Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

H.R Giger


Tópico em 'Vale tudo' criado por transmetropolitan em 26/06/2012, 16:59.
0 respostas neste tópico
 #1
H.R Giger
O criador da direção de arte e concepção do filme Alien o 8˚ passageiro.
[Imagem: XNluw.jpg]
Hans Ruedi Giger nasceu em Chur, na Suíça, em 1940, e morava na rua Storchengasse. Pintor, esculor e desenhista de cenários para cinema, ficou imortalizado com a direção de arte do filme de RidleyScoth, ALIEN 8˚ passageiro. O trabalho em ALIEN lhe deu o Oscar, e sua estética sombria que mistura elementos orgânicos com máquinas “Biomecanóides” foi inspiração para muitos outros diretores de ficção científica.
[Imagem: H4L54.jpg]
[Imagem: 1pjAT.jpg]

Sua paixão por desenho e modelismo veio ainda criança; sua mãe comprava vários tipos de plasticina e ele as moldava e construia cortejos carvavalescos de Basileia (festa típica suíça, semelhante ao nosso carnaval), e fazia as baquetas dos tambores com palitos de fósforo.
[Imagem: MjhcW.jpg]
Giger ingressou na faculdade de arte aplicada de Zurich em 1962 depois de fazer 3 anos de desenho de arquitetura na Escola de Recrutas em Chur. A característica artística de Giger pode ser explicada por um comentário de um de seus mentores na cadeira de design e arquitetura Willie Guhl , ao vêr seus móveis feitos com ossos de animais: “ Giger, você faz sempre coisas tão doentias que até parecem pescoços de vaca”.
[Imagem: 1qLzc.jpg]
[Imagem: q1bTm.jpg]
Materializando seus sonhos em seus trabalhos:
Giger usava, desde jovem, como base de inspiração para seus desenhos, tudo aquilo que sonhava. O texto baixo foi escrito por ele para o seu livro da Taschen:
Esta série de desenhos a tinta-da-china sobre transcop em formato A4 decorreu da transcrição e análise dos meus sonhos segundo a interpretação de Sigmund Freucl, tarefa a que me dediquei durante vários meses. Descobri que as horas que antecedem o sono são decisivas para a actividade onírica. Por isso, tentei de diversos modos influenciar os meus sonhos antes de adormecer! Alegrava-me o facto de o meu trabalho sistemático confirmar de forma evidente a teoria freudiana de interpretação dos sonhos.
[Imagem: qoHWL.jpg]
Pensava inc1usivamente que qualquer psiquiatra teria interpretado as minhas transcrições de modo semelhante, e ter-me-ia contado o que eu queria ouvir ou o que já sabia. O facto de, segundo a minha lógica, qualquer psiquiatra poder compreender o simbolismo nelas contido foi, evidentemente, decisivo para a escolha do título que atribuí à série, “Uma pechincha para o psiquiatra”.
[Imagem: 9wAds.jpg]
Citar:Pintura óleo sobre madeira.

Tatuagem
A tatuagem é uma arte marginal. Só comecei a prestar-lhe atenção quando me mostraram temas de antigos quadros meus, principalmente pinturas a aerógrafo, em braços, pernas, costas ou outras partes do corpo. O que mais me surpreendeu, foi quando, numa convenção sobre tatuagem perto de Nova Iorque, um homem (Paul IvankIcon_e_surprised) levantou a perna das calças e me mostrou o meu retrato tatuado. Desde então, folheio todas as revistas de tatuagem, e encontro sempre novas versões, que o Leslie Barany tem recolhido com vista à publicação de um livro intitulado «H. R. Giger Under your Skin».
[Imagem: h64wU.jpg]
William Gibson, que é para mim o melhor escritor de ficção científica, autor de «Newromancem e de «Mona Lisa Overdrive», eternizou as minhas obras como modelo para os artistas da tatuagem no seu livro «Virtual Light». Nessa obra, pode ler-se o seguinte: «Tens um Giger nas costas.» O termo «biomecânico», que utilizo em muitos dos meus quadros, também parece caracterizar um estilo futurístico, em que o homem mostra o corpo à transparência, revelando que, por dentro, somos todos robôs. Admiro estes portadores de tatuagens; merecem o meu respeito. São os mais fiéis admiradores das minhas obras. Como portadores vivos dos meus quadros, assemelham-se a museus ao ar livre; não podem – pelo menos por enquanto – ser trancados em cofres, como acontece com as obras de arte dispendiosas.
[Imagem: L0kpz.jpg]
Todos os artistas gráficos gostariam de fazer arte, e o mesmo acontece com os designers de mobiliário. Quem os impede disso? Os críticos? E qual é a diferença entre uma cadeira dum artista e uma cadeira dum designer? Em última análise, o facto de a cadeira do artista ter sido dispensada da sua função através de artifícios.
[Imagem: vcgxW.jpg]
Basta um tampo oblíquo para ninguém se poder sentar nela! Mas como as nossas casas estão cada vez mais pequenas e não temos espaço para esculturas de grandes dimensões, precisamos de dar utilidade às obras de arte. Os objectos dos sarcófagos dos antigos egípcios (sobretudo o de Tut-Ank-Amon) também foram considerados grandes obras de arte, embora tenham uma finalidade. Enfim, que significa isto? – vivam os Wiener Werkstãtten!
[Imagem: 5z8tO.jpg]
Citar:Livro da editora Taschen com toda obra de H.R Giger
Os signos do zodíaco por Giger:
Existe uma série de trabalhos de Giger chamado “Mystery of San Gottardo”, são organismos sem cabeça, apenas reduzidos a uma perna e um braço. Giger representou todos signos do zodíaco, tendo como base apenas braços e pernas. Abaixo fotos de esculturas de alguns dos signos.
[Imagem: yOEbo.jpg]
Signo de peixes
[Imagem: RVMVd.jpg]
Signo de Touro
[Imagem: Bn57B.jpg]
Signo de Virgem
[Imagem: ttPbn.jpg]
Signo de Áries
[Imagem: dQ5KU.jpg]
Signo de Escorpião

Um bar onde um Alien tomaria uma cerveja:
Na cidade natal de Chur onde Giger nasceu, foi construído um museu em sua homenagem. O bar do museu foi todo construído seguindo as especificações e desenhos de Giger. A arquitetura e direção de arte nos transporta para dentro de uma nave futurista, e nos da impressão que um Alien vai surgir a qualquer momento servindo uma bebida.
[Imagem: 3Yn2b.jpg]
[Imagem: 5SQo2.jpg]
[Imagem: UCgsa.jpg]
[Imagem: Ipm0J.jpg]

Fonte:
Spoiler:  
http://aidobonsai.com/2009/10/17/h-r-giger/#more-9884
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes