Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

(2011Q3) - Mawaru Penguin Drum


Tópico em 'Ano 2011 e anteriores' criado por martec em 08/07/2011, 20:48.
Páginas (56): « Anterior 1 ... 35 36 37 38 39 ... 56 Próximo »
558 respostas neste tópico
 #361
(19/11/2011, 20:01)Night Escreveu: No anime não dá para perceber. No manga, se pegar uma leitura atenta desde o começo vai notar que apesar de manter várias bases dos shounens de batalha, mas colocadas em prática de uma forma totalmente diferente e bom ... em uma certa parte da história você toma um tapa na cara e percebe que Soul Eater não é mais leitura casual. A "desconstrução" de SE é gradual e até esse ano era pouco notada. No mais, é um manga bem competente, tem a arte que passa muito da diferença dele para as outras coisas e principalmente a construção dos personagens é totalmente fora dos padrões de um shounen.

Agora que você falou em arte, pense em Madoka sem o recurso gráfico para causar o suposto impacto de suas cenas. O anime como roteiro não é lá essas coisas, convenhamos, mas a tal desconstrução que falas é fortemente baseada na oposição do moe com o dark.

Eu falo sobre não achar esses rompimentos com o gênero tão revolucionários assim porque eu, como leitor, vejo coisas que fogem totalmente do seu gênero com uma frequência bem razoável. É mais por esse motivo mesmo, não falo nada de quem achou Madoka algo inovador porque a indústria é outra, nessa eu não tenho experiência.

Hm dito assim, o manga parece bem melhor que o anime que começou bom e acabou ruim. O que é pena porque é um dos poucos shounens que me chamou atenção...

Eu também não acho esses rompimentos tão revolucionários mas tendo em conta o género que se trata e a execução da mesma, é algo que se destaca, pelo menos para mim. Acho que Madoka tem tantas coisas positivas que fica dificil pensar que é apenas "um bom anime e só". Mas wtv...

Responder
 #362
Madoka brilhou muito mais por ter sido um Mahou Shoujo.
Fosse outro gênero não seria tão surpreendente, mas em um que não se esperava nada do tipo, se destacou ainda mais.
O roteiro não tem mesmo grandes novidades, mas a arte é bem acima da média.
Responder
 #363
O valor de Madoka é por ser uma obra do tipo Zeitgeist, ou seja, conseguiu capturar todo um panorama de um período histórico de uma sociedade e isso exige que um autor esteja definitivamente inserido nela e não apenas quando interessa. So que mesmo assim isto não é garantia de que o seu roteiro terá tanto poder de identificação.

Mawaru tera o mesmo impacto q Madoka? não sei. essa série ainda tem muito o que provar, mas se Gundam so pode ser Gundam devido as reprises......

Responder
 #364
(19/11/2011, 23:57)Kaesar Escreveu: conseguiu capturar todo um panorama de um período histórico de uma sociedade

Quase um livro de história esse Madoka
Responder
 #365
Infelizmente, Mawaru não tem o mesmo impacto como Madoka. O que acho injusto já que é um dos melhores animes (se não o melhor) dos ultimos anos de um excelente director que andou desaparecido há muito tempo.

Quanto Madoka, brilhou muito mais por ser Mahou Shoujo que deu "novos" significados aos elementos tipicos do género, adotando um lado dark como oposição ao "moe". Claro que fosse mais um Mahou Shoujo onde as garotas, acompanhadas de um bichinho fofo, transformavam-se e salvavam o mundo, poderia ter feito sucesso mas duvido que a recepção seria a mesma. De ponto de vista psicologico, as personagens e o desenvolvimento destas foram interessantes também. Sem contar com a boa arte e bom OST (muito melhor que o de F/Z).
Responder
 #366
(20/11/2011, 00:45)Night Escreveu: Quase um livro de história esse Madoka

Não sei porque ainda não fizeram um livro e colocaram nas livrarias no setor de historia, em nossas terras ia bater de frente com o Guia politicamente incorreto do Brasil.

Responder
 #367
Madoka é bem feito, mas é aquilo que eu falei, se for considerar apenas a obra em si não está em um patamar tão acima assim. É brilhantemente bem feito, mas bem menos ambicioso do que Mawaru.
O que destaca Madoka é ser um Mahou Shoujo, é ser o que é dentro desse gênero, onde gerou esse impacto e ainda teve a sorte de ter sido exibido em um alinhamento de planetas né... primeiro os fãs da peituda Mami surtaram com a morte dela porque não esperavam por aquilo. Vindo do Shinbo as pessoas esperavam algo fora do normal, mas ele foi esperto em esconder as partes mais sombrias da história, exibindo apenas a abertura colorida e adiando o encerramento pessimista. E mais tarde... quando todos já estavam fisgados pela expectativa do final, logo após o episódio da Homura... veio o terremoto que adiou o final. Um pouco do impacto de Madoka foi "sorte". Não tira o mérito, mas é inegável que isso foi um extra.


Já Mawaru eu não penso em momento nenhum em impacto que ele pode causar.
Sobre Mawaru eu penso mais sobre explorar o que é possível fazer com a narrativa em animação sem apelar para o cartunesco. O surreal dele é mais precisamente surrealista. Se ele não causa impacto é por falta de Zeitgeist como o Kaesar citou acima, só que ele ainda pode chegar lá e se chegar será algo um pouco mais relevante do que Madoka na minha opinião. O Zeitgeist de Madoka é sobre a indústria de anime, o de Mawaru seria sobre a sociedade (japonesa) atual, e isso é algo que também diz respeito aos otakus.
Nos dois casos vai depender tudo do final. Mawaru não tem a sorte de um terremoto para multiplicar a expectativa, mas se conseguir ter um final tão bom e tão bem amarrado pode se equiparar em impacto. Eu já suspeito que ele será bem amarrado, minha única dúvida é se os recursos narrativos, sempre muito criativos, irão funcionar nele e conseguirão surpreender. Infelizmente uma coisa é certa, será um final exigente que necessitará de reflexão, como toda a série, bem mais do que Madoka.
Supondo que o final seja ainda mais impactante e relevante do que Madoka, será que as pessoas teriam a mesma disposição para refletir tanto sobre ele?

E tem outra, Madoka é muito mais fácil de digerir para nós ocidentais do que Mawaru, se formos pensar pela questão da crítica social sobre o estado da economia. A nossa geração atual, nós aqui no Brasil pelo menos, não somos de uma geração que viemos de um período dourado e entramos em um período decadente economicamente, pelo contrário, viemos da pior merda possível dos anos 80 e início do 90 para um período de grande evolução econômica. É difícil para nós percebermos da mesma forma aquela situação deles.
Enquanto que os japoneses de hoje olham para o passado glorioso dos pais, de trabalho e prosperidade, eu olho para o dos meus e vejo trabalho e sofrimento. Não tem como eu me identificar com esse sentimento de "futuro" perdido pelos erros dos antepassados, eu posso até entender, mas não tem como realmente me identificar. E mesmo lá no japão, isso é algo que será mais percebido pelas pessoas ou mais velhas ou as mais conscientes, não pelos otakus despreocupados.


(20/11/2011, 08:57)Kaesar Escreveu: Não sei porque ainda não fizeram um livro e colocaram nas livrarias no setor de historia, em nossas terras ia bater de frente com o Guia politicamente incorreto do Brasil.

Madoka tem dois mangás, um que reconta a série de TV e outro spin off, Orico.
Ambos já vão ser publicados no ocidente.

E daqui a pouco devem anunciar uma novel de Madoka pelo menos, se demorar é apenas por fazerem um panejamento mais cuidadoso. Já em dois, ou três filmes da série anunciados.
Responder
 #368
@Panino, concordo mas acho que por Mawaru explorar uma narrativa mais ambiciosa (e não só), deveria causar mais impacto que Madoka. Eu acho Madoka excelente mas Mawaru está num patamar acima e deveria ser reconhecido como tal, coisa que não vejo acontecer muito infelizmente.

Ikuhara tem um grande trabalho em mãos, espero mesmo que Mawaru não tenha este build up todo para vermos um final mediocre.
Responder
 #369
Hora, mas é até esperado que Mawaru não cause o mesmo impacto.
Madoka é mais curto então é mais condensado.
Ele só escondeu o jogo até o terceiro episódio, onde teve algo muito mais fácil de causar impacto que é a morte de um personagem, e lembrem, quem surtou mais foram os otakus hardcore que tem altar de bonequinha no quarto, esses sim fizeram baralho e chamam atenção para a série com aquelas campanhas de "Parem de matar nossas meninas mágicas".
Mawaru tem um ritmo mais lento, com cenas que causam mais "wft?!" do que aquele choque de "omg!". Ele foi relevando seu lado mais série bem aos pontos e por mais que tenha tido "DAT CENAS", poucas são as coisas que podem se comparar ao impacto de uma cabeça rolando pelo chão.

E convenhamos, não importa quais expressões de Seiya/Cassharn o Kanba faça se estropiando todo pela Himari, gritos histéricos de mulher e duas sapatonas morrendo juntas declarando seu amor (Sayaka x Kyouko) sempre será mais excitante e superior. Icon_rolleyes
Responder
 #370
Não acho Madoka tão grande coisa...

Ainda mais depois de ter jogado Aiyoku no Eustia (VN)... É a mesma produtora que fez VN de Fortune Arterial, Yoake Mae yori Ruriiro na etc...
O final tive impressão de Déjà vu... Icon_lolIcon_lol
Pior que não foi plágio ou algo do tipo...
Já que lançamento era previsto no final de março... Só que foi adiado para final de abril... (lembra do terremoto?)
Alías a história em sí é totalmente diferentes... Mas o final...
De toda forma o script tava pronto muito antes disso neh...
Responder
Páginas (56): « Anterior 1 ... 35 36 37 38 39 ... 56 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes