Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Acessar arquivos de conta em partição esquecida do Linux


6 respostas neste tópico
 #1
Tempos atrás usava Linux, só que o HD meio que morreu.
A solução foi abandonar ele e voltar para outro HD onde estou usando novamente apenas o Windows 7.
Agora lembrei daquela partição EXT3/4 oculta no HD zumbi e pensei em dar uma olhada lá dentro e ver se tem algum arquivo esquecido que me interessa.
Bootei por um pendrive e lá está a partição. Consigo entrar na pasta do usuário que usava só que estão todas vazias. Sei que tem arquivo lá, só que como estão protegidas pela minha conta antiga e com senha o sistema de arquivos não me deixa ver.

Há como ter acesso a esses arquivos do usuário antigo?
Usava Linux mas não conheço as manhas, usava só porque gostava mesmo e funcionava bem.
Sei que tem gente, só não imagino qual é.
Responder
 #2
Existe alguma saída de erro?
Responder
 #3
(13/11/2015, 11:16)Rakaro Escreveu: Existe alguma saída de erro?

Tem um Ubuntu Gnome lá, e está meio fodido.
Ele até funciona só que a tela não aparece, fica tudo coberto por uma camada cinza. Sinto que o sistema inicia, e demora um pouco, mas fica lá a tela toda cinza sem poder ver e fazer nada.
Tentei entrar em algum modo de recuperação, tentou e acabou voltando para o início ao invés de carregar o sistema em modo gráfico a prova de erros. Um grande problema que eu imagino que seja é que só tem um Kernel que foi instalado depois, não há mais os antigos para selecionar. Eu tinha problema com isso, atualizava um kernel novo e o sistema ficava ruim, daí eu sempre escolhia um mais antigo durante o carregamento. Depois vinha kernel novo e corrigia, nunca dava para saber se o kernel novo iria dar algum problema ou não (meu PC é muito antigo).

Enfim, não estou pensando em recuperar esse sistema, o HD está semi-morto, só quero olhar os arquivos da minha conta.
Logar com um pendrive e navegar pelas pastas.
Só que como estou olhando as pastas e arquivos que são de propriedade de uma conta com senha as pastas abrem em branco. Deve ter algum comando que faça os arquivos aparecerem.
Responder
 #4
@BinSlashBash
Responder
 #5
Bem, faz tempos que não uso o Linux porém acho que de para usar o chroot para te proporcionar acesso como root e assim mudar as permissões das pastas que deseja acessar. Provavelmente você está sem nenhuma permissão de acesso.

Tenho que colar do google, mas seria algo do tipo:
Citar:sudo chroot [local da partição] (algo do tipo /media/hda1)
Como root tu pode mudar as permissões através do chmod ou mesmo a senha com passwd. Dá uma procurada melhor no Google que facilmente deve achar tutoriais mais bem detalhados. O finado Guia do Hardware tinha bastante material do tipo)
Responder
 #6
Teoricamente falando, como root no liveusb ou livecd você pode acessar os arquivos da partição sem nenhum problema ou restrição, porém, vale lembrar que se a pasta /home do usuário estiver criptografada, ai você vai ter que montar ele com a senha que você usava para ter acesso aos arquivos.

Mais informações poderão ser consultadas nos links abaixo:
https://help.ubuntu.com/community/Encryp...a_Manually
http://www.cyberciti.biz/faq/ubuntu-moun...om-livecd/
http://www.howtogeek.com/116297/how-to-r...on-ubuntu/
Responder
 #7
(13/11/2015, 16:58)BinSlashBash Escreveu: Teoricamente falando, como root no liveusb ou livecd você pode acessar os arquivos da partição sem nenhum problema ou restrição, porém, vale lembrar que se a pasta /home do usuário estiver criptografada, ai você vai ter que montar ele com a senha que você usava para ter acesso aos arquivos.

Mais informações poderão ser consultadas nos links abaixo:
https://help.ubuntu.com/community/Encryp...a_Manually
http://www.cyberciti.biz/faq/ubuntu-moun...om-livecd/
http://www.howtogeek.com/116297/how-to-r...on-ubuntu/

Na moral, esse cara é o cara.
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes