Com a "next-gen" já deixando de ser next e passando a ser atual, é natural que as produtoras passem a adotar as novas plataformas de forma mais contundente. Com novos jogos sendo lançado e a promessa de franquias consagradas e novas IPs estreiando nos consoles, é de se esperar que o hype comece a ficar mais acentuado.
Enfim, venho aqui propor a clássica discussão do hype next-gen, perguntando quais são os jogos que vocês mais esperam e quais as franquias que gostaria de ver aparecendo no PS4, Xbone e Wii U!
Dentre os jogos já anunciados, os que mais estou na expectativa são:
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Certamente um jogo que promete reinventar a franquia (talvez a maior evolução da mesma até hoje), prometendo uma dimensão muito maior que os demais jogos da série (graças ao fato de ser "open world"), além de juntar as pontas entre o enredo do Big Boss e o início de Metal Gear (1987) além explorar mais personagens como Kazuhira Miller. The Phantom Pain também será a primeira demonstração completa da Fox Engine (Ground Zeroes é apenas um aperitivo), mostrando a que veio a badalada engine da KojiPro.
Final Fantasy XV
Um jogo que sempre tive muito hype (desde a época do Versus XIII) exatamente por dar uma chance para uma das equipes mais talentosas da SQEX fazer um jogo da série mais importante da companhia. Outro fator que sempre me chamou a atenção é a ambientação do jogo, bem mais próxima do mundo real (algo que sempre quis ver na franquia) e também o gameplay mais solto e dinâmico.
Agora como Final Fantasy XV, o jogo ganha a adição de um dos diretores mais promissores da SQEX, Hajime Tabata (The 3rd Birthday, Final Fantasy Type-0) além de ganhar ainda mais importancia... fica apenas a expectativa para ver o quao mais teremos que esperar.
Driveclub
Apesar de não ter a grandiosidade dos outros dois jogos que citei, Driveclub é certamente um dos jogos que mais estou esperando para jogar. Por ser um grande fã de arcade racers (OutRun, Ridge Racer) e um admirador de simuladores como Gran Turismo (apesar de ser péssimo neles), Driveclub une os dois universos num jogo só. O jogo é certamente um dos mais belos que já vi até agora e promete inclusões interessantes de redes sociais misturadas ao gameplay. O atraso que o jogo sofreu talvez seja uma das coisas mais positivas até agora no PS4, visto qua a qualidade do mesmo aumentou muito desde então.
Destiny
Devo admitir que nunca fui dos maiores fãs de Halo, mas sempre respeitei muito a franquia, porém com Destiny a Bungie realmente conseguiu minha atenção. Fugindo dos já cansados corridor shooters, o jogo foca em um multiplayer persistente co-op com livre exploração, se aproximando bastante de um MMO. Talvez seja exatamente pelo jogo dar mais atenção ao co-op PvE ao invés de multiplayer competitivo que o jogo tenha me atraido tanto, sem contar na bela direção de arte e promessa de gameplay de qualidade.
Hotline Miami 2: Wrong Number
Possivelmente o meu indie favorito, Hotline Miami dá sequencia a um dos jogos mais interessantes e brutais de 2012. Com uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi e jogabilidade viciante, não tem como eu não ficar hypado para a sequencia.
Menções honrosas: Hyper Light Drifter, The Order 1886, Uncharted 4, Guilty Gear Xrd, Kingdom Hearts III, Alien: Isolation.
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Agora indo para as franquias que ainda não foram anunciadas mas que gostaria de ver na nova geração:
Zone of the Enders
Das subséries produzidas pelo Kojima, Zone of the Enders certamente é a que mais gosto. Apesar do primeiro não ter sido lá grandes coisas, ele mostrou muito potencial no gameplay e uma backstory muito interessante, porém acabou pecando no polimento e na falta de uma trama mais forte (praticamente é um episódio de Gundam meia boca). Porém tudo isso foi concertado e melhorado em muito com ANUBIS, a sequencia de Zone of the Enders é tudo o que o primeiro prometia ser e mais um pouco, apresentando uma trama muito mais elaborada, um dos gráficos mais impressionantes do PS2 (principalmente se considerarmos todos os aspectos técnicos dos gráficos, post-processing, partículas, frame rate e outros) , trilha sonora de primeira e personagens extremamente carismáticos, inclusive tornando o protagonista original um personagem bem mais interessante, e gameplay frenético. ANUBIS certamente mostrou que a série tinha um futuro promissor pela frente, não fosse pela fossa que a Konami mergulhou durante a éra PS2 e PS3. Há alguns anos atrás Hideo Kojima, que é apenas o produtor da série, anunciou em um painel que a Kojima Productions estava trabalhando num novo ZoE, com o título provisório de Project Enders. O projeto contaria com Ryosuke Toriyama (Busou Shinki) como produtor e a arte ficaria, como sempre, nas mãos de Yoji Shinkawa (Metal Gear Solid). Além disso o jogo teria um foco diferente, deixando a ambientação ultra sci-fi do original para explorar um ambiente medievalesco, tendo inspiração em obras como The Lord of the Rings. Em entrevista recente, o Kojima explicou que essa ideia foi mal recebida pelos fãs e que ao notar isso ele suspendeu o projeto para reavaliar a situação. Não se sabe se teremos o Project Enders algum dia, e apesar de gostar da arte (que é de extremo bom gosto), a ideia de um ZoE medievalesco não me agrada nem um pouco, por outro lado fica a vontade de que um dia a KojiPro revisite a série.
Imagens do Project Enders:
Spoiler:
Ace Combat
Uma das minhas franquias favoritas (principalmente na época do PS2), Ace Combat teve uma participação bem discreta no PS3 e 360, com o bom Ace Combat 6 e o mediocre Assault Horizon, a série agora tenta voltar com o F2P Ace Combat Infinity, que dividiu bastante a fanbase. Se por um lado o jogo mostra-se impressionantemente bom, voltando ao tradicional gameplay clássico da série, com um enredo mais melodramático e romantico (em contra-partida do realismo forçado do Assault Horizon), por outro temos a preocupação com o single player (que já foi tratado pelos produtores como um tutorial para o modo online), com as mecanicas de F2P que forçam o jogador a gastar dinheiro real para ter alguma chance de progredir (o fuel system impede sua progressão, colocando uma barreira artifical no caminho... a popular paywall), grind descabido para abrir novos aviões... dentre outros. Outro fator que faz com que o fã da série coçar a cabeça é o fato de que estão usando esse jogo para medir o impacto da série no mercado, e apartir dai decidir se vale ou não lançar um novo título da série principal (no caso Ace Combat 7). Pessoalmente considero essa a ideia mas descabida possivel, ou a desculpa mais esfarrapada que a NAMCO encontrou para enfiar um F2P guela abaixo da fanbase (como fizeram com Tekken e Ridge Racer), com uma série que foi predominantemente single player e focada no enredo, usar um F2P focado em multiplayer é um belíssimo tiro no pé. A next-gen vem prometendo desenvolvimentos menos complicados (principalmente no PS4), então fico na torcida que a NAMCO reveja seus conceitos e dê o sinal verde para a Project Aces (que é um estúdio talentosíssimo) produza Ace Combat 7.
Ridge Racer
Ridge Racer Revolution foi um dos primeiros jogos que joguei no PlayStation e desde então sigo fielmente a franquia. Em todos os consoles da Sony eu de uma forma ou de outra eu tive contato com algum jogo da série (salvo o Vita que ainda não achei o jogo num preço rasoavel), e infelizmente tivemos um lançamento de console da Sony sem um Ridge Racer anunciado (todos os demais tiveram).
É verdade que a Namco começou bem a geração passada com Ridge Racer 6 (Xbox360) e Ridge Racer 7 (PS3) sendo bons jogos, porém a série entrou num hiato que só foi quebrado com Unbounded. RR:U apesar de ser um jogo decente, ele mais parece uma cruza de Need for Speed com Burnout não lembrando quase nada os demais jogos da franquia e também não adicionando nada de muito interessante pra fórmula. Talvez a grande prova da decadência de Ridge Racer seja o Driftopia, um F2P game que entrou em beta na Europa e recentemente foi desligado sem maiores explicações, sendo talvez um dos piores F2Ps que tive o desprazer de jogar. Driftopia é o RR Unbounded fortemente restrito por mecânicas de F2P, com sérios problemas de servidor e valor de produção baixíssimo, o feedback foi gritantemente ruim e acredita-se que o jogo tenha ido para o limbo.
Fico na expectativa que a Bamco anuncie algo na TGS, visto que Ridge Racer é uma das principais séries originais deles.
A intenção do tópico não é incitar flame wars nem console wars, apenas para gerar discussão sobre os rumos da atual geração de consoles e seu futuro, além de discutir o que gostariamos de ver nela.