Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

[Três reflexão] A autolembrança + bônus: eu = nós = mundo?


Tópico em 'Vale tudo' criado por jasque em 24/04/2014, 11:40.
4 respostas neste tópico
 #1
O filósofo russo G. I. Gurdjieff, sobre a autolembrança:

"Tente parar seus pensamentos,  mas, ao mesmo tempo, não esqueça seu objetivo - fazer isso para, na verdade se lembrar... o que impede a auto lembrança? O permanente fluxo de pensamentos. Pare com este fluxo,  e talvez possa sentir o que é isso... Você pode parar seus pensamentos,  mas não deve se desapontar caso não consiga de início.  Parar os pensamentos é algo muito difícil.  Não se pode simplesmente dizer "vou parar meus pensamentos" e fazê-los parar. É preciso esforçar-se o tempo todo."

Fiquei pensando sobre isso e criei uma teoria... se você parar seus pensamentos o que vem depois disso? A primeira coisa que vai vir em sua mente não vai ser automática, algo que você não terá controle sobre? É algo interessante...

Btw, a autolembrança na verdade é sobre outra coisa, é sobre você lembrar que existe, algo assim.
Se você notar, você fica imerso em seu fluxo de pensamentos boa parte do tempo, e acaba não percebendo muitos dos detalhes que perceberia se você parasse para prestar atenção.

Bem, vamos à segunda discussão.

O que ocorre no mundo é uma projeção do que ocorre dentro de cada um de nós?
Segundo Krishnamurti, nossos conflitos pessoais(cobiça, ciúmes, possessividade, julgamento, etc) são os mesmos do mundo. Mas no mundo acontece em uma forma mais dramática e brutal. Então ele sugere que para mudar o mundo é necessário pensar nessas questões todos os dias.

Eu acho que ele quis dizer que se todos pensassem nessas coisas, a mudança viria naturalmente. 
Uma revolução, ele diz.

Mas não sei bem... a reflexão vai influir nas ações.  

Só que não necessariamente, talvez.

Muita gente não abre mão das idéias que geram os conflitos externos.

Seria preciso unir ideologias.

É complexo.

Mas se o que é preciso é pensar sobre isso todos os dias, eu faço minha parte ou tento.
Enfim, que é barra pesada para você, meu amigo?
Responder
 #2
(24/04/2014, 11:40)jasque Escreveu: Btw, a autolembrança na verdade é sobre outra coisa, é sobre você lembrar que existe, algo assim.
Se você notar, você fica imerso em seu fluxo de pensamentos boa parte do tempo, e acaba não percebendo muitos dos detalhes que perceberia se você parasse para prestar atenção.

Ou é um bug.


Tem um filme que fala sobre um supercomputador que faz simulação de criação de universo e as pessoas não percebiam e levavam a vida numa boa igual Matrix, só que nessa simulação quem estava por trás eram os próprios humanos, é bem interessante. Claro que esse tipo de "teoria" não tem sentido mas seria engraçado.

(24/04/2014, 11:40)jasque Escreveu: Bem, vamos à segunda discussão.

O que ocorre no mundo é uma projeção do que ocorre dentro de cada um de nós?
Segundo Krishnamurti, nossos conflitos pessoais(cobiça, ciúmes, possessividade, julgamento, etc) são os mesmos do mundo. Mas no mundo acontece em uma forma mais dramática e brutal. Então ele sugere que para mudar o mundo é necessário pensar nessas questões todos os dias.

Eu acho que ele quis dizer que se todos pensassem nessas coisas, a mudança viria naturalmente. 
Uma revolução, ele diz.

Interessante, entretanto o modo de pensar teria que ser racional logo que todas as pessoas não pensam da mesma forma e acho que mesmo que fossem racional ainda tem como corromper as idéias. Se houvesse leis mais sérias com uma base forte na educação e na formação do ser humano, respeito, pode ser que aconteça alguma coisa (ainda acho difícil pois o humano é altamente corruptível e fraco), mas a nível mundial acho que devido ao tamanho da divergência de pensamentos e de culturas seria muito difícil ocorrer alguma mudança envolvendo respeito mutuo. Suíça, Dinamarca e Canada são países que as coisas "funcionam", boa educação qualidade de vida boa, saúde, segurança, tem mais alguns que são muito bons mas mesmo assim não estão livres de corrupções nos seus sistemas.
Essa é umas daquelas discussões de skype, iria ficar longo eu escrever tudo, além de eu ter que ficar pesquisando pra não falar groselha.
Responder
 #3
(26/04/2014, 22:55)Kamikakushi Escreveu: Ou é um bug.


Tem um filme que fala sobre um supercomputador que faz simulação de criação de universo e as pessoas não percebiam e levavam a vida numa boa igual Matrix, só que nessa simulação quem estava por trás eram os próprios humanos, é bem interessante. Claro que esse tipo de "teoria" não tem sentido mas seria engraçado.

Essa idéia de bug é usada em haruhi também, por isso eu brinco às vezes com isso xD
Btw o texto do link me deu vontade de jogar the sims.

Aliás, tem um episódio do Além da Imaginação sobre a simulação da vida dos humanos, como se fosse um serviço, é bem interessante. Era tipo um "cemitério" com vários espécimes.

Citar:Interessante, entretanto o modo de pensar teria que ser racional logo que todas as pessoas não pensam da mesma forma e acho que mesmo que fossem racional ainda tem como corromper as idéias. Se houvesse leis mais sérias com uma base forte na educação e na formação do ser humano, respeito, pode ser que aconteça alguma coisa (ainda acho difícil pois o humano é altamente corruptível e fraco), mas a nível mundial acho que devido ao tamanho da divergência de pensamentos e de culturas seria muito difícil ocorrer alguma mudança envolvendo respeito mutuo. Suíça, Dinamarca e Canada são países que as coisas "funcionam", boa educação qualidade de vida boa, saúde, segurança, tem mais alguns que são muito bons mas mesmo assim não estão livres de corrupções nos seus sistemas.
Essa é umas daquelas discussões de skype, iria ficar longo eu escrever tudo, além de eu ter que ficar pesquisando pra não falar groselha.

Bem, sem a educação adequada as pessoas tenderiam a achar a idéia de ficar pensando uma baboseira.
Afinal sempre é mais fácil ficar assistindo tv do que pensando sobre a vida, então uma coisa meio que leva a outra.

Mas enfim, são apenas utopias. Esse mundo dificilmente tem conserto ^^
Responder
 #4
(27/04/2014, 00:48)jasque Escreveu: Essa idéia de bug é usada em haruhi também, por isso eu brinco às vezes com isso xD
Btw o texto do link me deu vontade de jogar the sims.

Aliás, tem um episódio do Além da Imaginação sobre a simulação da vida dos humanos, como se fosse um serviço, é bem interessante. Era tipo um "cemitério" com vários espécimes.


Bem, sem a educação adequada as pessoas tenderiam a achar a idéia de ficar pensando uma baboseira.
Afinal sempre é mais fácil ficar assistindo tv do que pensando sobre a vida, então uma coisa meio que leva a outra.

Mas enfim, são apenas utopias. Esse mundo dificilmente tem conserto ^^


The sims 1 com todas as expansões foi épico *-* Eu lembro de ter jogado o 2 por um bom tempo sem as expansões mas dai sem elas o game não fica tão bom e eu parei =/ deve fazer o que uns 8 anos.

Eu assisti haruhi a um bom tempo atrás e não lembro o porque eu não gostei Icon_rolleyes

Eu n lembro o nome do filme, eu até tentei procurar mas não deu em nada. Tinha um pessoal q fez um supercomputador que fazia varias simulações dai programaram uma cidade onde os habitantes tinham meio q "vida própria" e eles conseguiam interagir através de umas "camas" onde eles deitavam e like a nerv gear entravam no mundo/cidade simulado e conseguiam conversar com as simulações de pessoas q tinham "vida própria" com "pensamentos próprios".

Eu particularmente também acho que a humanidade difícil/impossivelmente tem conserto e se tiver infelizmente eu não vou conseguir ver.

Spoiler:  
E mesmo que desse tudo errado como guerra, genocídio, vírus, outro meteoro, colapso, eu realmente adoraria ver o desfecho da humanidade, acho que isso seria a coisa que eu mais desejaria.
Responder
 #5
(27/04/2014, 02:29)Kamikakushi Escreveu: The sims 1 com todas as expansões foi épico *-* Eu lembro de ter jogado o 2 por um bom tempo sem as expansões mas dai sem elas o game não fica tão bom e eu parei =/ deve fazer o que uns 8 anos.

Eu assisti haruhi a um bom tempo atrás e não lembro o porque eu não gostei Icon_rolleyes

Eu n lembro o nome do filme, eu até tentei procurar mas não deu em nada. Tinha um pessoal q fez um supercomputador que fazia varias simulações dai programaram uma cidade onde os habitantes tinham meio q "vida própria" e eles conseguiam interagir através de umas "camas" onde eles deitavam e like a nerv gear entravam no mundo/cidade simulado e conseguiam conversar com as simulações de pessoas q tinham "vida própria" com "pensamentos próprios".

Eu particularmente também acho que a humanidade difícil/impossivelmente tem conserto e se tiver infelizmente eu não vou conseguir ver.

Spoiler:  
E mesmo que desse tudo errado como guerra, genocídio, vírus, outro meteoro, colapso, eu realmente adoraria ver o desfecho da humanidade, acho que isso seria a coisa que eu mais desejaria.

Acho que o fim só vai vir quando esgotar os recursos mesmo.
Essa geração atual vai estagnar muito as coisas, muita preguiça lol
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes