Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Lei que institui festival de cultura pop japonesa é promulgada na cidade de São Paulo


Páginas (3): 1 2 3 Próximo »
23 respostas neste tópico
 #1
Estrela 
Fonte: http://www.camara.sp.gov.br/index.php?op...&Itemid=98

Foto: Fábio Jr Lazzari/ CMSP
[Imagem: 2v1rfj8.jpg]

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto, assinou nesta quinta-feira a promulgação da Lei Municipal 15.417, originária de um projeto do vereador Ushitaro Kamia, que institui na cidade de São Paulo o festival Anime Friends, evento de fãs de quadrinhos e animações japonesas. A nova lei foi comemorada com uma apresentação de cosplay — caracterização de personagens —, ilusionismo e dois caricaturistas que retrataram os presentes no estilo mangá.

O festival, que terá em 2012 sua décima edição, já se espalhou por outras capitais do país, Argentina e Chile. Com a lei, ele terá apoio do poder municipal e realizará, além da convenção tradicional, atividades espalhadas pela cidade. Segundo Kamia, mais de 100 mil pessoas participaram do evento em 2011.

Para o produtor do Anime Friends, Takashi Tikasawa, a criação de uma lei que torna o festival parte do calendário do município, a ser realizado no terceiro fim de semana de julho, fará com que a divulgação seja maior. Para o ano que vem, Tikasawa acredita que o encontro terá pelo menos 150 mil visitantes.

Kamia destacou ainda que o Anime Friends é um evento que reúne principalmente jovens em um ambiente que ele considera “extremamente saudável”. “O festival preserva a família e protege o jovem. Nos locais em que acontecem os encontros é proibido fumar e beber”, explicou.

Para Police Neto, a realização de atividades como esta "faz parte do reconhecimento de que São Paulo é uma cidade de muitos povos". "É importante fortalecer através de leis o que já tem sido feito", disse o vereador.

(08/09/2011 - 11h45)

---------------------------

Vocês acham que com esta lei, os eventos como o Anime Friends, Animecon e outros vão ganhar uma organização e divulgação melhor e maior? Dê sua opinião.
Responder
 #2
Poderiam arrumar um lugar maior então...mas de qualquer forma é uma coisa boa, se realmente fizerem uma maior divulgação...

E eu não pude deixar de rir desse cosplay de Naruto Icon_lol
Responder
 #3
Seria uma boa que depois dessa, coloquem o Anime Friends no Espaço do Anhembi, pois que eu saiba, lá faz parte da prefeitura. E o Sambódromo é perfeito para fazer os shows das bandas.
Responder
 #4
(09/09/2011, 13:39)DejitaruDan Escreveu: Seria uma boa que depois dessa, coloquem o Anime Friends no Espaço do Anhembi, pois que eu saiba, lá faz parte da prefeitura. E o Sambódromo é perfeito para fazer os shows das bandas.

Começo a visualizar o próximo Anime Friends justamente no sambódromo de São Paulo...
Responder
 #5
HAHHAHAH CARAI! QUE IMAGEM! QUE IMAGEM! Icon_lol

Eu pensei que fosse algo "sério", então entro e dou de cara com essa imagem, sensacional.


Depois de ler o texto, sou totalmente contra.
Nem é por patriotismo, bairrismo ou xenofobia.
Simplesmente, se vão fazer, que façam direito.
SP já tem grande colônia japonesa. Que criem incentivos e meios de tornar os festivais que já existem e são comemorados lá mais apelativos incentivando o turismo. Que me perdoe, mas otakice não merece ser chamado de cultura popular. Pelo menos não dessa forma. Só vai deteriorar a cultura japonesa .
Se querem chamar atenção para a cultura do mangá e do anime, que façam algo decente, focado no valor cultural histórico e não em marketing punheteiro. Além de quê, Anime Friends é uma droga em organização e seriedade. Melhor acabar com esse evento e fazerem um que realmente tenha valor, algo mais sério e com credibilidade.
Responder
 #6
'vereador Ushitaro Kamia'
Esse não é aquele que se candidatou a deputado e prometeu um monte de coisa pros otakus ou algo assim?
Não sei se tem propaganda politica na tv pra vereador la, sei que vi uma vez uma propaganda dum maluco la lol

Ja fui no AF 2 vezes, vale mais a pena pelos shows e pra comprar coisas (ultimamente nem tanto, porque as figmas lá ainda são caras).

Mas só de poder ficar no animeke o dia todo já vale pra mim, pq aqui nos eventos do DF nem isso é possível mais.
Responder
 #7
Eu ia comentar sobre a postagem do Panino, aí me lembrei da cultura brasileira representada pelo axé, pagode, technobrega, fuck, emocore...
Responder
 #8
(09/09/2011, 15:20)rapier Escreveu: Eu ia comentar sobre a postagem do Panino, aí me lembrei da cultura brasileira representada pelo axé, pagode, technobrega, fuck, emocore...

Também sou contra.
Essas são manifestações populares localizadas, e espontâneas.
A não ser, que seja esse mesmo o plano mestre de dominação mundial do japão, nos tornar todos otakus.
Responder
 #9
A lei seria legal se ajudar também a preservar e divulgar a cultura tradicional japonesa, desde os Tanabatas que ocorrem na Liberdade, também aos templos xintoístas, igreja tenrikiyo, seicho no ie, taiko, artes milenares como teatro kabuki, esculturas, pinturas, artes marciais japonesas até a cultura pop que os jovens gostam.
Pois a cultura pop japonesa vai além dos cosplays, mupys, karaokês da vida.

Então, seria uam boa que os eventos espalhados pela cidade, mostrassem o lado tradicional da cultura japonesa, senão carnavalizaram a cultura japonesa, como fizeram com a africana com as leis e tal.
Responder
 #10
(09/09/2011, 14:34)Panino Manino Escreveu: HAHHAHAH CARAI! QUE IMAGEM! QUE IMAGEM! Icon_lol

Eu pensei que fosse algo "sério", então entro e dou de cara com essa imagem, sensacional.


Depois de ler o texto, sou totalmente contra.
Nem é por patriotismo, bairrismo ou xenofobia.
Simplesmente, se vão fazer, que façam direito.
SP já tem grande colônia japonesa. Que criem incentivos e meios de tornar os festivais que já existem e são comemorados lá mais apelativos incentivando o turismo. Que me perdoe, mas otakice não merece ser chamado de cultura popular. Pelo menos não dessa forma. Só vai deteriorar a cultura japonesa .
Se querem chamar atenção para a cultura do mangá e do anime, que façam algo decente, focado no valor cultural histórico e não em marketing punheteiro. Além de quê, Anime Friends é uma droga em organização e seriedade. Melhor acabar com esse evento e fazerem um que realmente tenha valor, algo mais sério e com credibilidade.

Estava quase me preparando para postar quase que exatamente isso que você postou...

Frequentei o evento durante muito tempo, e sinceramente, não é tudo isso que falam.

Talvez para quem vê de fora pareca incrível pelo que comentam na TV e em outros lugaraes, mas para quem já viu de perto, só a primeira vez pode ser legal, de resto é tudo a mesma coisa.
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes