Anunciaram ontem no Gamescom um novo city builder, desenvolvido pela Colossal Order, a developer do Cities in Motion, e publicado pela Paradox.
O jogo promete cidades grandes (36km² de área), suporte completo a mods, controle de legislações, divisão de distritos, transporte público, uma simulação mais realista do fluxo de água (deixando a parte de encanamentos mais complexa e difícil), etc. Fazem questão de anunciar também que o jogo poderá ser jogado completamente offline, e sem DRM.
Nada de inovador até agora, e duvido que haverá. Acho que a ideia é realmente fazer uma coisa mais básica e funcional, sem muita firula. Como disseram no próprio anuncio, "no non-sense city building game, as they used to be". Me parece claro que a ideia é se basear nos Sim City antigos, especialmente 3000 e 4, para pegar o público que estava querendo um Sim City novo e foi sacaneado pela EA Games e o fiasco do Sim City 5.
O que eu mais senti falta até agora, dentre os anúncios, foi a falta de menção sobre passagem do tempo. Eu gostava disso nos Sim City, começar uma cidade em 1920 e ter novas tecnologias surgindo com os anos. Mas mencionaram que algumas construções começarão trancadas, então talvez tenha alguma mecânica do tipo sim.
Meu estilo favorito de city builder não é o estilo Sim City (prefiro os jogos antigos da Sierra, ou Settlers, Anno, Tropico, etc), mas eu gosto também. Gostei muito de Cities in Motion, e espero ver um foco alto em transporte público nesse jogo, por causa disso. E a Paradox, embora nesse caso seja apenas publisher, é a minha empresa favorita quanto a jogos.