Nunca postei nesse fórum, mas já acompanho há algum tempo o site do Subete.
Achei poucos sites que comentaram Mawaru como o Panino fez... A análise dele do primeiro episódio (sobre o amor puro do Shoma e etc), embora estivesse errada, despertou minha atenção pra rica obra que Mawaru poderia ser.
A cada episódio que passa, Mawaru surpreende com o grau elevado de simbolismo que se utiliza para contar a história.
Não sei se estou vendo coisas demais, mas nesse episódio 18, a OP mudou um pouco. Logo após o nome do anime aparecer, aparece a Himari com uns cristais em volta. Antes desse episódio, os cristais giravam no sentido contrário ao que a Himari girava. Nesse, além de brilharem e acompanhá-la, quando o rosto dela é mostrado, os cristais também são, diferente de antes. Pode ser que isso não queira dizer nada, ou alguma coisa, sei lá, hehe
Eu achei a sequência de cenas do Kanba salvando a Himari maravilhosa. Aquele novelo que a #3 desenrolava... O que significaria? Que as mãos do Kanba são aquelas da ED (ou seja, o amor predestinado da Himari)? Ou que a vida da Himari estava desaparecendo (sendo levada ao caminho para Deus - outra interpretação para a linha vermelha)?
Também achei sensacional o jeito como fizeram o paralelo entre o passado [Momoka/Tabuki] e o presente [Kanba/Himari]. Antes do #1 se mover de lugar, mostra o Tabuki totalmente desolado e sozinho (passado), enquanto que depois, mostra a Himari e o Kanba punidos, mas juntos (presente).
Levando em consideração a OP, pode-se dizer que aquelas 'pétalas' vermelhas são referência ao sofrimento/dor da punição. Sendo assim, o Shouma também deverá ser punido logo em breve?
Sobre a lata de lixo de humanos... ela aparece desde o primeiro episódio (na ocasião, no metrô onde Himari, Kanba e Shouma estavam).
Acho que aquele lugar seria algo entre a vida e a morte. No primeiro episódio, aparece o aviso e depois a Himari morre. No episódio 9, o símbolo aparece quando a Himari está voltando à vida. Nesse 18, provavelmente têm relação com a tragédia de 95. A Momoka podia mudar o futuro e, portanto, tinha passe 'livre' para esse lugar (lembrando que ela conseguiu salvar a vida da Yuri também).
Bom, teorias à parte, resolvi me manifestar pra me juntar ao coro que tanto elogia esse anime. Não sei quanto aos outros, mas considero Mawaru o melhor anime do ano, de longe, sem concorrência. Contar a história usando efeitos de luz, escolha de cores, cenário e imagens, deixando vários desafios de interpretação para o telespectador é um ponto a ser reconhecido e admirado.
Depois de Mawaru eu fiquei até com vergonha de ter gostado de Steins;Gate.. haushasuhas