Full Metal Panic!, o mangá, é baseado na série de Light Novels de Shoji Gatoh. Também foi lançado a série de animes (todo mundo sabe disso, eu sei, mas só para lembrar). A primeira temporada do anime corresponde aos 3 primeiros volumes das Light Novels, e a segunda temporada, Fumoffu, contém várias histórias curtas das LN. A terceira temporada (aka The Second Raid) foi adapta da 4ª Novel The End of Day By Day.
Atualmente, os fãs (tipo eu) esperam pela uma quarta temporada do anime, mas o mangá continua, porém já esta na reta final, se preparando para fechar o volume 18 (que será o último). No Brasil foram lançados todos os volumes da série Full Metal Panic! que corresponde à 1ª, 2ª e 3ª Light Novels e alguns volumes de Full Metal Panic! Sigma que corresponde aos últimos volumes das novels (A Panini responsável pelo lançamento no Brasil, não deu mais notícias sobre a volta de FMP).
Atualmente foi lançado o mangá Full Metal Panic! Another, que também é adaptação da Light Novel de mesmo nome lançado por Shoji Gatoh no ano passado, que é uma história que se passa anos após o fechamento dos acontecimentos na Light Novel original, com novos personagens, mas também com o retorno de personagens da antiga série.
Full Metal Panic! Light Novels (São 12 volumes, a última novel é dividida em duas partes)
- Fighting Boy Meets Girl
- One Night Stand
- Into the Blue
- The End of Day By Day (Parte1 e Parte 2)
- Dancing Very Merry Christmas
- Continuing On My Own
- Burning One Man Force
- Come Make My Day
- Approaching Nick of Time
- Always, Stand by Me: Part 1
- Always, Stand by Me: Part 2
4 volumes já lançados
Full Metal Panic! Mangá:
- Full Metal Panic!
- Full Metal Panic! Comic Mission (histórias curtas / comédia)
- Full Metal Panic! Sigma
- Full Metal Panic! Overload
- Full Metal Panic! Surplus
Enredo (wikipédia)
Uma organização secreta, chamada Mithril, tenta impedir um terrorista conhecido como Gauln, de conseguir aprisionar os "Whispered", pessoas que conhecem e experimentam visões onde lhes são mostradas tecnologias (Black Technology, no Brasil adaptado para "Tecnologia Obscura") acima do nosso tempo (uma espécie de super-dotados), dando assim, poder para quem conseguir obter as informações de dentro de suas cabeças.
É aí que entram os personagens principais. O Sargento Sousuke Sagara, o protagonista, junto com dois de seus camaradas, tem que se infiltrar na escola de Kaname Chidori e impedir a sua captura pela organização de Gauln.
Acho desnecessário abrir um tópico para falar das LN e também do mangá, por isso se a staff não se importar acho que esse tópico serviria para a duas coisas. Eu já li todas as LN, mas não tenho todas elas, pois a primeira, segunda e terceria foram lançadas nos EUA e o pessoal deletou estas por serem licenciadas. Eu consegui "salvar" da quarta em diante, se alguém quiser passo em off, esta em inglês. Eu também acompanho o mangá, mesmo em raws, e atualmente estamos no capítulo 81. O mangá vai terminar mês que vem. Já esta na última parte do último volume de Always, Stand by Me.