Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Conhecendo o processo econômico por trás de uma serie de Anime!


Páginas (9): 1 2 3 4 5 ... 9 Próximo »
88 respostas neste tópico
 #1
Bom,gostaria de compartilhar este excelente artigo do ANN que mostra todo o processo econômico que envolve a produção de um anime:

http://www.animenewsnetwork.com/feature/2012-03-05

O que eu achei mais interessante é:
-Que em media se gasta 100 mil a 300 mil dólares para a produção de um único episodio.
- Cerca de 70% dos Anime se tornam rentáveis e menos de 15% de tornam sucessos comerciais a la Madoka Magica,Evangelion e etc...
- Destes 70% dos animes que são rentáveis o retorno é extremamente a longo prazo como reapresentação em canais de TV,vendas dos DVDs recatalogados,adaptação para outras midias e etc.
-O investimento na maioria dos casos vem de grandes comitês que são formados por empresas de dublagem,agencias de moda,marcas de brinquedo,gravadoras,empresas de tecnologia e etc...
- Geralmente o Autor tem a liberdade de vetar qualquer ideia que o desagrade,mas como ele está sempre ocupado cuidando do seu trabalho(no caso de obras são adaptações de um mangá ou light novel,por exemplo) acaba ficando a cargo da editora todas as decisões, obviamente que o autor é consultado antes de assinar qualquer contrato.
- Tem casos em que os investidores não estão interessados na venda de DVD,Blu-Ray e etc.Existem animes que são feitos exclusivamente para vender brinquedos (ex:Bakugan) ou para fazer propaganda de alguma coisa ou até religião,em casos mais extremos.
- Hoje em dia grande parte da produção de anime(o grosso mesmo) é feita em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento na Àsia(ex:Coreia do SUl,Taiwan,China e etc) para poupar gastos.No japão se concentra apenas a parte mais tecnológica da produção.
- A tecnologia e a terceirização barata em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento da Àsia transformou o processo de criação de Anime extremamente barato, lucrativo e flexível.
- Diferentemente de uma produção ocidental a parte criativa por trás de um Anime tem uma liberdade de produção que aqui seria inviável.
-O prazo para a produção de anime é extremamente apertado,houve casos de que certos episódios foram ao ar poucas horas antes de terem sido terminados.
Responder
 #2
Interessante...

Então realmente os chineses animam? Isso significa! É tudo culpa deles as animações meio ruins!
Responder
 #3
(05/03/2012, 21:38)Akito4bless Escreveu: - Cerca de 70% dos Anime se tornam rentáveis e menos de 15% de tornam sucessos comerciais a la Madoka Magica,Evangelion e etc...
- Destes 70% dos animes que são rentáveis o retorno é extremamente a longo prazo como reapresentação em canais de TV,vendas dos DVDs recatalogados,adaptação para outras midias e etc.
=
(05/03/2012, 21:38)Akito4bless Escreveu: - A tecnologia e a terceirização barata em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento da Àsia transformou o processo de criação de Anime extremamente barato, lucrativo e flexível.

Então é uma atividade rentável, mas não-rentável? Não entendi. 70% é pouco ou muito?
Responder
 #4
(05/03/2012, 22:31)O Judeu Ateu Escreveu: Então é uma atividade rentável, mas não-rentável? Não entendi. 70% é pouco ou muito?

É rentável a longo prazo. 70% é um bom número.
Responder
 #5
Legal o recorte e tradução que vc fez do ANN.
Boa matéria.
Responder
 #6
(05/03/2012, 21:38)Akito4bless Escreveu: - Hoje em dia grande parte da produção de anime(o grosso mesmo) é feita em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento na Àsia(ex:Coreia do SUl,Taiwan,China e etc) para poupar gastos.

Pequena correção: Coréia do Sul e Taiwan são classificados como países desenvolvidos.

Isso acontece pra muitas coisas, não só pra animes. Por outro lado a importação de tecnologia do Japão pra essas nações contribui pro crescimento destas.
Responder
 #7
olhando apenas a venda de BD e DVD...
acho que a % cai para 30 ~ 40%...
Imediatamente acho que essa é % dos anime que tem lucro... Que tem venda lá para 6 K ou mais em todos os volumes.

Oq percebi que nisso ai tem generalização.
Ou seja, ta incluído todo tipo de animes, desde infantil até de madrugada.

Se ver apenas anime de madrugada muda bastante a figura.
E sem contar que tem produtora e produtora.
Kadokawa por exemplo tem visão bem diferente de Aniplex, JVC, King Records, Pony Canyon...
Responder
 #8
Interessante esse indice de 70% ser lucrativo, levando em consideração que no geral tem considerável quantidade de animes ruins, então até esses fazem grana.

"- Diferentemente de uma produção ocidental a parte criativa por trás de um Anime tem uma liberdade de produção que aqui seria inviável."
Fiquei curioso com essa liberdade de produção da galera criativa.
Responder
 #9
(05/03/2012, 22:22)Ketsura Escreveu: Interessante...

Então realmente os chineses animam? Isso significa! É tudo culpa deles as animações meio ruins!

Chineses sao escravos na verdade, produzem mto por mto pouco a lá os empregados da Apple na china, e acho q a maioria desses grandoes da tecnologia tbm

(06/03/2012, 21:08)shonen_bat Escreveu: Interessante esse indice de 70% ser lucrativo, levando em consideração que no geral tem considerável quantidade de animes ruins, então até esses fazem grana.

"- Diferentemente de uma produção ocidental a parte criativa por trás de um Anime tem uma liberdade de produção que aqui seria inviável."
Fiquei curioso com essa liberdade de produção da galera criativa.



Realmente.. anime ruim é o q tem mais na praça, li recentemente q um dos principais prejuizos q as empresas estao enfrentando hoje em dia, q antigamente se conseguia vender mto mais animes ao ocidente, e agora esse numero reduziu bastante, pois o canais preferem comprar um seriado americano barato do q comprar um anime caro.
Isso mesmo, o japao vende caro pra fora.

Ninguem quer mais comprar caro uma produçao 2D, já q a moda agora é 3D
o resto é só ver no post, o ex diretor da madhouse jogando seu odio nos fansubs Icon_cool

http://tudovariadoblog.blogspot.com.br/2...culpa.html
Responder
 #10
(16/04/2012, 22:16)Ewerton Tavares Escreveu: Realmente.. anime ruim é o q tem mais na praça

Sempre foi assim, sempre será.
Responder
Páginas (9): 1 2 3 4 5 ... 9 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes