Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Yu Yu Hakusho - A volta de um clássico


2 respostas neste tópico
 #1
Yu Yu Hakusho - A volta de um clássico




A volta de um clássico mangá, em edição definitiva para colecionadores


Capa da nova edição brasileira
de Yu Yu Hakusho

Um grande sucesso do mangá está sendo republicado no Brasil, em formato mais fiel ao original japonês. É Yu Yu Hakusho, aclamada série de Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter. A série se tornou conhecida pelo público brasileiro em 1996, quando sua versão em animê foi exibida pela extinta TV Manchete e havia grande euforia com desenhos animados japoneses graças à explosão dos Cavaleiros do Zodíaco dois anos antes. Anos depois, foi lançado por aqui pela Editora JBC o original em mangá, que agora volta às bancas em edição caprichada. O sucesso de Yu Yu Hakusho se deve, acima de tudo, a um personagem central muito carismático inserido em uma trama criativa e envolvente. 



Yusuke Urameshi é um jovem estudante de comportamento agressivo, preguiçoso e rebelde. Filho de uma mulher irresponsável e meio desmiolada que foi mãe aos 15 anos, (Yusuke tem 14 anos e a mãe, 29) Yusuke é temido por muita gente e visto como um rival a ser derrotado por valentões de gangues estudantis. Mas ele não é mau como imaginam e lá no fundo possui um forte senso de justiça, apesar de tudo indicar o contrário. 

Certo dia, vê um menino pequeno prestes a ser atropelado e se lança para salvá-lo. Consegue salvar a vida da criança, mas é atingido em cheio pelo carro e morre rapidamente. Rapidamente, seu espírito deixa o corpo e ele vê, atônito, o resgate chegar apenas para constatar que nada mais podia ser feito por ele. 

Sua morte é apenas o início de suas aventuras fantásticas, pois logo ele é contatado por Botan, uma graciosa "deusa da morte" (na visão japonesa), que o avisa que ele não só estava morto como também não tinha para onde ir. Acontece que seu gesto nobre fora tão surpreendente que o mundo espiritual não estava preparado para recebê-lo. Por isso, é dada a ele a chance de ressuscitar, desde que ele tivesse a paciência e nobreza de passar por um teste de caráter. No plano físico, a morte dele é sentida com mais intensidade e tristeza apenas por sua mãe e por sua amiga de infância Keiko, que o ama profundamente. 




Yusuke Urameshi: de bad boy
a herói do mundo espiritual

Decidido a voltar ao mundo dos vivos, Yusuke começa sua jornada para se tornar merecedor da dádiva, ajudando espíritos atormentados, seja de pessoas ainda vivas ou já falecidas e até mesmo animais. Aqui, vale lembrar que a série foi criada no Japão, país de maioria budista e xintoísta e tudo é feito dentro desss sistema de crenças envolvendo vida e morte, além de mesclar elementos mitológicos japoneses. É muito diferente da visão judaico-cristã que moldou o Ocidente e há até uma cena divertida onde Botan diz, durante uma conversa, que "O Sr. Cristo não é da nossa alçada...". 

Em sua jornada espiritual de redenção, Yusuke toma contato com histórias tristes e tocantes e se envolve profundamente para ajudar os que precisam, sem deixar de lado seu temperamento forte e impulsivo. E ele descobre, com grande surpresa, que seu rival de brigas Kuwabara não só tem sensibilidade espiritual como também é um sujeito leal e preocupado com os amigos. No futuro, será um grande companheiro de Yusuke em perigosas missões. 

Nessa primeira fase, há histórias fechadas dentro de um arco maior, mostrando pequenas pérolas cheias de sentimento. O título da série, inclusive, se encaixa melhor na primeira fase do que nas posteriores, pois uma de suas traduções possíveis é "Arquivos Fantasmas". Essa tradução foi usada como subtítulo nos EUA, que conheceu a série como Yu Yu Hakusho - Ghost Files quando o animê foi lançado lá pela distribuidora Funimation

Como já é sabido por quem acompanhou anteriormente, Yusuke não só ressuscita como também recebe poderes especiais e a missão de ser um Detetive Espiritual, um protetor das pessoas comuns contra entidades sobrenaturais malignas. Ao longo da saga, Yusuke conhece outros guerreiros, além de Kuwabara se juntar ao poderoso grupo. Com o tempo, as aventuras vão ganhando foco maior na ação e em grandiosas batalhas. Mas o início, totalmente focado no desenvolvimento do personagem principal, fez com que Yusuke se tornasse um herói de primeira grandeza. 

Em seu país de origem, Yu Yu Hakusho foi publicado na revista Shonen Jump entre 1990 e 1994, gerando 19 volumes. Uma posterior republicação com novas capas, ilustrações e trechos coloridos teve 15 volumes, pois cada um trazia mais páginas. 




A versão em animê: altas doses de ação
A versão em animê foi produzida pelo Studio Pierrot entre 1992 e 95, com 112 episódios. Também foram produzidos especiais de cinema em 1993 e 95, além de episódios para vídeo, sendo 2 em 1994 e mais 4 entre 1995 e 96. No Brasil, depois da TV Manchete, foi também exibido em outros canais, incluindo a TV Bandeirantes, Cartoon Network e Play TV. Entre 2006 e 2008, toda a série de TV foi lançada em DVD, pela PlayArte

Quando de seu lançamento original pela JBC em 2002, a série seguia o formato comum na época, que era o de meia encadernação (ou "meio tankobon"), impresso em papel jornal. Tudo para oferecer um produto o mais barato possível, pois havia ainda muita incerteza sobre a viabilidade, a longo prazo, de uma publicação de mangá no Brasil. Deu certo e a obra fechou completa, totalizando aqui 38 volumes. Hoje, com um mercado segmentado porém mais consolidado, a JBC resolveu relançar a obra, uma das mais importantes do gênero shonen (para rapazes). 

A nova edição de Yu Yu Hakusho vem em formato maior que o anterior, com papel de boa qualidade e o mesmo número de páginas e alinhamento de episódios da publicação japonesa original. Ainda, foi feita uma nova revisão da tradução e adaptação de texto, além de adequação à reforma ortográfica vigente. Com isso, uma obra marcante da mais importante publicação de quadrinhos japoneses ganha sua versão definitiva para o público brasileiro. 

- Yu Yu Hakusho tem formato 13,5 x 20,5 cm, com 200 páginas. Total: 19 volumes.
Preço: R$ 14,90
- Recomendável para maiores de 16 anos.
Responder
 #2
Um dos raros tópicos decentes (Mesmo que ainda seja um ctrl+V dos que o martec ama) do stefano. 
Dei até um like.
Responder
 #3
vocês estão comprando os mangás de YYH ?
já comprei os 3 primeiros volumes
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes