Madoka é bem feito, mas é aquilo que eu falei, se for considerar apenas a obra em si não está em um patamar tão acima assim. É brilhantemente bem feito, mas bem menos ambicioso do que Mawaru.
O que destaca Madoka é ser um Mahou Shoujo, é ser o que é dentro desse gênero, onde gerou esse impacto e ainda teve a sorte de ter sido exibido em um alinhamento de planetas né... primeiro os fãs da peituda Mami surtaram com a morte dela porque não esperavam por aquilo. Vindo do Shinbo as pessoas esperavam algo fora do normal, mas ele foi esperto em esconder as partes mais sombrias da história, exibindo apenas a abertura colorida e adiando o encerramento pessimista. E mais tarde... quando todos já estavam fisgados pela expectativa do final, logo após o episódio da Homura... veio o terremoto que adiou o final. Um pouco do impacto de Madoka foi "sorte". Não tira o mérito, mas é inegável que isso foi um extra.
Já Mawaru eu não penso em momento nenhum em impacto que ele pode causar.
Sobre Mawaru eu penso mais sobre explorar o que é possível fazer com a narrativa em animação sem apelar para o cartunesco. O surreal dele é mais precisamente surrealista. Se ele não causa impacto é por falta de Zeitgeist como o Kaesar citou acima, só que ele ainda pode chegar lá e se chegar será algo um pouco mais relevante do que Madoka na minha opinião. O Zeitgeist de Madoka é sobre a indústria de anime, o de Mawaru seria sobre a sociedade (japonesa) atual, e isso é algo que também diz respeito aos otakus.
Nos dois casos vai depender tudo do final. Mawaru não tem a sorte de um terremoto para multiplicar a expectativa, mas se conseguir ter um final tão bom e tão bem amarrado pode se equiparar em impacto. Eu já suspeito que ele será bem amarrado, minha única dúvida é se os recursos narrativos, sempre muito criativos, irão funcionar nele e conseguirão surpreender. Infelizmente uma coisa é certa, será um final exigente que necessitará de reflexão, como toda a série, bem mais do que Madoka.
Supondo que o final seja ainda mais impactante e relevante do que Madoka, será que as pessoas teriam a mesma disposição para refletir tanto sobre ele?
E tem outra, Madoka é muito mais fácil de digerir para nós ocidentais do que Mawaru, se formos pensar pela questão da crítica social sobre o estado da economia. A nossa geração atual, nós aqui no Brasil pelo menos, não somos de uma geração que viemos de um período dourado e entramos em um período decadente economicamente, pelo contrário, viemos da pior merda possível dos anos 80 e início do 90 para um período de grande evolução econômica. É difícil para nós percebermos da mesma forma aquela situação deles.
Enquanto que os japoneses de hoje olham para o passado glorioso dos pais, de trabalho e prosperidade, eu olho para o dos meus e vejo trabalho e sofrimento. Não tem como eu me identificar com esse sentimento de "futuro" perdido pelos erros dos antepassados, eu posso até entender, mas não tem como realmente me identificar. E mesmo lá no japão, isso é algo que será mais percebido pelas pessoas ou mais velhas ou as mais conscientes, não pelos otakus despreocupados.
(20/11/2011, 08:57)Kaesar Escreveu: Não sei porque ainda não fizeram um livro e colocaram nas livrarias no setor de historia, em nossas terras ia bater de frente com o Guia politicamente incorreto do Brasil.
Madoka tem dois mangás, um que reconta a série de TV e outro spin off, Orico.
Ambos já vão ser publicados no ocidente.
E daqui a pouco devem anunciar uma novel de Madoka pelo menos, se demorar é apenas por fazerem um panejamento mais cuidadoso. Já em dois, ou três filmes da série anunciados.