Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Descoberta do CERN pode destruir a Teoria da Relatividade


Tópico em 'Vale tudo' criado por martec em 23/09/2011, 23:55.
7 respostas neste tópico
 #1
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/13613...vidade.htm

Cientistas do CERN, laboratório de pesquisas nucleares da Europa, descobriram partículas subatômicas capazes de viajar em velocidades que superam à da luz, algo considerado impossível até então. A novidade pode abalar todos os pilares da Física moderna e tornar inválida a Teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein.

Durante o experimento, que teve duração de três anos, os cientistas enviaram cerca de 16 mil pacotes de neutrinos (partículas subatômicas com massa praticamente nula) até uma instalação em Gran Sasso, na Itália, localizada a 732 quilômetros dos laboratórios do CERN. A velocidade das transmissões foi medida utilizando o detector de partículas OPERA (Oscilation Project with Emulsion-tRacking Apparatus).

A partir dos dados coletados, os pesquisadores descobriram que algumas partículas estavam chegando ao destino com um tempo 60 nanosegundos mais rápido do que aquele alcançado pela luz, com margem de erro de somente 10 nanosegundos. A descoberta chocou os cientistas, devido ao seu grande potencial de mudar completamente os pilares da Física.

Mudando as bases da Física moderna

Caso o experimento esteja correto, deve ficar conhecido como a maior descoberta científica das últimas décadas. O potencial de tal mudança de paradigma é tamanho que diversos pesquisadores a encararam com ceticismo, e será preciso que outros locais consigam reproduzir o experimento para que comunidade científica aceite a novidade.

Em declaração reproduzida pela revista Veja, Antonio Ereditato, chefe da pesquisa, afirma que o objetivo do grupo não é desacreditar a Teoria da Relatividade. Segundo o físico, o CERN está simplesmente apresentando os resultados do experimento e solicitando ajuda da comunidade científica para reproduzi-los e interpretá-los corretamente.

Resultados incertos

Phippe Gouffon, professor do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP, afirma que o experimento do CERN ainda precisar ser confrontado, já que há uma série de erros possíveis envolvidos nas medições. Segundo ele, pode ter havido um erro de sincronização nos aparelhos GPS utilizados pela equipe. Além disso, deve-se levar em conta que os dispositivos são produzidos baseados na Teoria da Relatividade. “É como tentar medir um erro no instrumento usando o próprio instrumento”, declarou à Veja.

Desvios do tipo influenciam qualquer tipo de experimento, no que á chamado pelos cientistas de “erro sistemático”. Uma ocorrência do tipo pode explicar porque as 16 mil medições realizadas podem estar incorretas. Os cientistas do CERN estão cautelosos quanto à descoberta, cujos detalhes serão apresentados com maior profundidade em um seminário marcado para esta sexta-feira (23 de setembro).

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/13613...z1Ypol25EH
Responder
 #2
Dominação mundial, a gente se vê por aqui
Responder
 #3
Entrei pensando que tinha a ver com Steins;Gate e então lembrei que no anime é SERN e não CERN. Icon_lol

Curioso pra saber os resultados desse seminário que teve ontem.
Responder
 #4
(24/09/2011, 08:00)Qoppa Escreveu: Entrei pensando que tinha a ver com Steins;Gate e então lembrei que no anime é SERN e não CERN. Icon_lol

Curioso pra saber os resultados desse seminário que teve ontem.

olha um dos comentários lá...

[Imagem: kasod3.png]

Icon_lolIcon_lol
Responder
 #5
(24/09/2011, 09:50)martec Escreveu:
(24/09/2011, 08:00)Qoppa Escreveu: Entrei pensando que tinha a ver com Steins;Gate e então lembrei que no anime é SERN e não CERN. Icon_lol

Curioso pra saber os resultados desse seminário que teve ontem.

olha um dos comentários lá...

[Imagem: kasod3.png]

Icon_lolIcon_lol

Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Otakus, mal posso ver seus movimentos.
Responder
 #6
Que se dane, neutrinos estão aí desde sempre, e as teorias eram somente teorias.

Surtem com isso: http://www.inovacaotecnologica.com.br/no...0830110830
Responder
 #7
(24/09/2011, 11:16)Panino Manino Escreveu: Que se dane, neutrinos estão aí desde sempre, e as teorias eram somente teorias.

Surtem com isso: http://www.inovacaotecnologica.com.br/no...0830110830

Já tinha visto algo parecido, é um modelo que explica o porque o mundo atômico existe tanta entropia. Se você pensar bem, não é algo surtante, pois no mundo atômico as leis da física são severamente alteradas mesmo e eu não duvidaria nada que uma partícula conseguisse viajar para o futuro, dado seu tamanho.
Responder
 #8
Existem vários indícios de que a luz não tem a velocidade limite que o Einsten descreveu, mas não quer dizer que a relatividade geral esteja errada, ela continua funcionando [por sinal nem teoria mais é], só quer dizer que a velocidade máxima não é a que Einsten chutou [é, ele chutou]. Há pontos no universo que sob análise revelaram espectros de cor muito diferentes dos normalmente descritos pela luz quando comparados, a explicação que se chegou é que nesses lugares é bem provável que a luz supere "C" (não precisamos ir até o nível das partículas subatômicas).

De todo modo é ótimo se isso estiver correto, em uns 300 anos quem sabe teremos um warp-drive genérico.
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes