Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Madoka: como ela se tornou deusa?


2 respostas neste tópico
 #1
Surpresa 
Título alternativo: Madoka: só entendi o final agora.

E o trecho acima explica o porque estou criando esse tópico. No anime eu realmente não tinha entendido o final completamente. Por que a Madoka vira uma deusa? Por que a Mami fica viva e a Sayaka não? Por que os Miasmas aparecem? Agora que eu li o mangá com mais calma eu realmente entendi tudo que aconteceu, e vou explicar aqui. Talvez o tópico seja inútil porque tudo que eu vou falar aqui já deve estar em algum outro lugar, mas que se fodaIcon_lol.

O porque a Madoka tem tanto poder deve estar claro a todos e eu vou pular a explicação desses detalhes. O que importa é o desejo da Madoka:
Citar:"Eu quero apagar a existência de todas as Witches antes que elas nasçam.

Todas as Witches de todos os universos, do passado e do futuro, com meu próprio poder."
[Imagem: 261jcxg.jpg]

Parece um desejo simples, basicamente o que a Madoka quer é acabar com todos os Soul Gems prestes a se tornar Grief Seeds, o que evitaria o nascimento das Witches. Porém só isso não tornaria a Madoka uma deusa (seu desejo poderia ser realizado, ela viraria uma Puella Magi e todos viveriam felizes para sempre). Para explicar o que acontece, antes de explicar o que acontece, vamos ver uma definição de deus do Wikipédia:
Citar:Teólogos têm relacionado uma variedade de atributos para concepções de Deus muito diferentes. Os mais comuns entre essas incluem onisciência, onipotência, onipresença, benevolência (bondade perfeita), simplicidade divina, zelo, sobrenatural, eternidade e de existência necessária.

Esses três quesitos grifados são os mais importantes, porém a Madoka atende a todos eles, o que veremos depois, mas primeiro vamos focar nesses três:
  • Onisciência: para que seu desejo seja realizado a Madoka tem que saber onde estão todos os Soul Gems que estão prestes a se tornar Grief Seeds, em todas as épocas, em todos os universos, do passado, presente e futuro.
  • Onipotência: destruir todos os Soul Gems contaminados do universo e de todas as épocas exige uma quantidade quase infinita de poder.
  • Onipresença: ela também precisa estar em todos os lugares ao mesmo tempo, se não ela não conseguiria destruir todos os Soul Gems contaminados.
P.S.: benevolência fica bem óbvio pelo tipo de desejo que a Madoka faz. Eternidade é necessário para que a Madoka cumpra seu desejo (acabar com todas as Witches do futuro também). Seu desejo faz um zelo pelo bem de todas as Puella Magi do universo. O conceito de simplicidade divina e existência necessária eu não entendi bem, se alguém quiser explicar.

Temos aí uma deusa em formação, mas isso por si só não tornaria a Madoka uma deusa. Isso porque assim como nos outros desejos não é o poder da Puella Magi em si que realiza o desejo (veja o caso da Miki por exemplo, foi seu desejo e não seu poder que curou o vionilista). Porém o desejo se transforma no poder da Puella Magi (o fato da Miki ter desejado curar o vionilista deu como resultado seu poder de cura rápido, o fato da Homura querer refazer o primeiro encontro com a Madoka deu fruto ao seu poder de manipular o tempo), e foi isso que transformou a Madoka numa deusa: um poder compatível com seu desejo é simplesmente o poder de um deus, o que fica explícito na fala do Kyuubey:
[Imagem: 28lzatz.jpg]

O fato da Madoka ser a mais poderosa Puella Magi implica que ela seria a Witch mais poderosa. Mais que isso: um desejo de imensas proporções poderia simplesmente significar o final do universo, já que uma Puella Magi com o poder da criação (deus) também teria o poder de destruição total. Porém para seu desejo ser realizado, o que é uma sacada genial, a Witch que nascesse da Madoka também teria que ser destruída antes da formação. A Madoka de fato reescreveu as leis do universo.

Não tinha entendido o fato da Mami ficar viva nesse novo mundo que a Madoka criou, mas fica bem óbvio se você pensar: ela foi morta por uma Witch, então se as Witches não existem mais não existe motivo para ela estar morta no espaço-tempo atual. Agora o caso da Miki é mais complicado:
[Imagem: 33ekc8w.jpg]

Vamos lá, porque a Miki se torna uma Puella Magi mesmo? É para salvar o vionilista-amigo-de-infância-e-amor-escondido dela. E o por que a Miki desaparece? Não é porque alguma Witch acaba com ela e sim porque ela simplesmente se recusa a purificar seu Soul Gem. Essas atitudes dela não são afetadas pelo desejo da Madoka e ela acaba desaparecendo nesse mundo também, não porque ela se torna uma Witch e a Kyouko acaba com ela (morrendo no processo junto), mas simplesmente porque seu Soul Gem ficou contaminado e ela foi afetado pela "Lei do Círculo" (a lei que foi gerada pelo desejo da Madoka):
[Imagem: 206f04l.jpg]

O fato dos Miasmas aparecerem não é realmente importante, mas sim o fato que não existem mais Witches para manter o equilíbrio. Então alguma coisa nasce no seu lugar, contendo todas as maldições. O que nasce no lugar é os Miasmas, mas poderiam ser cachorros. Seria interessante se numa história alternativa a Madoka tivesse pedido que acabassem todas as maldições do planeta para ver o que aconteceria. Seria o fim do mundo (afinal nada restauraria a entropia)?

Para finalizar, o que diabos a Homura faz entrando em contato com a Madoka e como ela é a única pessoa que realmente conhece sua existência (todas as outras acham o nome Madoka nostálgico mas não lembram dela). Eu acredito que ela seja a representação de Jesus, ou seja, uma pessoa normal (ok, Puella Magica não são pessoas) que realmente sabe que deus existe porque teve algum tipo de contato com ele (se não é isso que a bíblia fala, desculpe, mas eu sou budista e não conheço realmente sua história). Só que diferente de Jesus ela não começou uma nova religiãoIcon_lol.
Responder
 #2
Só prova que Deus é também o Diabo.

Enfim, a Homura lembra da Madoka porque elas são um casal oras. A Madoka prometeu isso, e a Homura também, que não esqueceriam uma da outra.

A questão da Miki explica porque a história não mudou radicalmente devido a existência de longa data das Puella Maggi.
Como vimos, muitos tiveram papeis importantes na história. Se a vida delas fosse mudada, então o mundo deixaria de ser o mesmo. O que a Madoka faz é apenas matar a bruxa dentro de cada uma e permitir elas irem para o "céu".
Responder
 #3
(09/10/2011, 01:33)Panino Manino Escreveu: Só prova que Deus é também o Diabo.

Enfim, a Homura lembra da Madoka porque elas são um casal oras. A Madoka prometeu isso, e a Homura também, que não esqueceriam uma da outra.

A questão da Miki explica porque a história não mudou radicalmente devido a existência de longa data das Puella Maggi.
Como vimos, muitos tiveram papeis importantes na história. Se a vida delas fosse mudada, então o mundo deixaria de ser o mesmo. O que a Madoka faz é apenas matar a bruxa dentro de cada uma e permitir elas irem para o "céu".

Mas a Madoka poderia ter mudado a história da Miki (aquela conversa que elas tiveram mostra que ficou do jeito que ficou foi porque a Miki quis isso), aliás, ela poderia ter acabado com o universo e criado outro, lembre-se, ela é DeusIcon_lol.

Só essa de que a Homura e a Madoka prometeram uma para outra não cola, aparentemente a Homura também tinha um poder considerável já que no mangá uma "voz" fala com ela perguntando se ela era a outra que podia manipular o tempo, por isso que ela conseguiu entrar em contato com Deus. Mas eu ainda acho que só fizeram isso para aumentar a ideia de que a Madoka é a uma nova deusa e que a Homura meio que é seu Messias.
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes