom que esse post explica bem as coisas. Eu vou matar o rennan (CH que mandou isso pra min)


Para quem não sabe, os encodes atuais contêm "apenas" 8bits por canal de cor, gerando os conhecidos 16 Milhões de cores. Isso é muito, mas olhando cada canal separadamente, temos apenas 256 tons para cada cor. Em compressão de videos isso pode gerar problemas, e o mais conhecido deles é o banding.

Basicamente, o Hi10p é apenas um profile do padrão H264 que utiliza 10bits de informações para representar as cores. Com isso, conseguimos armazenar 1024 cores por canal (contra os já citados 256 cores em 8bits). Isso nos rende um total de 1+ bilhão de cores.

O que isso significa? Simplesmente diminuição do banding, melhores cores e tamanhos menores (já que não será necessário dithering a base de noise) em arquivos de video YUV.

Resumidamente é um grande improviso. Vários fansubs já vêem utilizando o Hi10p e, ao que parece, isso se tornará um padrão dentre quem deseja altas qualidades. O que foi dito não se aplica à hardware em geral (TVs, BDs, Placas de video, ...).

Resumindo ainda mais, agora em altos e baixos:

[+] Maior compressão. Algo girando de 10% à 50% na redução do tamanho do arquivo;
[+] Maior quantidade de informações são preservadas entre o arquivo encodado e o source, gerando uma maior fidelidade de cores;
[+] Remoção (próximo a totalidade) do banding e "defeitos" em cenas escuras causados pelo encode;
[-] Decode e encode mais "pesados" (lentos). Depende e muito do processador, mas na maioria dos casos, apenas o encode torna-se "preocupante";
[-] Suporte (lado hardware). Nada de TVs, BDs, DXVA, CUDA, PS3, xBox360 ou qualquer outra coisa que não seja um processador em um computador;
[-] Suporte (lado software). Com o VLC-nightly ainda bugado, o MPlayer2 precisando de mais-que-o-processador-pode-oferecer e alguns codecs ainda verdes (CoreAVC bugado, madVR pesado e CCCP desotimizado), fica difícil decodificar decente e corretamente.

As vantagens são muito boas, mas as desvantagens são muito pesadas. Para citar, é basicamente o caminho oposto de um HTPC (onde coloca-se um processador fraco que consome pouco com uma placa de video para decodificar os videos HD) e da tentência DXVA. A mesma frase de quando surgiu o h264 se aplica ao Hi10p: Ela dizia "[...] garante uma qualidade melhor em um tamanho menor, ou o mesmo tamanho com muito mais qualidade, com pouco tempo a mais no encode, em relação ao xvid/divx". Quanto maior o tamanho do arquivo, maior a percepção da diferença de tamanho.

O fator alegre nisso tudo é que ALGUNS codecsjá suportam o Hi10p oficialmente: O MainConcept, o CCCP, o madVR, o CoreAVC e o LAVFilter. E vale salientar que o peso de execução não é tão alto quanto parece. Claro que um sempron/celeron não consegue decodificar, mas qualquer dual-core realmente dual (nada de P4-HT ou Pentium-D) consegue decodificar de boa (Decodifiquei 1080p Hi10p @30Mbps em um Turion-X2 e um Pentium-T4500, e em ambos não tive slowdowns). Claro que isso foi com o CCCP, pois com o VLC não consegui decodificar corretamente (alguns slowdowns e muitos defeitos) e, com o MPlayer2, apenas tri-core+ conseguiram uma velocidade aceitável, o madVR só funciona em placas de vídeo Mid-End com pixel shader 3+ (quando falo placa de vídeo, estou excluindo automaticamente a intel) e executa numa velocidade muito boa. O CoreAVC não pude testar poque o mesmo é pago, mas dizem que ele está executando sem nenhum problema de velocidade (mas com problemas de compatibilidade); já o MainConcept é muito caro e pago, logo tenho nem comentários, apenas o fato dele ser o primeiro a decodificar Hi10p. O LAVFilter também roda de boa, com a menor quantidade de defeitos e maior velocidade, mas suas atualizações constantes são desencorajadoras para alguns. No meio deste tiroteio, o CCCP é o que saí menos furado dessa história toda, com o LAVFilter em segundo e CoreAVC em terceiro.

E só para não assustar a todos: O suporte ao Hi10p PODE chegar ao DXVA, basta apenas que os fabricantes de placas de video atualizem seus drivers. Quanto tempo isso irá levar dependerá de vários fatores, e um deles provavelemte será a aceitação do público. Já aos BDs/TVs/Consoles... podem esquecer.

---

Pronto, depois de falar o que é para ser sabido, está na hora da minha opinião ^^

Curto e direto: Vale e muito a pena, simples assim. Arquivos menores, qualidades maiores, cores mais vivas e pouco peso a mais.
motivos: (hora de aumentar a redação)

Aqui cito exemplos de tamanhos com a mesma qualidade numérica (SSIM) e visual (entre colchetes). Todos compartilham das "mesmas" configurações, exceto o campo "excessão".

Exemplo1: Dantalian no Shoka (m.e.e.w fansub / 1280x720)
Exceção: video + audio em 192
- Tamanho
* 8bits: 372Mb
* 10bits: 286Mb
- Diferença nas opções
* 8bits: crf=17.8 / qpmax=69
* 10bits: crf=19.2 / qpmax=81

8bit/10bit: [Imagem: dantalian8bit.th.png] [Imagem: dantalian10bit.th.png]


Exemplo2: Ore no Imouto (encode próprio / 1280x720)
Exceção: video + audio em 192
- Tamanho
* 8bits: 328Mb
* 10bits: 199Mb [162Mb]
- Diferença nas opções
* 8bits: crf=16 / qpmax=30
* 10bits: crf=18 [19] / qpmax=69
- Tempo de encode
* 8bits: 6h 30min (dual-core intel pentium t4500 2.3Ghz) / 1h 32min (quad-core amd atlhon x4 640 3.0Ghz)
* 10bits: ~8h (dual-core intel pentium t4500 2.3Ghz) / ~2h (quad-core amd atlhon x4 640 3.0Ghz)
- Obs.: Foi muito lento pois o deinterlace está incluso.

8bit/10bit: [Imagem: imouto8bit.th.png] [Imagem: imouto10bits.th.png]


Exemplo3: Blood-C (encode próprio / 1920x1080)
Exceção: sem audio, apenas OP
- Tamanho
* 8bits: 136Mb
* 10bits: 98Mb [72Mb]
- Diferença nas opções
* 8bits: crf=16 / qpmax=25
* 10bits: crf=18 [20] / qpmax=51
- Tempo de encode
* 8bits: 30min (dual-core intel pentium t4500 2.3Ghz) / 16min @ 3fps (quad-core amd atlhon x4 640 3.0Ghz)
* 10bits: 42min (dual-core intel pentium t4500 2.3Ghz) / 19min @ 2,5fps (quad-core amd atlhon x4 640 3.0Ghz)
.


Exemplo4: Elephant Dreams (??? / 1920x1080)
Exceção: Aqui vem apenas imagens comparativas, em dois locais diferentes, do source com um encode em 10p e 8p. A diferença é muito visível.
LINK: http://blisswater.info/comparison/elephantsdream/


Vale ressaltar que em movimento a qualidade é muito melhor, além das cores serem mais vivas a diferença no banding é nitidamente perceptível.

A variante de tamanho é essa mesmo. Um arquivo encodado em 60Mb 8p fica aproximadamente 2 à 3Mb menor em hi10p, mas já um arquivo encodado em 890Mb 8p ficou com apenas 610Mb em hi10p.
Responder
 #7
(19/11/2011, 12:00)Rowel Escreveu: E só para não assustar a todos: O suporte ao Hi10p PODE chegar ao DXVA, basta apenas que os fabricantes de placas de video atualizem seus drivers. Quanto tempo isso irá levar dependerá de vários fatores, e um deles provavelemte será a aceitação do público. Já aos BDs/TVs/Consoles... podem esquecer.

Não é possível. As placas de vídeo usam hardware dedicado para decodificar vídeos. Elas não usam os shaders, a não ser para pós-processamento. Serão necessárias novas placas de vídeo com suporte a 10bit.


Responder
 #8
Sei lá...
eu vou demorar para aderir a isso...

A TV tem entrada USB e roda maioria das coisas...
Não vou ficar espetando PC lá para fazer aumentar o consumo de energia...
Já que será uma coisa a mais ligada...

Só vou aderir a isso quando trocar de TV... e TV tiver suporte a 10bits... Coisa que pode vir a demorar bastante...
Responder
 #9
Obrigado Google, descobri que roubaram meu post: http://tokuplanetfansub.wordpress.com/hi10p/

Bom, dá nada, agora eu tenho tempo, banda e sistema para aprofundar um pouco mais no assunto e finalmente devo começar a escrever a versão final desse texto, aproveitando que aparentemente não tem nada bom em português (fora o meu texto que de qualquer jeito foi feito nas coxas)
Responder
 #10
(30/11/2011, 23:32)m45t3r Escreveu: Obrigado Google, descobri que roubaram meu post: http://tokuplanetfansub.wordpress.com/hi10p/

Bom, dá nada, agora eu tenho tempo, banda e sistema para aprofundar um pouco mais no assunto e finalmente devo começar a escrever a versão final desse texto, aproveitando que aparentemente não tem nada bom em português (fora o meu texto que de qualquer jeito foi feito nas coxas)

única coisa referente a vc foi isso...

Texto escrito originalmente por m45t3r. Revisado por nós da TokuPlanet. Icon_lolIcon_lol
nem link pra cá tem...
e ainda só mudaram partes finais do texto..
Responder
Páginas (2): 1 2 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes