(30/08/2011, 23:30)Panino Manino Escreveu: Enfim, poderia ser pior.
Achei que ficou bem com a cara daquelas histórias interessantes e até boas, mas a execução parecer ser categoria B. Não é ruim, mas tem algo de estranho. A arte é bastante boa, mas dá uma impressão de que faltou o orçamento ideal, por isso que o filme só tem 1 hora e várias cenas evitava de mostrar os personagens de perto para não ter que animar, além de eles se mexerem pouco.
E a música, mas momentos de tensão poderia muito bem ser melhor. Ficou exagerada, por isso disse que tinha uma clima B.
Não achei o filme mal feito. Pelo contrário, achei muito bem feito considerando que foi feito por uma empresa pequena. É interessante ver o tanto de coisas que o filme tem que são desenhadas mesmo ao invés de CG.
Primeiro o filme tem um excelente sombreamento, lembrando animes antigos.
http://i.imgur.com/Ria8k.jpg e
http://i.imgur.com/hqnrV.jpg seriam os exemplos. Note que o personagen cria sombras em si mesmo, um efeito que os jogos ainda procuram emular em tempo real (cast self shadows). Esse efeito de deformação ao ver através da água também ficou bom,
http://i.imgur.com/Q4Nzp.jpg, e os carros são renderizados com efeitos de luz e nível de polígonos a parecem quase reais, como visto em
http://i.imgur.com/gJPx8.jpg e
http://i.imgur.com/kdZFA.jpg. Mesmo em cenas onde a princípio parece que não houve tanta atenção a detalhes, como em
http://i.imgur.com/jRiYP.jpg, onde a parte interna do carro não parece ser de couro, estofado ou algo parecido, ainda há detalhes como o "brilho" ali no vidro indicando o movimento relativo do reflexo (no anime ele se move), exatamente como em um anime antigo. E no caso deste espelho,
http://i.imgur.com/izsdT.jpg, o espelho reflete não só ela e a parte do banheiro atrás dela, mas também o brilho do local.
Sobre mostrar os personagens de longe, isso na verdade reflete o cuidado com a animação no anime. Na maioria dos animes os personagens viram rascunhos de si mesmos quando são vistos de longe, como em
http://www.youtube.com/watch?v=Ktae3k3A8ks. No filme os personagens continuam com cara de gente mesmo vistos de longe. Já em cenas do filme como
http://i.imgur.com/QXXk2.jpg, os personagens cenário tem uma cara razoável e o cenário tem um vidro que reflete o brilho. Um probleminha talvez fosse as sombras dos personagens, mas é o comum para locais muito bem iluminados. A noção básica que temos de sombra é a gerada pelo sol, que é um só grande foco de luz agindo sobre o objeto. Já em locais com muito boa iluminação, ela cobre os "pontos cegos" e a sombra não consegue se formar como devia. Em estádios com problemas de iluminação, você vê quatro sombras no jogador, enquanto que o ideal seria ver nenhuma.
O objetivo do anime foi ter um clima brutal assim como o de animes scifi dos anos 80, e para mim ele o cumpriu com maestria.