Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Review de Visual Novel: Aster : Milagre não acontece


0 respostas neste tópico
 #1
[Imagem: xVjKU.png]
Mais um review de visual novel. Dessa vez da produtora Rusk, no qual, o jogo chama Aster que foi lançadoi em 2007, e será relançado no dia 24 deste mês. É um jogo que dificilmente alguém deixará de derramar as lágrimas. Com certeza é um dos melhores jogos na categoria drama.

O jogo recebeu bastante elogios e tem recebido boas notas dos internautas no site Ero Game Scape, a pontuação gera entorno de 80 que é uma pontuação relativamente alta. O jogo não tem popularidade que merece, por alguns erros da produtora que contarei mais adiante. E também é o jogo que não satisfaz os fãs de jogos da Key visual arts, por simplesmente ser oposto da Key, pois neste o milagre não acontece, diferente dos jogos da Key que as coisas são solucionadas na base de milagre, vide o jogo como Clannad, Kanon e Little Busters!.

[Imagem: spfbE.jpg]

Este jogo talvez a palavra "jogo" não combine. Como assim? Este diferente de outros visual novels, não tem opções de escolhas no meio do jogo, ou seja, é uma história que vai ser mostrada na tela sem nenhuma interferência do jogador. Se o jogador não interage com o jogo então este não pode ser chamado de jogo. Porém esse sim pode até ser chamado de verdadeiro Visual Novel, e não um simples eroge (jogo erótico).

Eu considero este como um verdadeiro Visual Novel, pois trata de uma história linda (uma história bem próxima da real sem nada de extra terrestre) e tem visual extremamente bonita e bem trabalhada. Como estiver lendo um light novel de alta qualidade.

O jogo trata de uma tragédia e depois mostra o efeito que istó pode trazer para familiares, amigos e qualquer pessoa que teve alguma ligação. A parte mais comovente desse jogo é a forma como os personagens vão superando a tragédia. E também fica muito evidente que nós humanos mesmo sendo o mais egoísta possível, tem sempre apoio de alguém para poder superar qualquer crise. Não tem como não comover, com o jogo, já que mostra todo processo de superação, desde reconhecer a tragédia, aceitar o acontecimento, e buscar pelas novas felicidades.

[Imagem: H4DmB.jpg]

Eu também fiquei meio chateado com o acontecimento do jogo que não teve milagre para reverter isso. Mas o grande trunfo desse jogo foi exatamente isso, conseguiram mostrar que os jogos não precisam ser tão fictícios para serem ótimos. O jogo não é nem happy end ou bad end, mas sim o resultado de luta dos personagens em busca de felicidades, mesmo carregando passado trágico.

O jogo tem alguns bugs, mesmo com patch 1.05, que provavelmente deve estar corrigida na versão de relançamento. O jogo mesmo sendo de 2007, possui maioria das opções de jogos recentes como, baixar BGM durante a fala, não cortar ou cortar a fala até a próxima fala etc... O único porém é que o jogo não é wide, mas na época a maioria dos jogos não eram em wide, então não é ponto negativo, porém olhando no site de getchu, o relançamento também não será em wide.

[Imagem: kv9eI.jpg]

A composição de seiyus no jogo não tem o que reclamar, a voz das personagens Saya e Saki são ótimas, no qual a seiyu que intrepretou a Saki a Tomonaga Akane foi perfeita neste jogo. A voz dela já marca a nossa mente depois de jogar alguns jogos que ela participa, mesmo dentro desses este sim com certeza é um dos que mais destaca.

Outro ponto positivo são BGMs, que são perfeitos. E a música da abertura chamada Futatsume no sora é algo emocionante e tocante, a letra da música combina perfeitamente com o jogo, e provavelmente mesmo refazendo milhares de vezes a música da abertura não irão conseguir um que seja melhor que este.

[Imagem: sNuHO.jpg]

Mesmo com todas essas qualidades, o jogo não possui a popularidade, um dos principais motivo provavelmente, o final sem happy end, muitos devem ter gostado o final do anime Madoka, mas o final daquele tipo é anti popular, tanto que o jogo Aiyoku no Eustia foi criticado por seguir linha parecida do anime Madoka. Outro motivo é falta de propaganda, sim, a propaganda é alma de negócio. E o terceiro e o último, este é considerado como continuação de outros jogos da Rusk que não são bons, que na verdade nem seria bem uma continuação, apenas a história acontece na mesma cidade e as personagens secundárias eram personagens ou heroinas principais desses outros jogos. Mas no fim não atrapalha em nada no entendimento do jogo, mas este fato afastou muitos jogadores.

Verídico:

Trata se de uma obra prima, trazendo uma história linda e emocionante que não popularizou devido a alguns erros da produtora. Para aqueles que gostam de jogos comoventes este é must play.

Pontos positivos:

Seiyus: Combinam perfeitamente com os personagens.

Sistema: Atual mesmo sendo jogo de 2007.

Enredo: Perfeito.

BGM e as músicas: Perfeito.

Pontos negativos:

Sistema: Há bugs mesmo atualizando para última versão.

Resolução: Não é wide nem na versão de relançamento.

Ficha Técnica:

Empresa: Rusk

Data de lançamento: 09/11/2007

Data de relançamento: 24/06/2011

Nota: 91/100
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes