Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Tópico inadequado para menores de 18 anos. Se você estiver abaixo dessa faixa etária, favor, deixe o tópico imediatamente.

Fapar ou não fapar, eis a questão.


Tópico em 'Vale tudo' criado por Panino Manino em 19/09/2011, 19:42.
Páginas (821): « Anterior 1 ... 125 126 127 128 129 ... 821 Próximo »
8206 respostas neste tópico
 #1.261
(10/04/2012, 18:42)antonioli Escreveu: Nunca aprenderá, porque não ensinar isso na graduação e, infelizmente, o currículo não comporta isso. Só nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) você tem algo que conversa com essa perspectiva como sugestão, mas sugestão não é uma diretriz que deve ser seguida.

Pense que o volume de matéria é monstruosa e seu professor, além de nunca ter ouvido falar em CTS, tem de cumprir aquela carga horária dando conta de todo o conteúdo. Então é matéria e exercício até você não aguentar mais.

Contudo, existem diversos níveis de CTS, desde aquele bobinho onde você usa algum fato socio-tecnológico como elemento motivador e o currículo não muda, até aquele onde o currículo fica baseado em torno do CTS e o conteúdo científico é secundário, ou seja, o meio termo seria mais interessante.

O que poderia ser feito era utilizar o que chamamos de "enxerto CTS" que é pegar um tema tipo "vazamento de óleo", "construção de aterro sanitário", "construção de hidrelétrica", etc. e trazer os atores sociais para a discussão, fazendo a conversa entre a questão ambiental, o interesse econômico e político, a ciência e a tecnologia por trás do tema e a vida dos cidadãos. Isso chama-se controvérsia CTS.

PS: e esse lance de querer que a ciência e a tecnologia seja feita longe de você é muito ruim para você como cidadão ou cidadã. É se aproveitando da inocência e do desinteresse da população que nego vai fazer merda mesmo, explorar o meio ambiente de forma errada, lançar produtos bizarros no mercado que podem ser um desastre.

O CTS nasceu disso. Foi uma discussão por causa do choque do pós-guerra, onde viram o tamanho da merda que a ciência e a tecnologia podem fazer. Depois vieram vários movimentos, como por exemplo o liderado pela Rachel Carlson em relação aos DDT, que eram pesticidas muito perigosos que a indústria usava a rodo sem querer saber e nego não sabia do tamanho do problema. Através de um movimento que incluia não só cientistas, mas diferentes grupos da sociedade, que isso ganhou força e combateram.

Como disse, os maiores problemas é a escola permitir trabalhar nessa perspectiva, o professor ter tempo para sentar e bolar o projeto e o mais importante, que é ele saber do que se trata isso.

Antoniolli-sensei... Eu só ligo pro meio ambiente, quando eu digo meio anbiente eu digo no sentido de aquecimento global, extinção e tal, mas celulas e essas coisas, fico longe.
Agora que você falou talvez eu pesquise um pouco, as provas acabam terça que vem mesmo, preciso me informar, né. XP
Responder
 #1.262
Mas a ciência escolar como é, é digna de causar interesse em alguém? Quem gosta, gosta, mas quem não gosta odeia. Ela em si só é interessante para pessoas como nós, que por algum motivo gostamos.

Charles Snow que fala das duas culturas, aqueles que se autodenominam da ciência e aqueles das humanidades, discute sobre essas diferentes concepções que foram criadas com o tempo e rivalizam, com o primeiro achando que são bons pra caramba e os segundos se chamando de intelectuais. Fato é que a ciência se desenvolveu muito depois da revolução industrial e a área de humanidade menos. Gell-Mann mesmo falou que os companheiros da área de humanas tem orgulho em falar que nada sabem da ciência, mas o contrário é raro. Nunca viu alguém da ciência se orgulhar em dizer que nunca leu Shakespeare. E isso faz sentido. Parece que é comum e bonito falar que odeia matérias científicas e matemática, que não servem para nada, etc. A ciência é mais complicada. Como Snow falou, se você pergunta a alguém: o que é velocidade? A pessoa vai dar um jeito de responder. Mas se mandar descrever a segunda lei da termodinâmica, fudeu. Impossível alguém falar. Esse crescimento da ciência causou um abismo e com isso rejeição por parte de pessoas que se dão mais com a outra área. E mesmo hoje em dia tendo pessoas que transitam nesse meio-termo, como autores de livro sobre ciência, são odiados pelos "intelectuais", porque é como se estivessem pisando em suas áreas.

Você mesmo trouxe a questão: como atiçar a curiosidade dos garotos? Porque tudo se transforma em desgosto?

É o que falei, não adianta querer transformar em mini-cientistas um público onde 70% sequer está interessado em ingressar em carreiras tecno-científicas. Em alguns países você dá a opção para a pessoa escolher que disciplinas vai fazer no ensino médio, tendo ensinado um ciência interessante nos antos anteriores. No ENPEC 2011 assisti a uma palestra de um sueco que falou que isso funfa de boas lá. Eles não tem problemas com isso. Mas claro que a realidade é outra, pois os alunos não morrem de fome, não tem tantos problemas familiares, etc. e tal.


(10/04/2012, 19:12)Kawaiiara Escreveu: Antoniolli-sensei... Eu só ligo pro meio ambiente, quando eu digo meio anbiente eu digo no sentido de aquecimento global, extinção e tal, mas celulas e essas coisas, fico longe.
Agora que você falou talvez eu pesquise um pouco, as provas acabam terça que vem mesmo, preciso me informar, né. XP

Sugiro de coração que pegue o "The Story of Science" e assista. Para quem assiste a tantos animes, assistir a 6 episódios de uma hora cada não é muita coisa. Fora que irá adorar o apresentador, Michael Mosley, que é médico de formação. Se apreciar, ainda sugiro pegar o Einstein's Big Idea, que é um filme que conta a história da equação E = mc² e tem uma parte muito interessante sobre a vida de Lavoisier.
Responder
 #1.263
Eu não sei por que Química me atraiu, só atraiu. :?
Eu também não sei por que eu odeio física, eu só odeio. Icon_neutral
E eu gosto mais do prof de Fís do que o de Quí...
Estranho isso, acho que é eu mesmo.
A unica matéria meio termo é matemática.
Algebra Icon_mad
Geometria Icon_e_smile
Eu sei que as vezes se usa algebra em geometria, mas é legal usar algebra em geometria. Icon_rolleyes
Mas como atrair as minhas amigas pra a mais odiada do meu grupo, a maldita Bio, eu não sei.
Parece tão distante da realidade, sei lá, parece que é inútil pra gente, mesmo a gente não sabendo que não é, parece.
Responder
 #1.264
Dei para meus alunos DVDs com esses documentários e mandei escreverem uma redação sobre um capítulo que eu escolho, durante cada bimestre.

Imagina como foi, né: pohan professor, redação? Que merda, odeio redação. Ué, mas não é Física? Tem que fazer redação?

Como se ler e escrever não fosse importante e eu não pudesse cobrar de qualquer forma que achar pertinente. Mas no fim eles gostam de olhar as coisas por outro ângulo.

(10/04/2012, 19:21)Kawaiiara Escreveu: Eu não sei por que Química me atraiu, só atraiu. :?
Eu também não sei por que eu odeio física, eu só odeio. Icon_neutral
E eu gosto mais do prof de Fís do que o de Quí...
Estranho isso, acho que é eu mesmo.
A unica matéria meio termo é matemática.
Algebra Icon_mad
Geometria Icon_e_smile
Eu sei que as vezes se usa algebra em geometria, mas é legal usar algebra em geometria. Icon_rolleyes
Mas como atrair as minhas amigas pra a mais odiada do meu grupo, a maldita Bio, eu não sei.
Parece tão distante da realidade, sei lá, parece que é inútil pra gente, mesmo a gente não sabendo que não é, parece.

Por isso que sugiro que você dê uma olhada desses filminhos. Vai expandir sua visão.
Responder
 #1.265
Deus, saio para dar uma corridinha e rolou toda uma discussão sobre pedagogia e valor dos conhecimentos ensinados em sala de aula, e o pior é que passei boa parte da tarde estudando isso (só que aplicado a minha área óbvio). De qualquer forma parece que é um problema universal, a discrepância entre as disciplinas estudadas na universidade, o que é ensinado aos alunos e o que seria útil na prática quotidiana daqueles moleques.
Responder
 #1.266
Mas a questão que frisei é por que não estão interessadas? Será cultural ou não? Será culpa do ensino fundamental ou não?

E não precisa seguir carreira para ter interesse em ciências. Do jeito que fala, fica parecendo que não estarem interessados já é dado como a base do qual se vai trabalhar. E acho que não é bem assim.

A curiosidade, natural do pensamento científico, acredito estar em todos seres humanos. O que muda é durante a vida, seja pelo ensino no colégio, pessoas que conheceram e etc transforma esta curiosidade em algo apenas distante. Não acho que o gosto por ciência seja algo que apareça só em algumas pessoas. Ela é natural, assim como a matemática. Muita gente odeia matemática, mas acho que isso é mais pelo ensino, do que por não gostar genuinamente. Pensamento matemático/lógico é natural aos seres humanos, tendo consciência disso ou não.

E respondendo a sua pergunta sobre a ciência escolar ser digna de curiosidade para alguém, eu digo que não. Pelo menos não como hoje ela se apresenta. Por isso eu disse sobre a necessidade de mudança e reestruturação do ensino de ciências.

Quanto mais pessoas interessas em ciências, maior a probabilidade de carreiras científicas. Uma coisa que Brasil não tem que países desenvolvidos tem é justamente autonomia científica.
Responder
 #1.267
(10/04/2012, 19:24)antonioli Escreveu: Dei para meus alunos DVDs com esses documentários e mandei escreverem uma redação sobre um capítulo que eu escolho, durante cada bimestre.

Imagina como foi, né: pohan professor, redação? Que merda, odeio redação. Ué, mas não é Física? Tem que fazer redação?

Como se ler e escrever não fosse importante e eu não pudesse cobrar de qualquer forma que achar pertinente. Mas no fim eles gostam de olhar as coisas por outro ângulo.


Por isso que sugiro que você dê uma olhada desses filminhos. Vai expandir sua visão.

Você realmente é professor Icon_e_surprised
Dá aula de que? Icon_e_smile

Eu assisto animal planet e discovery, conta?
Ah, e history channel, muito legal.
Mas é assim mesmo, apesar de eu nem ligar pra isso, o meu prof de bio faz isso as vezes, eu lembro quando ele ensinou sobre chernobyl, nem reclamei, mas as minhas amigas quase mataram o prof. :?
Responder
 #1.268
Ele parece dar aulas de Física, como eu (se bem que agora estou dando aula de matemática)
Responder
 #1.269
(10/04/2012, 19:37)Thanos Escreveu: Ele parece dar aulas de Física, como eu (se bem que agora estou dando aula de matemática)

Poh, cara. Física e matematica? Eu te odeio. Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Brinks, mas você ensina matematica mesmo, ou é que nem a minha escola que tem algebra e geometria separados?
Responder
 #1.270
(10/04/2012, 19:37)Thanos Escreveu: Ele parece dar aulas de Física, como eu (se bem que agora estou dando aula de matemática)

A dura vida de professor, até vc conseguir passar em um concurso vc fica com a designação que pegar. Tenho colegas que deram até aula de religião Icon_lol
Responder
Páginas (821): « Anterior 1 ... 125 126 127 128 129 ... 821 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 22 Visitantes