Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Conservação de livros e mangás: necessidades e exageros


Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »
42 respostas neste tópico
 #31
(12/11/2012, 00:55)rapier Escreveu: Dica 0 de conservação de mangás: não compre mangás da JBC.

Não comprar quando hoje em dia tem papel off-set? Sei não em.

Mas enfim, dica pra você amigo criador do tópico, troque essas embalagens por individuais, já que dependendo da temperatura, estarem juntos = mais chance de dar merda.

Compre um saco de baixa densidade, ele é leve, fácil de manejar, fácil de abrir, tem vários tamanhos e o custo dele é muito baixo (tipo 200 sacos são... 10 reais), compre um durex que fica show.
Responder
 #32
melhor jeito é vc mandar plastificar folha por folha do seu manga !! vai ficar conservado para sempre ! Icon_lol
Responder
 #33
(13/11/2012, 17:48)Kira Sama Escreveu: melhor jeito é vc mandar plastificar folha por folha do seu manga !! vai ficar conservado para sempre ! Icon_lol

Plastificar quente pra ficar durinho e depois colocar numa câmara hiperbárica!!!Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Mas sério, essa questão de necessidade ou exagero é muito pessoal mesmo...
Eu li em outro fórum que um cara enquadrou todos os primeiros volumes e pendurou pelas paredes! Eu acho que nunca chegaria a tanto Icon_lol
Responder
 #34
Eu cheguei a encapar algumas edições do Dragon ball Icon_lol
(com plástico de encapar caderno)

Imagina fazer com todas...
Responder
 #35
Bem, como prometido comprei os saquinhos PP nos seguintes tamanhos 13x25cm, 15x30cm e 18x30cm. A loja na qual comprei foi essa aqui: http://www.metropolisrj.com.br/produtos_lista.asp?id=15
Os preços variam de acordo com o tamanho: R$0,80, R$0,90 e R$1,00, respectivamente, por 10 sacos. Eles vêm sem cola alguma e a abertura possui pontas simétricas.

Spoiler: Sacos PP  
[Imagem: bQcdc.jpg]

[Imagem: weLKs.jpg]

Os tamanhos já são feitos pensando em revistas tipo "formatinho" ou "tankobon", "meio tanko brasileiro" e "comics". Mas eu consegui colocar também comics mais antigas que tinham formato menor.

Spoiler: formatos  
13x25cm[Imagem: QbS7y.jpg]

15x30cm[Imagem: DBao4.jpg]

18x30cm[Imagem: 3w51Y.jpg]

Encadernações maiores como edições de luxo e compilações especiais não podem ser colocadas nestes saquinhos. Portanto, continuarei colocando nos sacos PE de alta ou media densidade que são feitos em tamanhos maiores.

Spoiler: Edições maiores  
Comparando com o saco PP 18x30cm[Imagem: vTfqY.jpg]

[Imagem: NpdM5.jpg]

Comparando o saco PP com o PE de alta densidade pode-se reparar que o primeiro reflete mais a luz além de ser estupidamente mais transparente que o segundo. Usando o tato eu percebi que o PP é menos áspero e parece ser mais fino que o PE de alta densidade, mas não sei se isso afeta a proteção contra gases uma vez que teóricamente o PP apresenta maior proteção.

Spoiler: PP x PE  
[Imagem: lQepV.jpg]

Com relação aos adesivos, eu sempre usei Durex amarelo. Mas com o tempo percebi que ele deixava marcas no conteúdo e no saco. Então adquiri alguns adesivos transparentes mas de funcionalidades e composições diferentes. Um é dupla face e tem composição de fita de PP e adesivo acrílico. Os outros são simples com adesivo acrílico e à base d'água, no entanto, o Durex tem filme de PP e o Adelbras tem filme de Bopp. Pesquisando sobre o filme de bopp achei que as características sãoa priori as mesmas do filme PP. A constatação mais importante e mais óbvia foi checar o prazo de validade dos adesivos. Como eu não tinha reparado nisso antes, acabei deixando as embalagens com a mesma fita adesiva por anos após o vencimento e isso deve ter ajudado na deterioração dos mesmos. Portanto, decidi usar o Adelbras por apresentar validade até 2017 enquanto o Durex e o dupla-face são até 2014.

Spoiler: adesivos  
[Imagem: KImFZ.jpg]

A forma com que fechei os sacos foi simplesmente passar a fita sobre uma das pontas e prendê-la sobre a outra, de forma que se ajustasse ao formato da revista. Não vejo necessidade de prender à vácuo nem de prender toda a borda do saco para não entrar ar, pois quando as revistas estiverem todas reunidas nas prateleiras a pressão entre elas será suficiente para mantê-las fechadas.

Spoiler: fechamento com adesivo  
[Imagem: qOiS7.jpg]

Em resumo, creio ser mais prático comprar estes saquinhos PP vendidos em lojas especializadas em revistas pois já veem no tamanho especifico. O preço e a praticidade parecem compensar. No entanto, isto não invalida o uso dos sacos PE desde que sejam os de alta ou média densidade (o de baixa é o mesmo usado em sacos de mercado). Passarei a trocar os adesivos de acordo com o prazo de validade quando for limpar as estantes, torcendo pra quando tirá-los não estragar os saquinhos. No mais agora poderei colocar cada revistas separada em sua embalagem e com o uso do desumidificador espero diminuir a ação do mofo e da umidade do quarto.

Por fim, espero ter ajudado mais alguém com esta minha pesquisa e espero também não ter alimentado nenhum transtorno mental (compulsão, obsessão, etc) de ninguém.Icon_e_biggrin

Aliás, muito obrigado à Anachan pela reputação! Icon_redface
Responder
 #36
Ótimo post, vou usar como referência quando for comprar os saquinhos pra minha coleção. Só uma pergunta: a nova edição de Sakura tem que ser usado o saquinho das edições especiais?
Responder
 #37
(19/11/2012, 18:17)Hajimee Escreveu: Ótimo post, vou usar como referência quando for comprar os saquinhos pra minha coleção. Só uma pergunta: a nova edição de Sakura tem que ser usado o saquinho das edições especiais?

Eu estou usando o saquinho 15 x 30cm pois apesar de ser "de luxo" tem o formato igual ao Evangelion, Bakuman e por ai vai(13,5 x 20,5 cm). Além do que tem só +/- 1 cm a mais na altura do que o 20th Century Boys, o qual vc pode ver nas imagens do post anterior.
De qualquer forma, se vc quiser oferecer mais proteção do que o normal, use o saquinho de Mylar (com fechamento por zíper plástico, se possível) que tem prazo indeterminado de deterioração e possui a maior proteção dentre as opções que hoje existem por aí. Só não sei te indicar onde comprar isso aqui no Brasil... Mas se vc não encontrar ou achar muito caro, a melhor opção que eu encontrei foi o saquinho PP médio, ou seja, 15x30cm, fazendo o fechamento com adesivo PP ou Bopp transparente (tipo Durex).

Ah, e obrigado pela Rep!!! Thumbup
Responder
 #38
Realmente estou precisando de guardar com mais carinho minhas coisas. Estão todas empilhadas dentro de um guarda-roupa.
Responder
 #39
Quase que perdi umas coisas aki hj, meus mangás e livros estão todos expalhados pelo chão do quarto enquanto eu tomo coregem de arrumá-los novamente na estante, e acabou de cair um pé d'agua que vazou as janelas. Por sorte o tapete reteve a agua antes que escorrece na direção do papel. Icon_eek
Responder
 #40
(19/11/2012, 20:24)MacColin Escreveu: Eu estou usando o saquinho 15 x 30cm pois apesar de ser "de luxo" tem o formato igual ao Evangelion, Bakuman e por ai vai(13,5 x 20,5 cm). Além do que tem só +/- 1 cm a mais na altura do que o 20th Century Boys, o qual vc pode ver nas imagens do post anterior.
De qualquer forma, se vc quiser oferecer mais proteção do que o normal, use o saquinho de Mylar (com fechamento por zíper plástico, se possível) que tem prazo indeterminado de deterioração e possui a maior proteção dentre as opções que hoje existem por aí. Só não sei te indicar onde comprar isso aqui no Brasil... Mas se vc não encontrar ou achar muito caro, a melhor opção que eu encontrei foi o saquinho PP médio, ou seja, 15x30cm, fazendo o fechamento com adesivo PP ou Bopp transparente (tipo Durex).

Ah, e obrigado pela Rep!!! Thumbup

Acho que vou usar o PP mesmo, prefiro sempre economizar. Só vou comprar um mais caro como o Mylar em última opção mesmo. E sobre a rep, fez por merecer, nem precisa agradecer.
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes