Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Review de Visual Novel: Koi de wa naku


0 respostas neste tópico
 #1
[Imagem: VBbL3.jpg]

Começarei fazendo o review de um visual novel chamado de Koi de wa naku - It’s not love,but so where near. O motivo de começar por este é que eu terminei de jogar este jogo ontem. Tem vários outros jogos bem melhores que este, mas como esse está mais fresco na minha mente, então decidi escrever esse primeiro. Para quem não sabe o que é visual novel recomendo que leia este artigo que foi publicado no blog pareceiro o Subete Animes. Lógico como esses jogos são feitos para os japonêses, é difícil pessoas de outros países conseguir ler o que está escrito, sem contar vários tipos de bloqueios de segurança contra pirataria, e também tem vários bloqueios que não permite que esses jogos rodem em sistemas operacionais que não seja em japonês. Mas o hacker não existes a toa, em poucas horas depois de lançamento já tem patch ou crack circulando por ai para quebrar esses bloqueios. Mesmo quebrando todos esses bloqueios e jogue, ninguém responderá nada aqui, como no caso de fansub de animes, já que são obras que ninguém detém direito de comercialização, consequentemente aqui no Brasil não tem o dono para punir os que usam a pirataria desse tipo. Sim, isso muda de história no momento que a obra é licenciado aqui no Brasil. Mas diferente de animes e mangá, infelizmente não conheço nenhuma obra de Visual Novel que foi licenciado aqui no Brasil. Isso tem muita lógica, as empresas que produzem esses jogos não tem poder financeiro suficiente para sair lançando o mundo a fora. Isso é tão verdade que, a cada ano montes de empresas acabam falindo e montes de outras entram nesse mercado. Um dos poucos bem sucedido é o Key Visual Arts. Acho que muitos que estão envolvido nesse mundo já deve ter ouvido sobre essa empresa. Para quem não sabe é a empresa que produziu seguintes visual novels, o Air, Kanon, Clannad e Little Busters!, no qual os três primeiros foram adaptados para o anime, sem contar que no caso do Kanon, foi adaptado pelos dois estúdios de animação diferentes. Além disso foi a empresa que fez o script do anime Angel Beats!.

Mas você pode me perguntar, que utilidade tenho lendo essas coisas. Bem, na verdade quero é divulgar a qualidade e defeito de Visual Novel. Alguns títulos como este pode não ter relevância nenhuma, pois dificilmente será adaptado para anime ou terão fãs suficientes para iniciar alguma tradução em inglês. Mas obras como Aiyoku no Eustia que foi lançado este ano, muito provavelmente alguém irá iniciar a tradução em inglês e no momento que as traduções desses terminarem, quero que mais pessoas estejam famializado o suficiente para pegar para jogar. Se alguém quiser tentar jogar algum jogo já traduzido para inglês pegue algum título do TLWiki, recomendo que comece com G-Senjou no Maou. Escreverei Review de G-Senjou no Maou na outra oportunidade. Qualquer dúvida sobre as traduções estarei a disposição no nosso fórum.

Então vamos deixar de enrolação e começar a escrever sobre o review desse jogo. Antes de mais nada vamos analisar o título do jogo. 恋ではなく (Koi de wa naku), a tradução disso é exatamente o que vem a seguir em inglês "It's not love" (Não é amor). Mas em inglês tem complemento disso "but so where near." (mas algo próximo disso (adaptado)). Ou seja o título completo seria algo como "Não é amor, mas algo próximo disso.". Realmente o jogo é o próprio título. Alías esse Review hoje, parece até de próposito, já que hoje é dia dos namorados, mas quero que saiba isso não passa de mero coincidência. Na verdade o que vou escrever daqui a diante é puro spoiler, se você conhece japonês e tem pretenção de jogar, favor não continue com a leitura.

A relação de um homem e mulher, não é sempre formado por um sentimento que pode ser simplificado a uma palavra: o amor. Alías o que seria amor? Você acredita no amor a primeira vista? De que forma surge isso? Aparêcia da pessoa ou convivência com a pessoa? Bem isso acaba sendo mero detalhes para o jogo. Sim, a questão tratado é tão complicado ou tão simples que isso é simplesmente ignorado no jogo.

[Imagem: FG3HW.jpg]

No inicio parece até ser simples triangulo amoroso, onde envolve os amigos da infância. Mas logo percebe que o jogo consegue ir além disso. Muitos deixaram de jogar porque mesmo com vários finais, sempre o jogo terminam com os dois protagonistas, a Yumi e o Norifumi. Sim, isso é verdade, mas o que muitos não sabe é que na rota "Grand Route" (é uma rota especial após concluir outras três), mostra os caminhos e parceiro/a que cada personagem escolheu. Ninguém ficou sozinho/a no Grand Route, mesmo que isso não seja formada simplesmente pelo amor.

Os amigos de infância que aparecem no jogo são a Yumi, o Norifumi, o Tasuku e o Taito. Esse último faleceu uns três anos antes, com doença desconhecida, na verdade não é uma doença desconhecida, é desonhecida para gente que está jogando, assim é o que o Taito quis e a Yumi apenas cumpriu a promessa e não contou para Norifumi. E consequentemente agente ficou sem saber o motivo da doença. O Taito admirava o Norifumi, pela sua capacidade de tirar a foto. E como percebeu que jamais conseguiria tirar a foto como dele, ele deixou de tirar a foto e passou a desenhar, já que para ele desenhar poderia melhorar com empenho, mas tirar a foto teria que ter dom para isso. O Norifumi tinha complexo por ser um ano mais novo que o Tasuku e a Yumi e percebia que não era tratado igual. Porém depois se arrepende por ter feito o mesmo com o Taito que era irmão mais novo da Yumi.

[Imagem: WDmvX.jpg]

Desde essa época de infância o Norifumi e a Yumi se disputavam, simplesmente um achava outro como rival. Tudo isso para ser aceito pelo Tasuku. O Norifumi disputava para poder equiparar com Tasuku e a Yumi, e a Yumi disputava para que o Norifumi não passasse. Porém jamais disuptava com coisas iguais ou semelhantes, ou seja, no fim era dificil de saber quem estava na frente. Devido à isso que o Norifumi continuou tirando a foto e a Yumi seguiu o caminho de modelo. Já que a Yumi ficava de modelo da foto do Norifumi. E o Tasuku era o que liderava esse grupo. No qual desde essa época gostava da Yumi.

Tudo seria maravilha se o Taito não adoecesse. Para piorar os pais de Yumi tem hospital pequeno, no qual, devido ao hospital não sobrava tempo para cuidar dos seus próprios filhos, e quando os pais perceberam a doença do Taito era meio que tarde, e acabou transferindo para hospital de Tóquio. E a Yumi também se mudou pra lá, e o pedido do Taito para Yumi era que não contasse o estado da doença para Norifumi e que ele não visitasse. Lógico a verdade era que o Taito não queria que a pessoa que ele mais admirava o Norifumi olhasse o estado dele. Mas no fundo ele queria ver o Norifumi, a Yumi sabia disso, então ela decide voltar para cidade natal para contar o estado da saúde do Taito para Norifumi. O outro problema surge ai, a Yumi encontra o Norifumi feliz da vida porque talvez ganharia o Chocolate no dia do São valentino e devido à isso acaba atrapalhando a Tsutsumi que pretendia dar chocolate ao Norifumi. O dia de São Valentino (dia dos namorados) no Japão é um dia especial para mulheres que dão chocolate para confessar o amor etc. Sim, tem também o chocolate de obrigação que elas dão para os homens ao redor. No fim a Yumi não contou o estado da saúde do Taito e o Norifumi só ficou sabendo disso no enterro dele.

[Imagem: W1ovg.jpg]

O Tasuku monta equipe para fazer um filme e pede para Yumi ser a heroina do filme, lógico a intenção dele é confessar o seu amor à ela depois de terminar o filme. O Norifumi foi chamado para filmar. A Yumi precisaria sair no meio do filme porque entrou um grande serviço de modelo. Mas no fim acaba não participando devido à acidente causado no meio da filmagem. Porém antes do acidente já tinha trocado de heroina. Sim, para piorar trocou com a Tsutsumi que não conseguiu declar o seu amor no passado ao Norifumi, pois foi atrapalhada pela Yumi anos atrás. A confusão então está armado...

A história não é simplesmente isso. Tem outras personagens importantes como a Konoka, o Naoto, a Tomoka... Os três primeiros rotas servem mais como prólogo para o "Grand Route". Eles poderiam focar mais em "Grand Route", alías poderia incluir de forma discreta as três rotas no "Grand Route" que provavelmente ficaria melhor. Todos os personagens tem alguma importância no jogo, especialmente no "Grand Route". Isso é incível para um jogo que possui quantidade de personagem bem grande. O que eu mais disse aqui é entre a Yumi e o Norifumi. Os dois mesmo com o odio devido ao acontecimento do dia do São valentino e do Taito, mas no fundo confia e respeitam. A palavra como amor no caso dos dois não combinam. Não é amor, mas algo além disso e isso que agente sente jogando esse jogo. No fim talvez não se tornou um casal de namorado comum, mas algo além disso. Esse tipo de coisa você sente com outros casais que formam no jogo. O jogo é o próprio título, realmente o jogo respeita o título dado a ele.

[Imagem: kbphA.jpg]

Pontos Positivos:

Seiyus: Combinam perfeitamente com as personagens
Resolução: Wide
Sistema: Bastante atual com várias opções

Ponto Negativo:

Enredo: Poderia ser melhor se focasse mais na rota "Grand Route"

Ficha Técnica:

Empresa: Syangrila Smart
Enredo: Takeshi Hayakari
Data de lançamento: 27/05/2011
Nota: 76/100

PV:

Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes