Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

(2017Q1) - Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen


Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Próximo »
36 respostas neste tópico
 #11
Se forem no meu Tuíter agora irão ver que escrevi bastante sobre o episódio.

[Imagem: ndRxgiO.jpg]

No momento estou com meu estado emocional meio abalado, depois quando puder fazer isso com calma sento e escrevo o que puder.
Esse episódio 4 de Shouwa Rakugo foi um dos melhores episódios de anime de todos os tempos, dificilmente é possível fazer algo muito melhor que isso. Shouwa Rakugo podia apenas ser bom que já seria um dos mais bem feitos animes de que se tem notícia, mas é mais que isso, te dá uma satisfação enorme em saber que você está tendo a oportunidade de assistir e te surpreende com cimentos como esse, momento que atingiu o episódio de ser um episódio inteiro do início ao fim, em que atinge um nível transcendental.

Vontade enorme de abraçar bem forte toda a equipe desse anime, principalmente os dubladores e sair na rua e gritar o quanto Shouwa Rakugo é bom.
Responder
 #12
A Yuu Kobayashi foi ótima nesse episódio. Desde a primeira temporada eu tentei por algumas vezes pesquisar pela internet sobre a participação das mulheres no rakugo, porém nunca achei muita coisa que fosse mais aprofundada.


Um projeto do final da década de 70 que estudou sobre rakugo explica um pouco a visão que elas tinham nesse meio:

"It is only very rarely that a woman becomes a performer of Rakugo.
Apparently, there have been a few female hanashika (storyteller) in the past,
but they enjoyed little success, and there are none performing in the
Tokyo area at the present. It seems that in the Osaka area there are
a few women performers, but my informants regarded them as comediennes
rather than hanashika, and all were much opposed to the idea
of women performing Rakugo. The unanimous attitude was that,
“Women are totally useless as rakugoka.” A typical response was
that of Katsura Konan, who said, “ Unfortunately, there aren't any
women hanashika. You see they can’t do it. For one thing, the characters
appearing in Rakugo are mainly male, although there are some
female characters. When a man imitates a woman’s voice, as in ‘ Welcome,
welcome,’ it’s amusing. But when a woman mimics a man’s
voice, and says something like, ‘ What’s the matter Hattsan ? ’ there’s
just no humour in it; it sounds horrible.” Even more splendidly
chauvinistic was the remark of one individual who asserted that male
hanashika, like the onnagata of Kabuki, can do women’s parts with
more femininity than women themselves!
"


Já esta entrevista de 2010 com uma mulher que pratica rakugo mostra que mesmo hoje (ou ao menos 7 anos atrás, né) ainda há dificuldades para elas nisso:

"Are women Rakugo performers, or Rakugoka, common?
No, because it really is a man’s game. Being a woman Rakugoka, you sometimes have to put up with sexual harassment and dirty jokes, from both the audience and from other performers backstage. You have to be very strong-willed – many women give up after awhile."


Eu gostaria de achar algum texto que falsse quando e como as mulheres passaram a ser aceitas no rakugo; no máximo, encontrei uma matéria de 2001 onde dizem que a primeira mulher a alcançar o ranking de shinuchi só obteve isso por volta de 1990.


EDIT...
Hum, esbarrei noutro texto dizendo que hoje no Japão há por volta de 700 praticantes de rakugo, sendo apenas 30 mulheres.
Responder
 #13
Foda, já não tem ninguém para comentar no Minna Suki e agora não consigo recuperar minha senha de jeito nenhum para poder escrever no PC.
Volto para comentar aqui?

[Imagem: YDrUkZk.jpg]

Enfim, como comentei no Tuíter enquanto assistia, esse episódio foi transcendental.
Um dos melhores episódios e anime de todos os tempos até aqui.
Dificilmente é possível fazer muito melhor do que isso.
Ele é perfeito do início ao fim, e mais que isso, quando você considera que todos os episódios anteriores existem esse episódio cresce mais ainda. É fantástico tudo que você pode tirar do episódio.
Dá uma vontade de dar uma braço muito forte em toda essa equipe, trabalho fenomenal que o DEEN está fazendo. Se tem uma crítica que eu concordo sobre o KyoAni é que eles deveriam fazer animes com histórias mais interessantes e ousadas, botar toda aquela qualidade técnica a serviço de algo. Porque por mais que Shouwa Rakugo seja uma obra exigente, o subestimado DEEN está fazendo um trabalho a altura da série. É muito bacana ver alguns detalhes como os "passos" que estão presentes desde a primeira temporada. As expressões faciais que enquanto não são tão fluídas são tão expressivas quanto o melhor Kabuki. E os dubladores... cada um deles merece um prêmio de excelência e conquista extraordinária pelo que está fazendo nesse anime. Desde o primeiro episódio da primeira temporada o público tinha vontade de ouvir a Konatsu fazendo rakugo e a dubladora superou as expectativas.

[Imagem: 3Ye7j3U.jpg]

Por mais que o episódio seja feliz ele é também trágico, o final foi magnífico.
É triste ver a Konatsu dizer o motivo de decidir não fazer Rakugo... depois de ouvir o Kiku repetir a vida inteira dela ela se convencer que não deve fazer Rakugo. Eu espero que ela mude de ideia, é possível. Depois do que ela viveu naquele palco ela irá se contentar em ser uma experiência única? Não irá querer repetir, não irá tentar?
Sabem, o Yotaro é mais importante ali para motivar a Konatsu do que para fazer seu próprio rakugo. Enquanto o Kiku repreende e diminui ela em toda oportunidade o Yotaro faz o contrário, aproveita toda oportunidade para elogiar e incentivar ela.
O Kiku ouvindo os risos no andar de baixo com aquela expressão triste deve estar sofrendo de mais esse remoroso, do que fez e ainda está fazendo com a Konatsu. Ele desistiu mesmo da promessa que fez com Sukeroku, parece, ele quer mesmo matar o Rakugo. Teria sido tão fácil cumprir a promessa do Sukeroku se ele respeitasse a Konatsu. O motivo que ela deu para ela não é falso, porém se ele é um problema é porque as pessoas se recusam a mudar, e se há alguém que poderia ajudar isso a mudar essa pessoa era ele. Uma pessoa qualquer de fora dizer que mulheres podem fazer bom rakugo e devem ser levadas a sério como Rakugokas, ninguém vai ouvir. Mas o Kiku, a maior autoridade naquele mundo? As pessoas irão pelo menos ouvir, e a Konatsu tem talentos, é filha de uma pessoa famosa no meio, juntos eles poderiam mudar o rakugo do jeito que o Sukeroku queria, poderiam fazer ele sobreviver para uma nova geração. O Kiku deve perceber isso mas insiste em não mudar, uma pena.

É triste ver como ele enxerga o potencial da Konatsu e faz tudo para suprimi-lo, enquanto que o Yotaro enxerga esse mesmo potencial e fica cheio de expectativas. Perceba que ele deve ter ouvido ela recitando aquele rakugo para o filho quando chegou em casa tarde da noite depois dela.
Esse episódio todo foi milimetricamente telegrafado para a apresentação da Konatsu e provar que o Kiku está cometendo um erro.

[Imagem: PQNxvmh.jpg]

Falando no Yotaro, mais uma vez os dubladores brilharam, mas junto com o roteiro.
Ouvimos o Rakugo do Yotaro desde o primeiro episódio, conhecemos ele, então quando um personagem critica o rakugo dele e depois vemos mostras de seus defeitos apenas concordamos com algo que já tínhamos entendido. Sobre o Rakugo do Yotaro ser apressado, como o do Sukeroku, só que pior por ser uma imitação, e que ele não pensava sobre o que dizia.
Nesse episódio anos depois de ser cobrado que encontrasse seu próprio estilo o vemos, é nítido desde os primeiros segundos que o rakugo dele está diferente, mais calmo e deliberado.
Não deve ter sido coincidência que escolheram para ele o mesmo rakugo da primeira apresentação do Sukeroku.


Eu poderia falar muito mais sobre o episódio, mas é melhor ficar apenas no mais relevante.
Responder
 #14
Ep. 04  Coração

Fantástico. Não há outra forma de descrever isso. É como se toda construção até agora fosse uma preparação para esse episódio. Um dos melhores da história como o Panino citou.

Essa cena, chegou a marejar os olhos...
[Imagem: tumblr_okgmpdnW451ri2bgao3_1280.gif]

E não teve como não lembrar Joshiraku e FMA:



Responder
 #15
#5

[Imagem: Sr4uDnf.jpg]

Arregalei os olhos quando durante a abertura vi os olhos vermelhos do Sukeroku.
Algo iria acontecer, eu podia prever que o Kiku iria passar mal ou pelo menos algo assim é o Sukeroku iria aparecer para ele, mas aquele final... quem podia esperar algo naquele nível? O Kiku sempre se preocupou com o Sukeroku, nunca vimos ele lamentar e sentir falta da Miyokichi, e então ela aparece. Adoro como as histórias são bem escolhidas para casar com o contexto do desenvolvimento. O Kiku tem muita culpa no fundo na alma, alucinar com ela acabou dispara do de vez o ataque. Poético que a filha tenha acendido os incensos.
Será que o Kiku estava já pensando nisso? O episódio passado ele irritou a Konatsu apresentando uma história sensual com o Shin na plateia, então será que dessa vez ele decidiu apresentar aquela história por causa das cenas em que os personagens tentam falar com uma amante falecida? Conhecendo ele penso que é bastante provável, e no fim ele foi vítima da própria provocação.

Algo que eu queria comentar antes de assistir o episódio e agora parece ainda mais adequado.
Assistindo a série já dava para perceber isso, mas no episódio de estreia completo deixa isso mais claro. O Sukeroku costuma aparecer para o Kiku e isso irrita ele porqueo que ele quer não é ver, ele quer é conversar e o consolo do Sukeroku. Ele nunca fala e isso atormenta o Kiku, e é natural que não fale porque deve ser uma alucinação e o Kiku não faz ideia do que o Sukeroku poderia falar para ele e por isso deseja tanto ouvir.
Dessa vez ele falou...
Dessa vez deve ser o Sukeroku de verdade, o fantasma dele.
Faz sentido ele falar e o Kiku ouvir nesse momento em que está morrendo, e o Sukeroku deve forçar ele a voltar acredito.

Reforço mais uma vez minha dúvida de que o Kiku mentiu (para nós) sobre como o Sukeroku e a Miyokichi morreram.


Mais uma vez parabéns para o DEEN, a execução está fantástica e acompanhando a altura a qualidade da história.
Com total sinceridade e nenhuma ironia e cinismo, a qualidade do material e a execução do DEEN faz todos os outros animes, principalmente aqueles do KyoAni, Shaft, Madhouse, Ufotable, I.G., etc, por melhores que sejam, parecerem brincadeira de otako.

Ela avisou.

[Imagem: rN4gVvK.jpg]
Responder
 #16
Ep. 05

Os envolvidos estão de "mão" cheia mesmo. 

Suei frio nessa cena:

[Imagem: tumblr_oktrboWe3l1tqsu3ro1_540.gif]

Os detalhes...

[Imagem: tumblr_okwfg9xGOW1tnkue9o2_540.png]
Responder
 #17
@Kairos Aevum
Conversando sobre, percebi que interpretei a última fala do Yakumo antes de perder a consciência de maneira errada.
Seja lá como foi a morte a Miyokichi morreu "sem arrependimentos", a vingança dela foi feita, não há motivo para o espírito dela continuar por ali. O que o Kiku quis dizer foi que ele ainda não tinha superado e se desprendido dela. Ele não tinha consciência disso, guardava um remorso maior do que admitia.
Responder
 #18
#6

 A mesma conclusão que eu tinha tido, o Yotaro não colocar a personalidade dele na história não é algo ruim. Como eu tinha comentado ele gosta tanto é respeita tanto o Rakugo e os antigos mestres que ele preferiria aprender como cada um apresentava as histórias do que tentar pensar em uma versão nova dele.

[Imagem: mHVj3ii.jpg]


É principalmente... EU SABIA PORRA!!

Depois do contexto do ataque e visão dele, cena do Kiku conversando sozinho com a Konatsu. Podemos esperar que ele vá falar sobre o passado certo?
Lembram do penúltimo episódio da primeira temporada, lembram se havia alguma câmera naquele hotel gravando a apresentação? Não tinha.

[Imagem: d0UFZu7.jpg][Imagem: K5ThH3Z.jpg]

Yotaro e Higuchi assistindo a gravação com o Matsuda, ao mesmo tempo que o Kiku conversa com a Konatsu.
Quais as chances de o Kiku não contar para a Konatsu algo que ele escondeu dela sobre a morte dos pais? Quais as chances de o Matsuda não comentar sobre o mesmo com o Yotaro e Matsuda?

[Imagem: F7qe4jn.jpg][Imagem: VqczPQo.jpg]

I episódio vai mostrar mais da morte do Sukeroku e Miyokichi.

[Imagem: 1xieGks.jpg]

A Konatsu deve lembrar de tudo que ela esqueceu da cena.

[Imagem: p9n9zNt.jpg]

Irá mostrar mais da Miyokichi antes daquele dia, ou até durante aquele dia.

Não importa o que seja que tenha sido omitido nós não vimos a cena toda e talvez não vimos do modo como tenha acontecido. Talvez as razões tenham sido diferentes das que acreditamos.
Responder
 #19
#7

[Imagem: ealIhr2.jpg]


KAMI-SAMA SEJA LOUVADO QUE EU CONSEGUI CHEGAR ATÉ AQUI SEM ESBARRAR EM SPOILERS!

Eu avisei!
EU AVISEI!

Mesmo assim fiquei surpreso com os detalhes.
Que a Miyokichi tinha tentado matar o Sukeroku era fácil de prever, dada toda a situação, depois de ouvir ele apresentar justamente Shibahama dá para entender o que leva ela a querer matar eles antes de irem embora para Tokyo deixa do ela para trás (ela não iria pensar que eles iriam atrás dela, e será que iriam mesmo? O Kiku diz isso durante a parte que inventou).
Se fosse só isso o Kiku poderia se atormentar e culpar por ter sido parte do autor dos erros que levaram a toda aquela situação, só que não, no fim mesmo a Miyokichi tentando matar o Sukeroku caso ele sobrevivesse imagino que ele tentaria se reconciliar com ela e levá-la junto com eles (ou não, ele iria ficar com raiva dela?).
Mas aí vem a Konatsu...
A autoria já tinha deixado pistas disso.
Desde o início a Konatsu disse odiar a mãe, tomando o lado do pai, não se importando que ela morresse, e ali no calor do momento empurrou a mãe com intenção e acabou só sobrevivendo porque o Kiku segurou ela. Ela se esquece com o choque e já na casa do Kiku sem consciência do que fez o culpa e promete matar ele. Lembram dessa cena? Imagine o que o Kiku deve ter sentido, imagino como ele não deve ter desejado ter morrido no lugar dos outros dois, ou com os outros dois para ficar junto deles. Imagine como ele não deve ter desejado que a Konatsu matasse ele durante todos os anos em que a criou. Tendo que viver com a pessoa que matou seu melhor amigo e a mulher que amou.
E a Konatsu durante todo esse tempo, tudo que ela lembrava era o olhar de ódio do Kiku dirigido para ela sem entender der o motivo. Talvez antes do final da série ele pode perguntar para ele qual o motivo daquele olhar.

Sempre sobre que o Kiku tinha mentido e parte do motivo era proteger a Konatsu, e agora chego a concordar que era melhor não saber da verdade.

Aliais, isso me lembrou de uma outra história que eu recomendo bastante. Coloco em spoiler porque apenas saber qual é dará assas para a imaginação de vocês.

Spoiler:  
O dorama Mother no final tem uma revelação similar.
A mãe da protagonista em parte abandonou a filha para protegê-la.
Ela assumiu a culpa é foi presa por ter matado o marido no lugar da filha. Foi a protagonista quem colocou fogo já casa com raiva do que o pai fazia com a mãe.

E quem imaginaria que o Higuchi conhecia a Miyokichi pessoalmente e tivesse uma paixonite por ela e foi motivado a ir atrás do Kiku para aprender Rakugo de olho nela.
Que história.

E como a execução disso, a história original e a produção do DEEN está perfeita.
Não fica melhor do que isso.
Responder
 #20
Ep. 07

Agora todas lacunas sobre o passado foram preenchidas, belo episódio. Vamos ver o que o futuro nos aguarda.

E essa cena. DEEN está de parabéns novamente.  Thumbup

[Imagem: Xc4TrtX.jpg]
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes