Este fórum está fechado para novos registros. Aqueles que desejam participar no fórum de anime recomendamos o Anime Fórum. https://anime-forum.info

Otakus e outras coisas relacionadas


Páginas (12): « Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 Próximo »
115 respostas neste tópico
 #101
Olha, quanto a preconceito no Japão não posso dizer nada afinal não nunca fui lá e nem conheço ninguém que morou lá. Devido meus conhecimentos (BEM) limitados de japonês não consegui entender toda a pesquisa, mas eu posso dizer que com certeza é algo vago pra se embasar.

Na pesquisa não ficou evidente pra mim a idade das pessoas entrevistadas, o que é crucial para determinar a validade dela. Lógico que se pegar a maioria entre a faixa etária de 25~35 anos vai ser baixa a aprovação, e o importante é saber se os jovens tem preconceito com os otakus. EU, por exemplo, me importaria muito menos com a reprovação de um "velho" do que com a reprovação de outras pessoas de minha faixa etária. 

Para poder afirmar algo em cima de uma pesquisa, ela tem que ser muito bem feita e muito concisa. Portanto, eu acredito que pra poder dizer que otaku tem preconceito no Japão é só ir pra lá e frequentar lugares com grande concentração de jovens, ou mesmo estudar lá.

Agora, vou lhe dizer minha opinião sobre admitir ser otaku aqui Brasil. Eu acredito que o grande problema dos otakus é não ter convicção de afirmar do que gostam. Bom, não só os otakus mas a maioria das pessoas tem esse problema. Tem medo de enfrentar as consequências de suas escolhas. 

Vou citar meu exemplo novamente, eu faço educação física, gosto de treinar para força, escuto heavy metal, não sou muito de ir para festas e jogo pokémon, assisto VN e estudo japonês nas horas vagas. E meus amigos sabem disso e levam na boa, mesmo apesar de a maioria deles escutar só sertanejo e samba, viver bebendo nos clubes da cidade e axar babaquice um cara da minha idade gostar tanto de uma coisa considerada infantil por eles, isso sem falar que um cara ogro como eu assistindo "novelinha de desenho" é uma coisa extremamente bizarra aos olhos deles. Mas eu tenho o respeito deles, porque eu mostro que eu sou feliz com as coisas que eu faço, e não me importo com as diferenças de gosto entre agente. Não sei se posso ser considerado otaku, mas sou aceito assim.

Já a maioria dos otakus faz justamente o contrário. Esconde os mangás dos amigos e dos pais, nunca assistem anime junto com os amigos "não otakus" e escondem de todos que gostam da cultura japonesa. Além disso vivem morrendo de medo de que descubram algo sobre eles. Se alguém descobrir, lógico que vai achar que é uma coisa ruim, afinal, se a pessoa se sente tão bem fazendo isso, porque ela esconde de todo mundo?

Eu já fui pro quartel galera, e vou falar pra vocês uma história de lá. Um dos meus companheiros de pelotão uma vez levou Naruto pra assistir numa guarda que agente estava tirando. Colocou no notebook e ficou deitado assistindo. Resultado? O sargento foi lá e começou a assistir com ele, eu fui lá e fui assistir com ele. Algum tempo depois até tinha mais gente pedindo pra ele alguns episódios em DVD pra eles poderem assistir também no seu notebook.

Bom, pra concluir esse walltext gigante, vou apenas dizer que na minha opinião o pior preconceito que tem não é dos outros sobre você, mas aquele que você tem sobre si mesmo.
Responder
 #102
(06/05/2013, 15:11)ヒリアン Escreveu: Olha, quanto a preconceito no Japão não posso dizer nada afinal não nunca fui lá e nem conheço ninguém que morou lá. Devido meus conhecimentos (BEM) limitados de japonês não consegui entender toda a pesquisa, mas eu posso dizer que com certeza é algo vago pra se embasar.

Na pesquisa não ficou evidente pra mim a idade das pessoas entrevistadas, o que é crucial para determinar a validade dela. Lógico que se pegar a maioria entre a faixa etária de 25~35 anos vai ser baixa a aprovação, e o importante é saber se os jovens tem preconceito com os otakus. EU, por exemplo, me importaria muito menos com a reprovação de um "velho" do que com a reprovação de outras pessoas de minha faixa etária. 

Para poder afirmar algo em cima de uma pesquisa, ela tem que ser muito bem feita e muito concisa. Portanto, eu acredito que pra poder dizer que otaku tem preconceito no Japão é só ir pra lá e frequentar lugares com grande concentração de jovens, ou mesmo estudar lá.

Agora, vou lhe dizer minha opinião sobre admitir ser otaku aqui Brasil. Eu acredito que o grande problema dos otakus é não ter convicção de afirmar do que gostam. Bom, não só os otakus mas a maioria das pessoas tem esse problema. Tem medo de enfrentar as consequências de suas escolhas. 

Vou citar meu exemplo novamente, eu faço educação física, gosto de treinar para força, escuto heavy metal, não sou muito de ir para festas e jogo pokémon, assisto VN e estudo japonês nas horas vagas. E meus amigos sabem disso e levam na boa, mesmo apesar de a maioria deles escutar só sertanejo e samba, viver bebendo nos clubes da cidade e axar babaquice um cara da minha idade gostar tanto de uma coisa considerada infantil por eles, isso sem falar que um cara ogro como eu assistindo "novelinha de desenho" é uma coisa extremamente bizarra aos olhos deles. Mas eu tenho o respeito deles, porque eu mostro que eu sou feliz com as coisas que eu faço, e não me importo com as diferenças de gosto entre agente. Não sei se posso ser considerado otaku, mas sou aceito assim.

Já a maioria dos otakus faz justamente o contrário. Esconde os mangás dos amigos e dos pais, nunca assistem anime junto com os amigos "não otakus" e escondem de todos que gostam da cultura japonesa. Além disso vivem morrendo de medo de que descubram algo sobre eles. Se alguém descobrir, lógico que vai achar que é uma coisa ruim, afinal, se a pessoa se sente tão bem fazendo isso, porque ela esconde de todo mundo?

Eu já fui pro quartel galera, e vou falar pra vocês uma história de lá. Um dos meus companheiros de pelotão uma vez levou Naruto pra assistir numa guarda que agente estava tirando. Colocou no notebook e ficou deitado assistindo. Resultado? O sargento foi lá e começou a assistir com ele, eu fui lá e fui assistir com ele. Algum tempo depois até tinha mais gente pedindo pra ele alguns episódios em DVD pra eles poderem assistir também no seu notebook.

Bom, pra concluir esse walltext gigante, vou apenas dizer que na minha opinião o pior preconceito que tem não é dos outros sobre você, mas aquele que você tem sobre si mesmo.

Belo texto, no meu caso, me considero um apreciador da cultura japonesa... eu não deixo de ir numa festa ou balada, estudar, ir no cinema para ficar recluso vendo um anime, ou lendo um mangá ou qualquer outra coisa relacionada... apenas é um hobby hahahaha
E eu não tenho vergonha não de gostar do que gosto (moe/harém/hentai/oppai/SenaCoração  e afins) e vou em eventos também...(fui no último animextreme mes passado), e alguns amigos meus, quando me veem perguntam ''Quantos hentais vc tá vendo Tales?'' hahahaha levam tudo na boa! Assim que tem que ser...
Responder
 #103
Belo texto @ヒリアン.
Responder
 #104
Infelizmente a ideia de exterminar o preconceito, seja ele qual for, é simplesmente utópica. O que se pode fazer é diminuir a discrepância do alvo do preconceito em questão em relação ao restante da população, por exemplo, se a comunidade otaku se populariza e os veiculos de comunicação ajudam a facilitar esse processo, então logo, isso passará a ser algo visto como comum e o preconceito reduzirá significativamente.
Responder
 #105
Acho que é utópico em qualquer sentido você querer acabar com preconceito.
Há preconceito contra rockeiros, e OK, não vamos caracterizar ¨rockeiros¨como um grupo só e coeso de pessoas, mas quero dizer que quando digo ¨rockeiro¨ qualquer um consegue ter uma imagem definida na mente. É algo que se popularizou muito, então todos tem ideia(mesmo que distorcida ou vaga) do que seria um ¨rockeiro¨. E há preconceitos com rockeiros, ou simplesmente pessoas que curtem rock. Como há preconceito com qualquer grupo ou tribo relativamente conhecida pela maioria da sociedade.
E agora, você querer que os ¨otakus¨ não sejam vítimas de preconceito, sendo que não é uma coisa bem conhecida aqui ainda, ao menos ao meu ver...
Eu escondo que curto animes e mangás, só o pessoal mais próximo é que sabe, mesmo porque quando a pessoa vai te conhecendo você naturalmente vai mostrando como é ^^
Eu prefiro dizer que sou nerd se me perguntarem. Agora, se alguém me chamam para sair eu NUNCA vou responder que não quero pois vou ficar em casa vendo anime ou jogando videogame, entende? Eu simplesmente vou dizer que não estou a fim de ir. Acho que esse é um limiar entre querer espontaneamente explicitar que tipo de pessoa você é e simplesmente deixar que as pessoas conheçam você.

Outra coisa que queria dizer é que tenho vergonha de dizer que sou otaku, mesmo entre meu amigos nerds. Dizer que você é otaku já tem uma conotação negativa, mesmo entre os nerds o.O
Quando você diz otaku(e naturalmente infere que é otaku brasileiro) você já imagina um cara bitolado que curte apenas os principais shonens, que te xinga simplesmente por não curtir o seu anime, que acha animes foram do padrão shonen parados ou tediosos, que fica fica falando frases como ¨dattebayo¨ ou kawaii desu ne¨ sem nunca ao menos tentar aprender japonês de um vez, que fica com plaquinhas nos eventos perguntando qual anime é melhor ou que acha que o Japão é bem que o Brasil em todos os aspectos(agora não por causa dos protestos, né, agora o Brasil ACORDOU para eles, o Brasil é FODA, vamos cantar o hino nacional! LOL). 
Só por título de curiosidade, no 4chan essas pessoas que achavam que no Japão tudo é melhor e amaldiçoavam o fato de eles próprios serem ocidentais começaram a serem chamadas de ¨weaboo¨(não lembro se é escrito assim). ¨Weaboo¨ é simplesmente algo indesejado, se alguém te chamar disso é porque a coisa tá feia, viu hasuahuhasu
Responder
 #106
Lembram-se desse anime ?
Responder
 #107
(12/11/2013, 15:01)stefano Escreveu: Lembram-se desse anime ?
Link youtube: http://youtu.be/QgutpNRMgn4

Tem um Remake,
Uchuu Senkan Yamato 2199
Responder
 #108
Vcs ja viram esse ?
Responder
 #109
(12/11/2013, 16:01)stefano Escreveu: Vcs ja viram esse ?
Link vimeo: http://vimeo.com/79207961
Boa parte do fórum já viu esse. Clássicos a galera aki viu quase tudo.
Responder
 #110
(12/11/2013, 16:15)Ton Tavares Escreveu: Boa parte do fórum já viu esse. Clássicos a galera aki viu quase tudo.

o conteudo filosofico de alguns animes são incriveis
Responder
Páginas (12): « Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 Próximo »

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes