Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Lucio Fulci o padrinho do Gore


2 respostas neste tópico
 #1
Hoje tratarei sobre cinema e escreverei sobre o Maestro Lucio Fulci e discorrerei principalmente sobre três filmes desse cineasta italiano pouco conhecido do grande público, ele abandonou a faculdade de medicina e decidiu dedicar-se a sétima arte, começou como assistente de direção e roteirista trabalhando junto a diretores como Steno e Riccardo Freda, aprendendo e experimentando em diversos gêneros. O seu reconhecimento chegaria logo no inicio dos anos 70 com a explosão dos filmes Giallos. Só uma informação, Giallo era um tipo de filme baseado em pulps de histórias detetivescas, além de contos policiais com assassinatos em série, mortes bizarras e exposição de corpos nus, o nome é derivado desses livros impressos com papel barato e com suas capas geralmente em tons amarelos, daí o nome Giallo (amarelo em italiano).

Em 1968 fez seu primeiro mistério Una sull’altra e teve sucesso suficiente para realizar, no ano seguinte, um de seus projetos favoritos Beatrice Cenci baseado em uma história verdadeira, o filme detalha o julgamento de uma jovem mulher acusada de assassinar seu pai, que supostamente era sexualmente abusivo retratando em meio à superstição e o medo o século XVI. Um comentário sarcástico sobre Igreja e Estado.

Entre os anos de 1971 e 1972, Fulci dirige dois excelentes Giallos: Lucertola con la pelle di donna, Una e o desconcertante Non si sevizia un paperino. O primeiro, com vívidas alucinações envolvendo assassinos hippies e o segundo, com seguidores religiosos psicóticos além de brutais assassinatos de crianças, eram – para dizer o mínimo – polêmicos. Foi essa mesma polêmica responsável para que ele perdesse um pouco de seu prestígio, como aconteceria com o gênero que sendo extremamente violento e com excesso de nudez acabou perdendo o interesse do público, pois passou a chocar mais do que entreter.

Obrigado a trabalhar na realização de filmes de aventura para televisão sua sorte mudaria em 1979 quando filma o clássico Zumbi 2, o ponto mais alto de sua carreira, um trabalho digno de Romero, dando a alcunha para Fulci de mestre do Gore. Para quem não sabe Gore é o tipo de filme de terror onde temos víceras e toneladas de sangue. Esse filme também creditado de 1978 possui o nome no Brasil de Zombie-o despertar dos mortos, ou mesmo conhecido como Zombie 2- A Volta dos Mortos. Este filme tem um visual fantástico e é espetacular, mesmo utilizando-se de artimanhas desnecessárias para render um bom trocado, como dizer que é uma sequência, não sendo uma, só para aproveitar o sucesso de Madrugada dos Mortos feito por Romero em 1978, não confundir com refilmagem de 2004 feita por Zack Snyder.

O filme começa na cidade de Nova Iorque onde uma pequena embarcação chega e é abordada pela guarda marinha, lá está apenas um Zumbi, descobrimos que o barco é do pai da heroina de nossa história Anne Bowles, um famoso cientista que esta desaparecido. Ela acaba viajando com um grupo de desconhecidos até uma remota ilha tropical onde teoricamente estaria seu pai, a ilha Matul, lá os mortos começaram a andar e desenvolveram desejos por carne humana.

É interessante notar que alguns dos elementos clássicos dos filmes de Zumbi estão lá, devoradores de seres humanos sem inteligência e o mais legal lentos, putrefados, incansáveis e insaciaveis, no entanto, o diferencial é que são muito fortes, numa das cenas mais famosas uma mulher tem não apenas sua casa invadida como um de seus olhos perfurados por pedaços de madeira da porta que um morto-vivo arrebentou apenas para pegá-la, é impressionante a quantidade de cortes e o tempo que leva para ocorrer o cegamento da bela moça que passa dois minutos se banhando em cena para passar os próximos dois minutos tentando em vão não perder um dos olhos. Outra cena monumental é quando ao fugir de um tubarão uma moça acaba sendo agarrada no fundo do mar por um zumbi e para sua sorte parece que tubarões não se incomodam com carne podre. Mesmo com a semelhança física entre os atores que interpretam os desmortos, a maquiagem e a direção salvam atuações ruins com uma dublagem ainda pior, até a trilha marcadamente dos anos setenta possui seus bons momentos e o melhor do filme é o final com uma Nova Iorque também tomada por estas bestas.

Após novos filmes tanto para TV quanto cinema Fulci, desenvolveu dois filmes que lhe deram certa visibilidade no começo do anos oitenta com Paura nella città dei morti viventi,no Brasil chamado de Pavor na Cidade dos Zumbis, depois do suicídio de um padre num cemitério, Zumbis levantam-se de suas sepulturas para atacar as pessoas, controlando e transformando-as em monstros a distância, com pessoas enterradas vivas e muitas visceras escorrendo boca a fora. Além de Gato Negro onde um homem capaz de falar com os mortos se vinga de seus inimigos através de seu gato, marcaram os anos de 1980 e 1981 e consagraram-se como Cults. Mas o que chama a atenção é o grande The Beyond, ou Seven Doors of Death, no Brasil Terror nas Trevas filme de 1981 marca a inventividade e seria o segundo filme que consagraria uma trilogia não oficial sobre os portões do inferno começado com Pavor na Cidade dos Zumbis e terminado com Casa dos Mortos Vivos.

Terror nas Trevas de 1981, começa com um espancamento ocorrido em 1927 num hotel, logo de cara somos jogados numa cena extremamente impactante com correntes arrancando pelos, carne e deixando ossos expostos, seguida duma crucificação, na realidade o homem é pregado com pregos enormes as paredes do porão e tem ácido jogado contra sua pele, tudo ocorre enquanto outra personagem no hotel lê uma passagem de um livro que revela a existência de sete portas para o inferno e com dor extrema uma deles seria aberta e o mal chegaria a terra. Em poucos minutos Fulci nos mostra desepero e dor de maneira extrema com cortes variados e uma brilhante além de convincente maquiagem, apenas com essa pequena introdução o filme começa pra valer com uma jovem herdando este mesmo imóvel em 1981, após a reabertura deste espaço, mortes bizarras acontecem no porão, numa banheira e até da mordida de um cão amigo, em longas e agoniantes tomadas Fulci nos conduz por tortuosos caminhos enquanto vemos a protagonista a procura de uma resposta e de perceber se está de fato sã, ela conhece um psiquiatra que como era de se esperar mostra-se cético até o ponto em que a cidade é tomada por Zumbis e eles conduzidos até a porta do inferno para tentar se salvar. Para dar um tom ainda mais macabro e criar a atmosfera putrida e negra que cerca os personagens, a trilha de Fabio Fabrizzi cria um climax desconfortavel que junto a uma fotografia suja com lugares enevoados e estranhos metem medo. Em minha opnião este é de fato o melhor filme da trilogia que por coincidência, ou não, é estrelado por Catriona MacColl assim como os demais da trilogia.

O filme seguinte é conhecido como The House by the Cemetery, A Casa dos Mortos Vivos de 1981, ele começa com um jovem casal numa casa empoeirada que morrem da melhor maneira Jason Voorhes, com facas atravessando a nuca e saindo pela boca, esse filme que fecha o que é tido uma trilogia sobre o inferno, logo nos apresenta um casal e seu filho, o enfante conversa com uma macabra menina que pede para que seus pais não mudem de Boston para Nova Inglaterra, contudo seu pai a trabalho acaba indo para o que parece ser um desconforto já que a casa espaçosa está em frangalhos, o que a esposa descobre é que tanto fora como em sua casa existem sepulturas, o que segundo a explicação do marido era normal, somos acometidos por ataques de morcegos, conversas como mutantes por telepatia entre as crianças e uma trilha sonora que lembra algumas fases da série de jogos Castlevania, com um porão lacrado onde nele existe um maniaco que necessita e coleciona pele humana, o filme possui fantasmas e cenas de gore com cabeças sendo partidas ao meio como um melão, infelizmente como a maioria dos filmes de Fulcci a dublagem acaba deformando atuações fragéis e pouco convincentes, mas com uma trilha sonora de peso, uma maquiagem bem feita, o filme é um deleite visual para os amantes do Gore, contudo como a maioria dos filmes de Fulci este também sofreu com cortes feitos por terceiros e alguns trechos parecem desconexos.

Após um período de excelentes filmes Fulci adoeceu sofrendo de hepatite, passando meses hospitalizados, teve cirrose e passou os anos de 1984 e 1985 quase que inteiramente em casa, talvez seja reflexo dos problemas e da doença que o atacaram, mas os filmes posteriores não tiveram a força ou a iventividade depois de 1986 os trabalhos de Fulci foram mau escritos, dirigidos e produzidos, a cada tentativa ficava claro que aquele homem não tinha a força de antes, seus últimos filmes foram decepcionantes e pouco instigantes nem dignos de serem mencionados, ele teve um decaida e seu nome foi ligado a produções ruins e de baixo orçamento, a decadência não foi apenas profissionalmente seu corpo também acabou sendo debilitado e em 13 de março de 1996, devido a diabete, este grande mestre morreu em Roma aos 68 anos de idade. Fulci foi um gênio e pioneiro, muito do que se vê de terror nos dias de hoje são derivados de seus trabalhos, infelizmente ele nunca recebeu o crédito que de fato merecia sendo deixado de lado, mesmo que muito do que tenha criado ainda esta presente no universo pop atual, vida longa ao Maestro Lucio Fulci, que com uma obra de mais de cinquenta roteiros, cinquenta filmes dirigidos, inumeras atuações e trabalhos em filmes de outros cineastas dedicou sua vida a sétima arte e merece muito respeito e de fato a alcunha de “Godfather of Gore“.

Fonte:
Spoiler:  
http://nerdice.com/cinema/lucio-fulci-o-padrinho-do-gore/
Responder
 #2
Pô. só foi eu ter falado do Lucio Fulci ali no outro tópico.

Lucio Fulci, Mario Bava e Dario Argento das antigas tudo merece ser visto.
Responder
 #3
(06/04/2012, 19:39)Thanos Escreveu: Pô. só foi eu ter falado do Lucio Fulci ali no outro tópico.

Lucio Fulci, Mario Bava e Dario Argento das antigas tudo merece ser visto.

Acabei de ver Un gatto nel cervello .
Icon_lol
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes