Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info
Enquete: Vocês gostariam de ver artigos sobre qual outro aspecto no blog Mahjong School?  
Nota: Esta enquete é pública, todos os usuários poderão ver o resultado do seu voto.
[Mostrar Resultados]

Riichi! - Tópico oficial de mahjong japonês


Tópico em 'Jogos & Consoles' criado por lnisishima em 14/05/2012, 20:03.
Páginas (378): « Anterior 1 2 3 4 5 6 ... 378 Próximo »
3772 respostas neste tópico
 #31
(15/05/2012, 23:07)Ewerton Tavares Escreveu: falando em jogar na vida real, imagino campeonatos acontecendo pelo japao, alguem sabe quem é o fodão do jogo? tem alguma jogada magica igual ao anime ?? kkkk

já vi alguns videos mas nao entendia porra nenhuma Icon_lolIcon_lol

Isso é algo que sempre quis saber. O cenário de mahjong no Japão, como é visto pelas pessoas, se é popular e coisas do tipo. Eu sei que tem ligas profissionais por lá, com transmissões em TV, comentaristas e tals, igual mostra mesmo no anime. Já trombei com contas de Twitter de jogadores profissionais e tem até o site oficial da Associação Profissional de Mahjong do Japão. Também tem uma série de livros e mesmo pesquisas em faculdades de lá sobre o jogo, mas não sei ao certo quem seria o melhor jogador de lá e coisas assim.

Acho que jogada mágica igual do anime é difícil, o que deve existir são jogos tensos, na qual ninguém perde ponto para ninguém, já que todo mundo lê bem o descarte do outro e sabe como se defender Icon_lolIcon_lolIcon_lol
Responder
 #32
(15/05/2012, 23:14)Gotomon Escreveu: Acho que sou um jogador um pouco torto, tenho mais experiência em jogo real que on-line apesar de ainda ser meio novato.

Uma coisa muito boa para novatos em uma mesa de Mahjong real é que o jogo pode se tornar mais maleável para o aprendizado.

É possível até certo ponto voltar jogadas, explicar as regras durante o jogo e várias outras coisas, como não existe um contador de tempo para o descarte de peças tal como em jogos on-line o novato pode se sentir menos pressionado. O problema mesmo é encontrar pessoas para jogar.

de fato...
ter alguém ensinar do lado deve facilitar e muito a aprendizagem...

anyway...
bem vindo Thumbup
Responder
 #33
infelizmente nao tem ninguem pra me ensinar na real Icon_lolIcon_lol


uma duvida q tive era sobre os muro de mahjong, a divisao do muro, qual muro q começamos a partida, qual muro morto q quando declaramos kan, vamos pra ele
eu li a respeito mas me pareceu bem complicado a explicaçao
Responder
 #34
(16/05/2012, 22:51)Ewerton Tavares Escreveu: infelizmente nao tem ninguem pra me ensinar na real Icon_lolIcon_lol

uma duvida q tive era sobre os muro de mahjong, a divisao do muro, qual muro q começamos a partida, qual muro morto q quando declaramos kan, vamos pra ele
eu li a respeito mas me pareceu bem complicado a explicaçao

Montar o muro a primeira vista parece difícil, mas é muito mais fácil do que parece. Vou tentar explicar de uma forma rápida e fácil

Preparativos para começar uma partida na vida real

O principal diferencial para quem joga mahjong na vida real é montar o muro de pedras manualmente. Embora pareça complicado e necessite de prática, na verdade as regras e o processo de montagem é menos complexo do que se imagina.

1 - Para começar, cada jogador terá que definir em que posição irá jogar (ou em que vento: leste, sul, oeste e norte). Isso é decidido por meio das quatro peças de vento. Antes de cada jogo é necessário embaralhar as quatro peças de vento e uma peça de elemento (a branca) e colocá-las de cabeça para baixo sobre a mesa. Cada jogador escolhe uma delas e aquele que por acaso pegar a peça de elemento, fica com a peça de vento que sobrar.

2 - Com as posições definidas, a posição dos jogadores é definida a partir do local onde o jogador do vento leste sentar. Ao lado direito do leste fica o sul, do lado direito do sul, o oeste e do lado direito do oeste, o norte. Essas posições mudam a cada rodada. O jogador que começou como leste será o oeste na segunda rodada e assim por diante.

3 - Com as posições definidas, os jogadores embaralham as peças. Cada jogador forma na frente de si mesmo um muro de 17 pedras de comprimento por 2 de altura. Ao todo serão quatro muros, que formarão um quadrado sobre a mesa.

4 - Em seguida será necessário decidir a partir de qual muro será distribuído as peças. Isso é feito a partir do lançamento de dados. O jogador no vento leste lança dois dados e de acordo com a numeração abaixo, um dos muros será cortado:

2, 6 e 10 - Sul
3, 7 e 11 - Oeste
4, 8 e 12 - Norte
5 e 9 - Leste

Perceba que a contagem é feita do sentido anti-horário a partir do vento leste, então não é preciso decorar os números exatos, é possível deduzir isso durante o processo de corte do muro.

5 - O jogador a frente do muro a ser cortado (no caso se for o leste, será o oeste, se for o sul, o norte, e assim por diante) lançará novamente dois dados. Os resultados são somados com os dos primeiros dados e o local exato onde o muro será cortado depende do resultado. Se o resultado for 12. A partir da direita, é necessário contar 12 casas e começar a distribuir as peças exatamente a partir da décima terceira.

6 - Cada jogador compra 4 peças (lembrando que é para pegar duas peças de cima e duas de baixo do muro, nunca pegar as quatro de cima ou as quatro de baixo, e sempre comprar na ordem). Lembrando que o vento leste começa comprando quatro, depois o sul e assim por diante. Assim que cada jogador comprar, o processo se repete até cada jogador ter 12 peças. Depois disso, para finalizar cada jogador compra uma peça.

7 - As 14 últimas peças do muro (ou a parte a esquerda do começo do muro) será separada (o que dá um muro de 7 de comprimento por 2 de altura), constituindo o muro morto. Nesse muro morto fica a Dora e é de lá que saem as possíveis Ura Doras. A dora será sempre a terceira peça do muro morto, contada a partir da direita.

Observação extra: Ao declarar Kan, o jogador, além de virar uma Kan Dora (que será a quarta peça a partir da direita do muro morto e que fica do lado esquerdo da dora principal), compra uma peça desse mesmo muro morto. Perceba que a direita da Dora principal de um muro morto existem exatamente quatro peças, que são as peças que serão compradas quando um jogador declarar Kan.

Não tenho aqui como postar imagens ilustrativas, então tentei tornar o texto o mais legível possível.
Responder
 #35
valeu pela explicação inisishima, deu pra entender melhor


ficava mto obscura principalmente essa partes 5,6 e 7 quando eu li
Responder
 #36
Comprando um kit de mahjong

Imagino que seja um tópico interessante a tratar, pois mesmo que comprar um kit de mahjong possa não valer a pena a primeira vista (considerando o fato de que é difícil achar pessoas para jogar), só o fato de ter um já é algo especial, visto que as peças são bem feitas e quase uma obra de arte. Contudo, o maior problema é que todos os kits de mahjong precisam ser importados, já que obviamente eles não existem no Brasil. Para piorar, são poucas as lojas que importam diretamente do Japão. Para ajudar vocês preparei um guia tratando dessa questão.

Na Liberdade e os kits chineses

Na Liberdade eles vendem kits de mahjong, mas é preciso tomar cuidado com algumas coisas. Em primeiro lugar, a maioria das lojas da Liberdade cobra preços abusivos por kits de mahjong, algo em torno de 300 reais ou acima. Além disso, a maioria dos kits de mahjong da Liberdade são chineses, o que não é recomendado para quem quer jogar mahjong japonês, já que não vem com Aka Doras e nem palitos de pontuação. Por isso recomendo a compra de um kit japonês. Sendo sincero não me lembro de ter visto um kit japonês na Liberdade, mas de todo jeito vale a pena dar uma procurada.

Comprando na Internet

Já que no lugar mais oriental do Brasil nem sempre é possível encontrar um kit decente e acessível, a internet acaba sendo um paraíso para quem quer comprar seu kit de mahjong. Basta dar uma procurada rápida pelo Google e vocês vão encontrar anúncios como os colocados abaixo no Mercado Livre.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2...antigo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2...h-jong-_JM

Os kits acima são genuinamente japoneses, apesar dos preços salgados. Contudo, não recomendo ninguém a comprar (estou só citando mesmo), pois não sei se os vendedores são confiáveis, só conversando e tirando dúvidas com eles para saber se são ou não. Como não posso garantir a segurança desses dois kits acima, posso apenas recomendar algo de acordo com minha experiência.

Há um ano atrás comprei um kit de mahjong na loja "Do Japão". Eu não conhecia a loja, mas foi-me recomendada por um conhecido, que inclusive já havia comprado um kit de mahjong de lá sem maiores problemas. A parte boa da história é que os kits oferecidos por essa loja estão num preço relativamente acessíveis perto dos cobrados em outros lugares, além de que a maioria dos kits vem completo, inclusive com uma espécie de mini-mesa (o pano verde que vocês vêem nas imagens abaixo).

http://www.dojapao.com.br/ (digitem mahjong na área de busca para encontrar os kits)

Eu comprei o seguinte kit

http://www.dojapao.com.br/produto.php?prodId=1206

O preço é apenas do produto, sem a taxa de envio. Como o produto vem direto do Japão é preciso pagar as taxas. O kit é relativamente grande e pesado, então na forma mais barata o frete deve sair por 60 reais (que foi o que paguei na época). 240 reais não é o preço mais convidativo por um kit de mahjong, mas compensa muito mais do que os vendidos na Liberdade, com o adicional que são kits muito mais completos e bonitos.

O único porém é que há a chance do produto ser taxado na alfândega, embora todas as pessoas que conheço e que compraram nessa loja, não tiveram problemas com isso. Além disso a loja também encomenda outros modelos, bastando o consumidor mandar o link de algum modelo ou loja do Japão.

Também há a velha e boa possibilidade de comprar o kit direto de lojas internacionais, seja norte-americanas ou japonesas. É a melhor forma para quem tem um cartão de crédito internacional com um limite de crédito relativamente decente. Além disso, a quantidade de modelos disponíveis é maior, então vale muito a pena.

Abaixo deixei um exemplo de loja japonesa, lembrando que nunca comprei deles, então não garanto a segurança do produto.

http://search.rakuten.co.jp/search/mall/...0-st.A-v.2

Nessa loja tem modelos bem interessantes e exóticos, como o mahjong com peças pretas e brancas ou vermelhas.

http://item.rakuten.co.jp/hrtg/g5023/
http://item.rakuten.co.jp/e-tuf/ae7294/

Além disso, a loja oferece também modelos que vem com mesas portáteis junto

http://item.rakuten.co.jp/trendone/1470439/

O que é bem legal, e é algo a mais aos modelos que trazem aqui para o Brasil, que no máximo tem um pano verde para colocar as peças em cima. A mesa do kit aí em cima é mais incrementado, tem modelos mais clássicos igual o de baixo

http://item.rakuten.co.jp/marushin/10001087/

E para quem tem muita grana, na Amazon Japonesa dá até para encontrar essa belezinha aqui

http://www.amazon.co.jp/%E3%83%87%E3%83%...63-6883136

Claro, acho que nem dá para trazer uma dessas para o Brasil visto o tamanho e o valor exorbitante da própria mesa e do frete, mas fica o registro (e a baba na boca minha e de vocês).

De um modo geral, embora haja uma infinidade de kits, acredito que para começar qualquer um deles seja ideal, mas para quem já tem um, esses modelos mais exóticos devem ser bem interessantes de se possuir. Não sei se há diferenças quanto ao material que são feitas as peças de um kit para outro, acredito que sim, mas para achá-los é preciso dar uma procurada mais geral. Lembro de já ter encontrado um kit de mahjong com as peças feitas de ouro (muito caro, por sinal), mas agora não tenho o link aqui para passar.

Enfim, quem tiver alguma sugestão de loja, fique a vontade para colocar aqui.
Responder
 #37
mto lindas as peças pretas com detalhes dourados, mas tou mais acostumado com o convencional

e a mesa automatica sozinha deve valer mto mais q só o jogo imagino
Responder
 #38
(17/05/2012, 21:06)Ewerton Tavares Escreveu: mto lindas as peças pretas com detalhes dourados, mas tou mais acostumado com o convencional

e a mesa automatica sozinha deve valer mto mais q só o jogo imagino

Dei uma pesquisada aqui, uma mesa pode ficar em torno de 440.000 ienes. Isso dá uns 11.000 reais pela cotação de hoje.

Até fazendo uma vaquinha com quatro pessoas fica pesado Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Fico imaginando quanto que deve ser necessário de capital para abrir uma casa de mahjong igual as que tem no Japão, já que em cada uma dessas casas tem pelo menos umas 10 mesas automáticas
Responder
 #39
(17/05/2012, 20:28)lnisishima Escreveu: Na Liberdade e os kits chineses

Na Liberdade eles vendem kits de mahjong, mas é preciso tomar cuidado com algumas coisas. Em primeiro lugar, a maioria das lojas da Liberdade cobra preços abusivos por kits de mahjong, algo em torno de 300 reais ou acima. Além disso, a maioria dos kits de mahjong da Liberdade são chineses, o que não é recomendado para quem quer jogar mahjong japonês, já que não vem com Aka Doras e nem palitos de pontuação. Por isso recomendo a compra de um kit japonês. Sendo sincero não me lembro de ter visto um kit japonês na Liberdade, mas de todo jeito vale a pena dar uma procurada.

Isso era de se esperar, já que a Liberdade deixou de ser um bairro tipicamente japonês. O número de chineses e coreanos aumentou bastante nos últimos tempos.
Se bobear, deve ter até mais chineses do que japoneses lá.

(17/05/2012, 21:06)Ewerton Tavares Escreveu: mto lindas as peças pretas com detalhes dourados, mas tou mais acostumado com o convencional

e a mesa automatica sozinha deve valer mto mais q só o jogo imagino

Tanto o kit preto quanto o vermelho são muito bonitos, no dia que encontrar pessoas pra jogar eu compro um deles.
Responder
 #40
(17/05/2012, 21:19)lnisishima Escreveu: Dei uma pesquisada aqui, uma mesa pode ficar em torno de 440.000 ienes. Isso dá uns 11.000 reais pela cotação de hoje.

Até fazendo uma vaquinha com quatro pessoas fica pesado Icon_lolIcon_lolIcon_lol

Fico imaginando quanto que deve ser necessário de capital para abrir uma casa de mahjong igual as que tem no Japão, já que em cada uma dessas casas tem pelo menos umas 10 mesas automáticas

eu acho q vale mais pela diversao e por ser um salao de mahjong
eu imagino igual aki no brasil onde bares alugam tv por assinatura pra passar futebol na tv e se reune centenas de pessoas, acredito q em casas de mahjong deve ser o mesmo, só q diariamente
alem disso acredito q deva passar tbm os campeonatos de mahjong nesses lugares, e já q sao pessoas q entende mto bem o jogo, deve ser mais facil conversar e comentar as partidas com os amigos e colegas de jogo
Responder
Páginas (378): « Anterior 1 2 3 4 5 6 ... 378 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes