Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Dual Boot entre Windows 8.1 e Debian 8.2 em UEFI com Secure Boot ativado é possível?


Páginas (3): 1 2 3 Próximo »
27 respostas neste tópico
 #1
Pessoal, como se dar a instalação do Debian 8.2 Jessie com secure boot ativo? Instalar em UEFI sei que ele já possui suporte, mas parece não ter suporte pra secure boot ainda, e pelo que pesquisei até dar pra instalar com SB ativado, mas é complicado demais para um iniciante em linux, como eu.

Sei que tem outras distros com suporte total ao UEFI e SB, tipo ubuntu, opensuse, fedora, red hat e etc, mas nenhuma delas me interessa, especialmente o ubuntu, pra mim, esse treco é muito fru fru Icon_evil 

Se tem alguma forma de instalar o Debian com o SB ativo, se possível, vcs poderiam me auxiliar na instalação? Agradeceria se vcs pudessem me ajudar, já tentei desativar o SB na mobo, mas o Windows as vezes dá problema, não sobe, não sei por qual motivo isso, mas é só ativar novamente e ele funciona liso Icon_e_confused
Responder
 #2
Aqui no note tb jah deu piça ao desativar o SB mas dps nunca mais deu qd tive que desativar novamente,nunca nem tentei DB assim então ñ sei como fazer x.x
Responder
 #3
Eu não tenho como testar em mãos, o Debian, em uma bios que tenha suporte UEFI com secure boot habilitado, então vamos para a teórica mesmo.
Secure boot, é um recurso do UEFI que é implementado pela OEM (fabricante do equipamento), que protege o seu sistema com chaves criptográficas contra malware durante a inicialização. Bem, mas não ouvi falar que debian possui este suporte, então temos que desabilitá-lo para não identificar o debian como malware.
1. Siga os passos desse site: http://itsfoss.com/disable-uefi-secure-b...windows-8/
Desabilitada, verifique se o windows inicia normalmente, depois inicie o sistema instalado do Debian em um USB/DVD em modo UEFI, e instale na partição que desejar.
Responder
 #4
(09/09/2015, 17:05)Rakaro Escreveu: Eu não tenho como testar em mãos, o Debian, em uma bios que tenha suporte UEFI com secure boot habilitado, então vamos para a teórica mesmo.
Secure boot, é um recurso do UEFI que é implementado pela OEM (fabricante do equipamento), que protege o seu sistema com chaves criptográficas contra malware durante a inicialização. Bem, mas não ouvi falar que debian possui este suporte, então temos que desabilitá-lo para não identificar o debian como malware.
1. Siga os passos desse site: http://itsfoss.com/disable-uefi-secure-b...windows-8/
Desabilitada, verifique se o windows inicia normalmente, depois inicie o sistema instalado do Debian em um USB/DVD em modo UEFI, e instale na partição que desejar.
Hmm, fiz de acordo com a explicação do link, desativei o link e rebootei o pc.

Fiz o boot pelo pen de instalação do Debian, mas foi estranho, não apareceu aquela tela de instalação do Debian, e sim uma tela preta em linha de comando do grub.

Não entendi nada, falava pra apertar tab pra ver os comandos, não conheci nenhum deles, terminei dando reset e reativando o SB pra voltar ao Windows, pois ele não subia com o SB desativado. Minha dúvida é porque o Debian não inicia pela tela de instalação dele, sempre inicia na tela do grub?
Responder
 #5
Que software você utilizou para tornar o pendrive "bootável" ?, lembre-se de selecionar pendrive em modo UEFI na seleção de boot. Sobre o windows não subir "subir" ao desativar o secure boot, o gerenciador de boot não consegue identificar o windows? é isso? Você pode me explicar como você fez para desativá-lo?
Responder
 #6
Foi pelo Rufus??????Se for ñ sei pq teh pq o Rufus eh mt bom pra criar esses pendrives '-'
Responder
 #7
Rakaro, Yagami, utilizei o rufus pra criar o pendrive bootável. Mas antes de usá-lo, formatei o pen em FAT32 pelo diskpart, depois usei o rufus pra formatar em uefi + gpt.

O pc identifica o pendrive normalmente quando desativo o secure boot na bios, o problema agora é que no lugar de adentrar na tela de instalação do debian, ele abre uma tela do grub quando dou boot pelo pen, pra usar comando do próprio grub, não sei o porque dele está nisso, até usando um live cd do debian vai pra essa tela infeliz.

Não sei o que fazer aqui, tem como pular essa tela de configuração do grub e ir direto pra tela de instalação do debian?

As partições no hd estão assim:

Uma partição ESP
Partição de recuperação de sistema, creida pelo proprio win 8.1 na instalação
Partição do sistema
Partição não-alocada, que deixei pra instalar o debian

As partições estão corretas também?
Responder
 #8
@Warlock, não precisa formatar o pendrive em fat32 pelo diskpart, já que este processo é feito pelo próprio Rofus. Sobre as partições, sim, elas estão corretas. Tente tornar o pendrive "bootável" somente pelo software. Depois, renomeie o pendrive para 'DEBIAN". Tente fazer isso.
Responder
 #9
(09/09/2015, 22:59)Rakaro Escreveu: @Warlock, não precisa formatar o pendrive em fat32 pelo diskpart, já que este processo é feito pelo próprio Rofus. Sobre as partições, sim, elas estão corretas. Tente tornar o pendrive "bootável" somente pelo software. Depois, renomeie o pendrive para 'DEBIAN". Tente fazer isso.
Ok, seguirei seu conselho, formatarei o pendrive para suas configurações padrão, em seguida, usarei o rufus pra fazer o processo da parte de boot, renomearei também como vc disse.

Vou testar aqui, depois posto os resultados, informando se deu certo o processo ou não.

Agradeço pela ajuda, espero que funcione agora, pois queria muito ter o debian instalado aqui, das distros linux, sempre foi a que mais gostei.
Responder
 #10
Debian eh mais pra server,usei bastante qd fiz facul XD
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes